Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lula cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Sede será em Foz do Iguaçu e até 50% dos alunos serão de outros países. Instituição será a 13ª universidade federal aberta desde 2003

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (12) a lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O campus atenderá alunos do Brasil e dos outros países do continente, mas 50% das vagas têm de ser ocupadas por brasileiros. A mesma divisão será aplicada para o corpo docente.

A sede da Unila será em Foz do Iguaçu (PR) e os alunos brasileiros serão selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os estudantes de outros países, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai elaborar um teste semelhante ao Enem, segundo o MEC.
A previsão do governo é que a universidade comece a funcionar ainda neste ano. Segundo o MEC, essa é a 13ª universidade federal criada desde 2003. O terreno onde vai funcionar a Unila foi doado pela usina hidrelétrica de Itaipu.

Na primeira etapa de implantação, serão oferecidos os seguintes cursos de graduação: Sociedade, Estado e política na América Latina; Relações Internacionais e Integração Regional; História e Direitos Humanos na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Economia, Integração e Desenvolvimento; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Ecologia e Biodiversidade, Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Engenharia Civil – ênfase em infraestruturas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Direito Internacional Comparado; Saúde Coletiva; Geografia, Território e Paisagem na Produção do Espaço; Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Educação, Tecnologia e Integração; Licenciaturas em Ciências da Natureza, Interculturalidade e Integração, Esporte, Meio ambiente e Políticas Sociais, Políticas Linguísticas Latino-Americanas – com distintas ênfases. Fonte: G1/Globo.com

Nenhum comentário: