Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Responsabilidade Vital - Por Luciano Brito


“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10.10

A Responsabilidade Social que basicamente é uma espécie de consciência institucional que as empresas tem em relação à sociedade e a humanidade é um termo que esta na moda e é bastante discutido pelo Terceiro Setor - conjunto de entidades que não visam o lucro e não estão ligadas ao governo.

Interessante que no inicio da década passada a Responsabilidade Social começou a ser vista pelas empresas como algo não separado de seus negócios e passou a fazer parte dos objetivos das empresas tais como o da ampliação de mercado.

Infelizmente nos dias atuais muitas igrejas cristãs não estão sequer debatendo sobre a sua Responsabilidade Social e acabam negando através de seu testemunho a própria idéia de igreja como corpo de Cristo, Família de Deus, pois se a igreja é de Cristo, se ela é a Família de Deus, de algum modo deve refletir o caráter de Cristo e do nosso Deus. Podemos louvamos a Deus por que a nossa Igreja tem sido uma boa exceção?

Historicamente houve um tempo em que a sociedade não disponha de governos que fornecessem remédios, exames laboratoriais, cirurgias ou tratamentos médicos aos doentes; também houve um tempo em que os pobres e os necessitados não eram assistidos em suas necessidades por políticas públicas, pois nem mesmo a idéia de assistência social existia governos que se interessassem pelo social ou uma sociedade civil organizada capaz e desejosa de colocá-la em prática.

Porém, os necessitados como sempre existiam e aos milhares, os pobres não tinham um governo que os amparassem, aí você pode se perguntar, quem socorria então estas pessoas? A igreja, o corpo de Cristo aqueles que acreditaram na mensagem revolucionária do jovem rabino de Nazaré.

Qual a dificuldade para se entender o que Jesus diz e está registrado em Mateus 5.42 “Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes” ou em Mateus 22.39”...Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” ou ainda “...é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber“ Atos 20.35.

Ora esta claro que assistir aos pobres em suas necessidades é para os que reconhecem a Jesus como o Senhor de suas vidas. “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” Lucas 6.46, portanto, servir e socorrer é a essência do cristão e da igreja.

Se Jesus afirmou que “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10.10 e nos autoriza a sermos suas testemunhas e seus embaixadores (Mt 28:19-20, At 1.8 e 1 Pe 2.9) então cada cristão deve ser mais do que uma pessoa compromissada com a sociedade ou com a humanidade (ainda que isto esteja incluído) ele deve fazer algo ainda mais difícil, deve ter a responsabilidade vital, ou seja, o compromisso com a vida.



Fotos de Ação Social realizada em julho de 2004 com crianças da cidade de Sarandi - Rua de Recreio, coordenação da Profª Iclea - Apoio Associação Aprisco


Um comentário:

Anônimo disse...

As crianças e adolecentes são prioridade absoluta na Lei.
Principalmente, Jesus é o grande amigo das crianças.