Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Brasil nas Olimpíadas de Londres


As Olimpíadas de Londres não terminaram, mas os resultados gerais inexpressivos de nossos atletas trazem a discussão sobre, o que fazer para obtermos melhores resultados?

Podem ser adotadas várias posturas por parte dos governos, mas é preciso olharmos para a base, as crianças e os adolescentes vão "pegar o gosto" pelo esporte é na escola, são nas escolas, no ensino fundamental, nos professores é que devem estar concentrados o maior volume de investimento.

Um dos meus professores de Educação Física na UEM apresentou em aula um relatório sobre a Educação Física nos Estados Unidos, após uma de suas visitas, outro apresentou um relatório sobre a Educação Física na Europa, é brincadeira, a diferença é gritante, portanto enquanto o Brasil investir em uma minoria do esporte de alto rendimento, em poucos centros de treinamento e apenas em espetáculos e obras faraônicas, não teremos resultados expressivos, exceto

o resultado do trabalho de abnegados professores, treinadores e atletas que lutam dando o seu melhor nas competições internacionais.

Quantas salas ambientes temos nas escolas públicas para a prática de ginástica? Quantas piscinas de 50 metros temos nas escolas e quantos ginásios poliesportivos equipados (e olhe que até pouco tempo a maioria das quadras não eram sequer cobertas) nos temos nas escolas públicas?

Lembro-me que fiz um projeto em uma Escola Estadual em Maringá e tínhamos que levar as bolas porque a escola não tinha em número suficiente para atividades com uma turma de 40 alunos, imagine falar em cones, cordas, alimentação balanceada, uniformes, plataformas, etc.

A base de tudo é educação, infelizmente este discurso não sensibiliza os governantes e muito menos a maioria dos eleitores.

O Brasil precisa investir muito mais no professor e na escola básica, e não é apenas para obter melhores resultados nas Olimpíadas, é para que os nossos jovens tenham sucesso na vida.

Parabéns aos nossos atletas que estão dando o seu máximo, com ou sem medalha.


Nenhum comentário: