Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Parabéns FEB

Parabéns a FEB ao Exército Brasileiro, Aeronáutica e Marinha brasileiras pelo sacrifício a favor da liberdade na 2a Guerra Mundial.

74 anos Tomada de Monte Castelo, exaltemos nossos compatriotas que libertaram o povo italiano da tirania nazi facista.

Glórias aos heróis como o Sargento EB Max Wolf Filho herói que tombou na Itália na 2a Guerra Mundial, em seu nome que é sempre lembrado aqui no Paraná no 20o BIB, nosso louvor ao mais de 454 mortos em ação e os cerca de 2.000 que tombaram dias depois em decorrência dos graves ferimentos e os mais de 12 mil feridos gravemente como amputados.

A Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB), foi uma força militar aeroterrestre constituída na sua totalidade por 25.834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases — o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente.

Tal força (incluídos todos rodízios e substituições) era formada por uma divisão de infantaria completa (também batizada como 1ª DIE, 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária), uma esquadrha de reconhecimento, e um esquadrão de caças. Seu lema de campanha "A cobra está fumando", era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".


Nenhum comentário: