Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vereador Luciano Brito participa de audiência pública sobre execução orçamentária 2012

Vereador Luciano Brito (PSB) fazendo uso da palavra

O vereador Luciano Brito (PSB) participou nesta quarta-feira (27) de audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Maringá, composta pelos vereadores Luiz Pereira (PTN), Adilson Cintra (PSB) e Marcia Socreppa (PSDB) no plenário da CMM. 

Na audiência pública o Secretário de Gestão do município, Bovo e o diretor Carmona apresentaram a execução orçamentária referente ao exercício de 2012 da Prefeitura de Maringá.

Leia mais >>

Etíope se torna primeira mulher negra a vencer o Miss Israel

EFE/Avishag Shar Yashuv
Yityish Aynaw, de 21 anos, posa ao lado de amigos após vencer o Miss Israel 

Yitish Aynaw venceu quatro concorrentes no concurso Miss Israel 2013 com um discurso ousado no qual falou de sua paixão por Martin Luther King

Pela primeira vez na história, Israel será representada no concurso Miss Universo por uma mulher negra, Yitish Aynaw, uma imigrante etíope de 21 anos. Yitish venceu quatro concorrentes no concurso Miss Israel 2013 com um discurso ousado no qual falou de sua paixão por Martin Luther King: "lutou pela igualdade e por isso estou aqui", disse. 

A jovem pediu que o concurso de Miss Israel expresse a diversidade da sociedade israelense, informou nesta quinta-feira o jornal "Yedioth Ahronoth". 

"Para mim é uma missão representar as diferentes cores que convivem em Israel", disse Aynaw, que trabalha em uma loja de roupas e nunca tinha participado de concursos de beleza nem desfilado. 

 A nova Miss Israel imigrou há doze anos da Etiópia, valendo-se na Lei do Retorno, que permite a qualquer pessoa com pelo menos um avô judeu pedir a nacionalidade israelense. 

Conhecidos como "falashas", os judeus etíopes começaram a chegar a partir de 1981 em Israel e passaram por um processo de assimilação ao país bem mais difícil do que outras comunidades da diáspora judaica. "A imigração foi muito difícil, um novo idioma, uma sociedade moderna", revelou a jovem durante o concurso, realizado ontem à noite em Tel Aviv. 

 Yitish afirmou ainda que espera que sua vitória faça com que existam mais modelos negras em Israel. Fonte: EFE

Leia mais >>

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Câmara de Maringá terá sessões vespertinas e noturnas

Nesta terça-feira (27) a Câmara Municipal de Maringá aprovou projeto de autoria da Mesa Executiva da Casa, alterando o horário das sessões ordinárias, o projeto inicial era o de que as sessões de terça-feira e quinta-feira fosse ambas a noite, a partir das 19 horas e 30 minutos, porém a pedido de profissionais de imprensa que expressaram dificuldade em cobrir as sessões noturnas, a mesa apresentou emenda midificativa para que apenas a sessão de quinta-feira fosse noturna.

Portanto, a Câmara terá sessões vespertinas as terças-feiras, 16 horas e sessões noturnas as quintas-feiras, a partir das 19 horas e 30 minutos.

O objetivo é o de aproximar a população da atividade parlamentar.

O vereador Luciano Brito (PSB) falou sobre a mudança de horário "sou a favor das sessões noturnas, o trabalhador, a comunidade, deve ter a opção de participara das reuniões na Câmara, sessões as 16 horas, inviabilizam a participação popular. 

Me pergunto como um trabalhador seja da iniciativa privada ou pública será liberado pelo seu empregador para participar das sessões vespertinas, durante o horário de trabalho? 

Me pergunto também se a Câmara tem o direito ao representar o povo de exigir que os empregadores ou empresários deixem de trabalhar para lutar pelos seus direitos que estão sendo discutidos na Câmara? 

Creio que não, o vereador representa o povo, mas jamais o substitui, portanto defendo as sessões noturnas e espero que o povo de Maringá responda positivamente participando das sessões noturnas".

Leia mais >>

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vereador Luciano Brito solicita ao deputado Quinteiro a criação de Delegacia de Polícia especializada em crimes contra a criança em Maringá

O vereador Luciano Brito (PSB) fez o pedido ao deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) vice-presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Paraná para que interceda junto ao governo do Estado para que seja implantada em Maringá uma Delegacia Especializada nos crimes contra a criança e adolescentes.


"Maringá precisa a exemplo de Curitiba e Londrina ter uma Delegacia Especializada nos crimes contra a criança e adolescentes, e contamos com o apoio do deputado estadual Wilson Quinteiro para que interceda junto ao governador Beto Richa para que atenda esta demanda de Maringá, apesar do belíssimo trabalho de nossa Polícia Civil temos que dotar nossa Subdivisão de Polícia Civil de mais estrutura para a garantir e defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes".

Foto: Marquinhos de Oliveira/CMM
Deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) dando uma saudação na audiência da Comissão Especial de Segurança da Câmara Municipal de Maringá

O deputado Wilson Quinteiro (PSB) acerca dos pedidos do vereador Luciano Brito (PSB) disse "estamos a disposição para atender o pedido de participação em audiência na Câmara Municipal de Maringá e faremos as gestões já nesta semana junto ao governador Beto Richa para que Maringá seja contemplada com uma delegacia especializada em crimes contra a criança e adolescentes".

Os vereadores Luciano Brito (PSB), Tenente Edson Luiz (PMN) e Capitão Ideval Oliveira (PMN) membros da Comissão de Segurança e o vereador Adilson Cintra (PSB) encaminharam a mesa diretora da Câmara Municipal de Maringá na sessão desta terça-feira (26) pedido para que a mesa oficie a Assembleia Legislativa para que os membros da Comissão de Segurança da ALEP participem de audiência pública da Comissão Especial de Estudos da Segurança da CMM.

Leia mais >>

Reportagem da CBN Maringá sobre Comissão de Segurança da Câmara

Clique aqui e ouçam a reportagem de Carina Bernardino da Rádio CBN Maringá sobre o pedido que o vereador Luciano Brito (PSB) fez com o apoio dos demais membros da Comissão Especial de Estudos de Segurança para que o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) que é o vice-presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Paraná participe de uma audiência da Comissão de Segurança da Câmara junto com os demais membros da Comissão da ALEP para ouvir as demandas sobre a segurança da comunidade de Maringá.

Leia mais >>

Comissão de Segurança da Câmara promove audiência com Conselho Tutelar



A Comissão Especial de Estudos de Segurança da Câmara Municipal de Maringá, promoveu audiência pública nesta segunda-feira (25) com os conselheiros tutelares de Maringá, Nivaldo Fernandes representando a região Sul e o Hudson representando a região Norte.

O vereador Luciano Brito (PSB), presidente da Comissão, afirmou "é preocupante a falta de estrutura física a disposição dos conselheiros tutelares no desenvolvimento dos seus trabalhos, existe a necessidade de buscarmos um aperfeiçoamento da estrutura disponível, me impressiona o relato que foi feito aqui no dia de hoje, apenas o CT da região norte contabilizou 4.000 atendimentos, para 5 conselheiros, me pergunto como é possível".|

Na reunião, o presidente da Comissão Luciano Brito (PSB) por ocasião da visita do deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) colocou apreciação dos demais membros da Comissão, Tenente Edson Luiz (PMN), relator e Capitão Ideval Oliveira (PMN) apresentação de requerimento da Comissão para que a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Paraná compareça em uma audiência a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal de Maringá para apresentação das demandas locais e regionais aos deputados membros da Comissão, em virtude de que o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) é o vicepresidente da referida Comissão.


O vereador Luciano Brito (PSB) solicitou ao deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) que o mesmo faça gestões junto ao governo do estado para que Maringá tenha uma Delegacia de Polícia especializada no atendimento aos crimes contra a criança e do adolescentes, a exemplo das cidades de Curitiba e Londrina.


"Deputado faço este pedido em virtude de que em crimes em que se exige a presença de um psicóloga para uma oitiva mais qualificada, temos tido dificuldades em Maringá, e também por uma demanda em nossa região em que temos infelizmente testemunhado crimes graves contra crianças, como sequestros e homícidios" afirmou o vereador Luciano Brito (PSB).
Foto: Marquinhos de Oliveira/CMM

Leia mais >>

Lamentável notícia!

Acerca do post abaixo, informo que segundo informações do pessoal de Curitiba, o Jair passa bem, tenho certeza que o competente delegado Rubens Recalcati fará um bom trabalho na instrução do inquérito e chegará aos mandantes e autores deste atentado.

Sou solidário ao companheiro desejo rigor na apuração e condenação deste covarde que atentou contra a vida deste servidor público, Agente Penitenciário.

Leia mais >>

Agente penitenciário é baleado por homem que recebeu comando de atentado pelo celular

A Delegacia de Homicídios de Curitiba investiga o atentado contra a vida do agente penitenciário Jair Dias, que aconteceu na manhã de segunda-feira, na Rua João Bonatto, no bairro Pilarzinho. Segundo o delegado Rubens Recalcatti, a vítima saia para ir a panificadora por volta das 8h10 quando foi atingida.

“Dois indivíduos chegaram próximo dele, um atendeu o celular, alguém perguntou algo e ele falou: ‘Estou com ele’. Foram vários disparos de pistola 380 mm, mas apenas um acertou a costa dele. Próprios familiares o socorrem ao Pronto Socorro do Hospital Evangélico, no qual está internado em observação”, contou o delegado.

Para Recalcatti, o crime pode ter relação com a profissão dele. “Ele nos disse que é agente penitenciário há três anos e diz que trabalha com gente perigosa, mas ainda não dá para entender o que aconteceu com este rapaz”, disse.

No depoimento à DH, o agente disse que foi “represália da cadeia”. Jair Dias não correr risco de morrer. Fonte: Rádio Banda B, reportagem de Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

Leia mais >>

Bandidos atiram contra casa de PM; ataques já chegam a 113

Foram feitos 12 disparos contra a residência, mas ninguém ficou ferido

A casa de um policial militar foi atacada por dois homens armados na madrugada de ontem em Criciúma. Foram feitos 12 disparos contra a residência, mas ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram e não tinham sido identificados até a tarde de terça-feira (26).

Com esse novo crime, a polícia contabiliza 113 ataques provocados por criminosos na onda de violência que começou em 30 de janeiro. Desde então foram registrados 47 incêndios em ônibus e 12 ataques contra instalações da polícia. Ao todo, 38 suspeitos foram presos, além de 18 adolescentes apreendidos. 

Mais três ataques foram registrados na noite de ontem, mas a polícia ainda analisa se eles têm ligação com a onda de violência registrada no Estado. Os casos mais recentes são de veículos incendiados em Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville. Ninguém ficou ferido ou foi preso em decorrência desses ataques. Fonte: Folhapress

Leia mais >>

Inaugurado posto da Fomento Paraná na ACIM


Empresário assinando o primeiro contrato concedido pela Fomento Paraná em Maringá

Nesta segunda-feira (25) ocorreu a solenidade de inauguração de posto regional da Fomento Paraná em Maringá, o núcleo funcionará dentro da Associação Comercial e Empresarial de Maringá - ACIM.


Na solenidade de inauguração estiverem presentes o deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) que intermediou esta coqnuista para Maringá junto ao governador Beto Richa (PSDB), prefeito de Maringá Roberto Pupin (PP), vice-prefeito Claudio Cláudio Ferdinandi (PMDB), vereadores Luciano Brito (PSB), Ulisses Maia (PP), Adilson Cintra (PSB) e Edson Luiz (PMN), além de outras autoridades locais e regionais.

Representando a Fomento Paraná, compareceu o diretor de Mercado e Relações Institucionais, Alexandre Teixeira e o presidente da ACIM, Marcos Tadeu que desataram a fita inaugural.

O vereador Luciano Brito disse "Desejo muito sucesso a toda equipe da Fomento Paraná em Maringá, tendo a frente a Neandra, que este projeto tenho muito êxito, as pessoas tem muitas idéais e projetos e que muitas vezes não são colocados em prática pela falta de incentivo, com estes financiamentos tenho certeza que os empreeendedores de pequeno e médio porte promoverão o desenvolvimento de suas empresas e de nossas cidades. Parabenizo também ao presidente da ACIM, Marcos Tadeu por acreditar no projeto e ao deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) que viabilizou tudo isto junto ao governador Beto Richa (PSDB).

A Fomento Paraná oferecerá empréstimos com taxas reduzidas, os interessados podem entre R$ 1 mil e R$ 300 mil, com taxas que variam entre 0,55% e 1,07% ao mês. Os prazos de pagamento variam de 12 a 36 meses. O dinheiro pode ser utilizado para abertura de empresas, reformas, ampliações de instalações, compra de equipamentos, veículos, além de investimentos em capacitação e capital de giro. 

Na solenidade quatro empreendedores já assinaram seus empréstimos simbolizando um conjunto de 15 empreendedores que já foram beneficiados.


Leia mais >>

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Audiência Pública Prestação de Contas da Secretaria de Saúde na Câmara


O vereador Luciano Brito (PSB) participou no dia de hoje (22) no plenário da Câmara Municipal de Maringá, da Audiência Pública para Prestação de Contas da Secretaria Municipal da Saúde referente ao 3.º Quadrimestre de 2012.

Abaixo breve relatório dos questionamentos do vereador Luciano Brito feitos ao Secretário de Saúde a título de esclarecimento público e a pedido da comunidade:

1. O vereador Luciano Brito solicitou a reforma da Unidade Básica de Saúde que beneficia os moradores do Itaipu e Industrial, o Secretário fará as gestões para inclusão da reforma ainda neste ano;

2. Ampliação do Programa Saúde da Família para atender toda a Maringá; o Secretário afirmou que com a contratação de médicos e demais profissionais, ele comunicou que nesta sexta-feira encerrou o período de inscrição no concurso para novos médicos, vários profissionais se inscreveram e o PSF que atende hoje 70%, ao término deste concurso e contratação destes servidores atenderá os 30% das regiões de Maringá que faltam serem assistidos por este importante programa, uma ótima decisão de governo do prefeito Roberto Pupin;

3. Solicitei ao Secretário informações sobre o atendimento que é feito aos moradores da Zona 07 e Vila Nova, pelas equipes do NIS II da Vila Operária e que tem acarretado sobrecarga ao trabalhadores do Posto de Saúde da Vila Operária, o Secretário afirmou que já existe a previsão de licitação para construção de posto de Saúde para os moradores da Zona 07, que não saiu antes devido ao processo burocrático para a liberação do terreno por parte do Governo do Estado - será construído próximo ao Colégio Vital Brasil;

4. Na apresentação também foi comunicada que este ano ainda sai a reforma do Posto de Saúde do Grevilea, uma boa notícia para os moradores daquela localidade;

5. Pedi que a Secretaria de Saúde ampliasse o volume de recursos em despesas com próteses ortopédicas, infelizmente a demanda a grande devido aos acidentes de trânsito e de trabalho, o Secretário afirmou que já existe a solicitação para aumento do teto na aquisição de próteses junto ao governo federal e estadual;

6. Solicitei também informações sobre o SAMU, o Secretário afirmou que existe o planejamento para implantação de outra sede administrativa, além daquela hoje em funcionamento na região sul, seria implantada uma outra unidade na região norte para aumentar o tempo de resposta das equipes do SAMU;

7. Quanto as consultas especializadas o Secretário de Saúde afirmou que o Hospital Municipal de Maringá e Policlínica de Saúde passarão por obras de expansão o que proporcionará a ampliação na oferta de consultas especializadas;

8. Comuniquei ao presentes que Protocolei projeto de lei implantando o PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM em Maringá, inspirado no excelente trabalho visionário e protagonista da Secretaria Municipal de Saúde através de profissionais como o meu amigo Dr Gilson Barbalho a quem elogiei no dia de hoje durante a audiência;

9. Finalmente o Secretário de Saúde comunicou também que foi contratada Clínica Veterinária que fará 100 castrações por mês e será implantado o Centro de Zoonoses em Maringá com recursos já previstos no orçamento para obra.

Assista o vídeo da Audiência no site da Câmara www.cmm.pr.gov.br

Leia mais >>

PM NÃO CONSEGUE ACABAR COM BEBEDEIRA E SOM ALTO EM POSTOS


        
    Na tarde de ontem a comissão de Segurança, composta pelos vereadores Luciano Brito, Ten. Edson Luiz e Capitão Ideval se reuniram com o major Agnaldo Letrinta e o Subtenente Lucas Nicola, ambos da Corporação do 4º Batalhão de Policia Militar, para apresentar um estudo sobre as ocorrências em locais que apresentam grande aglomeração de pessoas.
            O Subtenente Nicola disse que a maioria dos problemas concentra-se em postos de combustíveis, nos quais varias ocorrências tem sido registradas. “Do dia 1º de janeiro de 2011 a 30 de junho de 2012, foram registradas 223 ocorrências no Posto Sulamericano (que fica a 300m da corporação do 4º Batalhão de Policia Militar). Cerca de 300 pessoas se aglomeram no estabelecimento e na rua ao lado, a Gaspar Ricardo”, Comenta.
            Nas abordagens realizadas no mesmo posto vários problemas foram encontrados como infrações de transito, perturbação de sossego, porte de armas, brigas e discussões, embriaguez ao volante, trafico e uso de drogas e rixas.
            Segundo o subtenente, algumas infrações preocupam. “É comum nas abordagens verificar o uso de drogas, principalmente a cocaína, e porte de armas, alem disso, até mães com crianças de colo estão freqüentando estes locais durante a madrugada se expondo a riscos”, alerta. Nas fiscalizações integradas, os pais que são flagrados com crianças de colo são autuados e encaminhados ao Conselho Tutelar.
O comando da Polícia Militar alega que tem realizado vistorias nestes locais, mas como os postos tem alvará para funcionamento e não há sansões previstas em lei, os proprietários dos estabelecimentos não são penalizados e o problema sempre se repete, incomodando os moradores das imediações.

Prejuízos

A população fica desprotegida, principalmente porque certas ocorrências mais relevantes deixam de ser atendidas, segundo a PM. “quando recebemos as ligações das pessoas reclamando do som alto, nos vamos ao local e fazemos uma vistoria, mas os problemas permanecem porque existem outras ocorrências as quais a policia deve atender e o efetivo não pode ficar restrito a um local”, comenta.
            A pior situação, porém, é que a policia fica em descrédito com a população que liga varias vezes para o telefone 190 e se revolta porque apesar do conhecimento da situação o problema continua.
            Os estabelecimentos não podem ser fechados e são somente registradas as infrações encontradas, o problema volta em poucos dias.
            A solução seria a permanência da policia, mas com o baixo efetivo esta medida seria insuficiente. Apesar da lei federal proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina, não existe uma pena para os postos que forem autuados com tal pratica. No entanto a Câmara Municipal já estuda soluções.
            O presidente da Comissão de Segurança, Luciano Brito, explicou que a comissão convidou o comando da policia para propor mudanças. “Esta reunião serve para que possamos juntos encontrar uma solução para este problema que tanto aflinge a população”, diz.
            São cogitadas também mudanças na concessão de alvarás a postos de combustíveis, restringindo o horário de funcionamento ou proibindo que os estabelecimentos que tenham sido autuados inúmeras vezes voltem a funcionar.
            O problema é antigo e foi tema de três projetos de lei criados pela Câmara Municipal desde 2008, ano em que foi rejeitado e em outras duas ocasiões arquivado. O vereador Ten. Edson Luiz, cobrou soluções. “É hora de reavaliarmos e trazermos de volta estes projetos, porque isso representa um anseio antigo da população” afirma. Fonte: Hoje Notícias, reportagem de Cláudio Santos - Agência CHN

Leia mais >>

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Em 18 meses a Polícia Militar atendeu mais de 270 ocorrências em um único posto de combustível de Maringá

Reportagem da CBN Maringá sobre a 2ª audiência da Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Maringá

Por: Carina Bernardino 20/2/2013 18:00:00, clique aqui e ouça o áudio 

As situações encontradas no local são diversas, como tráfico de drogas, perturbação do sossego, infrações de trânsito entre outras E o detalhe é que estabelecimento fica localizado a poucos metros do Batalhão da PM, que diz não saber mais como solucionar o problema.

Os dados foram apresentados na segunda reunião realizada pela Comissão Especial de Estudos de Segurança do município

Leia mais >>

Vereador Luciano Brito participa de reunião com moradores do Jardim Alvorada


O vereador Luciano Brito (PSB) participou no dia de hoje (21) de uma reunião com moradores do Jardim Alvorada no Centro Comunitário do bairro para falar sobre segurança, além do presidente do Conseg, Cel Antonio Tadeu Rodrigues, compareceram membros da Guarda Municipal, Major Paschoal do 4º Batalhão de Polícia Militar, Dr Fahour, Delegado de Polícia Civil, vários vereadores e outras autoridades. 

 "Como presidente da Comissão Especial de Estudos de Segurança da Câmara Municipal de Maringá, estou aqui para prestigiar o convite do vereador Luiz Pereira (PTC) que solicitou a nossa presença neste evento para ouvirmos a comunidade local, a segurança é uma das maiores preocupações dos maringaenses e estamos aqui para atender este anseio da comunidade. 

Estamos lutando por mais segurança para a nossa cidade e parabenizo a comunidade local pela mobilização", afirmou o vereador Luciano Brito (PSB).

Vereador Luiz Pereira (PTC) um dos organizadores do evento e o vereador Luciano Brito (PSB)

Leia mais >>

Vereador Luciano Brito participa de reunião com o SER na ACIM

Vereador Luciano Brito (PSB) esteve no dia de hoje (21) pela manhã no auditório da ACIM - Associação Comercial e Empresarial de Maringá para ouvir apresentação e metodologia de trabalho da Sociedade Eticamente Responsável-SER. 

"Nosso desejo é o de colaborar com o trabalho do SER que vem prestando um ótimo trabalho para nossa cidade, estarei com minha assessoria sempre a disposição de toda equipe do SER", afirmou o vereador Luciano Brito (PSB). Onze vereadores estiveram presentes e servidores da Câmara Municipal de Maringá.
  
Vereador Luciano Brito fazendo uso da palavra

Leia mais >>

Polícia de Santa Catarina muda critérios para classificar atentados

A partir desta semana, antes de informar que se trata de um atentado, o caso suspeito será analisado individualmente.
Para evitar uma classificação equivocada das ocorrências registradas em Santa Catarina, associando todos os eventos de incêndio à série de ataques violentos que começou no dia 30 de janeiro, a Polícia Militar do estado decidiu mudar os critérios para avaliar os episódios. A partir desta semana, antes de informar que se trata de um atentado, o caso suspeito será analisado individualmente.
De acordo com o major João Carlos Neves, da Comunicação Social da PM catarinense, a modificação ocorreu após uma avaliação técnica e criteriosa da própria corporação. Ele negou que os novos métodos para contabilizar os atentados tenham sido adotados por orientação do governo estadual com o objetivo de manipular os dados e reduzir a estatística com o número de ataques.

“Notamos que, com as prisões efetuadas e as transferências de presos para outros estados no último fim de semana, não houve mais comunicação entre bandidos ordenando novos ataques. Além disso, pouco depois de contabilizarmos as ocorrências dos últimos dias, associando-as à onda de violência, percebemos que eram, na verdade, casos particulares, motivados por brigas entre vizinhos, marido e mulher ou desafetos”, disse.
“Antes, qualquer evento desse tipo era imediatamente classificado como mais um ataque, o que pode ter levado a polícia a superdimensionar o número de episódios”, acrescentou.
No último boletim divulgado hoje (21) pela PM catarinense, constam registros de incêndios em veículos particulares em quatro cidades: Tubarão, Balneário Camboriú, Lages e Joinville. O documento destaca que os eventos “ainda estão passando por análise pericial para sua caracterização como atentado ou ato de vandalismo”.
Ontem (20), a polícia chegou a informar, no início da manhã, que o número de atentados havia subido para 112, com o registro de um ataque a uma base da PM no município de Lages, na serra catarinense. Horas depois, a corporação divulgou nota retificando a informação e explicando que perícia técnica feita no local constatou que o incêndio foi causado por uma explosão em função de um vazamento na tubulação de gás.
Até agora, foram confirmados 111 atentados em 36 municípios. Fonte: Agência Brasil 

Leia mais >>

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Comissão de Segurança da Câmara ouve comando da Polícia Militar


Vereador Luciano Brito (PSB), presidente da Comissão de Segurança fazendo abertura da reunião

A Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Maringá, formada pelos vereadores Luciano Brito (PSB), tenente Edson Luiz (PMN) e capitão Ideval (PMN), realizou nesta quarta-feira (20) no Plenarinho da Câmara sua segunda audiência de trabalho.


Na ocasião compareceu o Major Agnaldo LETRINTA, subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar e o segundo-tenente Lucas NICOLA. 

Os oficiais apresentaram dados consolidados de ocorrências registradas em Maringá que apontam para os principais problemas com estabelecimentos comerciais com aglomeração de pessoas, principalmente em relação à perturbação do sossego, consumo de drogas, violações de trânsito e vias de fato.

O Major Letrinta, em sua fala parabenizou a Comissão pela iniciativa de ouvir a Polícia Militar e afirmou que a PM sempre estará a disposição para a solução dos problemas de segurança em Maringá.

O vereador Luciano Brito (PSB), presidente da Comissão afirmou "os dados apresentados pela Polícia Militar são alarmantes, precisamos agir em favor da maioria dos maringaenses que estão sofrendo porque uma meia dúzia de pessoas não tem exercido de forma adequada o direito de comércio, sabemos que em Maringá temos cerca de 4.000 estabelecimentos de comércio de bebidas, por exemplo e apenas uma dezena tem excedido no seu direito prejudicando a segurança em Maringá, portanto é preciso separar o joio do trigo e creio que ao solicitar a renovação do Álvara a Polícia Militar precisa ser ouvida, poderíamos ter uma melhoria neste processo".

Tenente Nicola fazendo apresentação das ocorrências policiais


Leia mais >>

Seja bemvinda Yoani Sánches!

A jornalista, blogueira Yoani Sánches em visita ao Brasil tem provocada protestos acalorados porque expõe as dificuldades do seu cotidiano e dos cubanos. 

O que chama atenção é que Cuba vive uma ditadura de esquerda, marxista e que não recebe bem o contraditório, para alguns políticos o fato do regime ser de esquerda a ditadura se justifica, é aquela máxima "pela revolução, vale tudo", estaria tudo bem restringir direitos e liberdades individuais. 

Em Salvador-BA militantes inclusive impediram a exibição de um documentário, uma vergonha, protestar sim, inviabilizar o evento não. 


A blogueira visitou a Câmara dos Deputados e durante a sessão no dia de hoje (20) adentrou ao plenário, e como muitos visitantes foi recebida, o presidente da sessão foi cortês e fez menção a visita da jornalista, de imediato alguns deputados petistas protestaram aos gritos, como se estivessem em um protesto na rua. (Assistam no site da tv.camara.gov.br)

Uma vergonha as argumentações de quebra do regimento da Casa e as afirmações que a visita dela não diz respeito ao Brasil em nada, como não diz respeito: liberdade e democracia é sempre um bom tema para a discussão.



Seja bem vinda Yoani Sánches ao Brasil! 

Parabéns ao presidente da ALEP, deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) que fará convite a ela para que participe de uma sessão na ALEP.

Esperamos poder dizer, seja bemvinda Yoani ao Paraná!

Leia mais >>

'Os brasileiros são como os cubanos, mas com liberdade', diz Yoani

Roberto Pereira/Estadão
Blogueira e dissidente cubana e colunista do 'Estado', Yoani Sánchez mostra seu passaporte ao chegar no aeroporto do Recife

Em discurso no Congresso, blogueira cubana volta a criticar 'falta de liberdade de expressão em Cuba'

No discurso que fez na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, no Congresso Nacional, a blogueira e dissidente cubana e colunista do , Yoani Sánchez, voltou a criticar a "falta de liberdade de expressão" em Cuba e elogiou o direito de manifestação no Brasil. "Levo do Brasil a recordação da pluralidade." 

Enquanto Yoani fazia seu discurso, após a exibição de trecho do documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta Dado Galvão, os gritos de manifestantes - que foram impedidos de entrar na sala da comissão e ficaram do lado de fora - eram ouvidos. 

A blogueira contou ao público a história de seu blog, criado em 2007, e criticou a "satanização pública" que diz sofrer das autoridades da ilha. Ao encerrar sua fala, sob aplausos, Yoani disse que gostaria que os cubanos tivessem os mesmos direitos que os brasileiros. 

"Os brasileiros são como os cubanos, mas com liberdade." O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) falou após Yoani e elogiou a nova lei de imigração da ilha. Suplicy disse ter enviado uma carta ao embaixador cubano em Brasília, Carlos Zamora Rodríguez, o convidando para o evento. 

Tumulto A chegada de Yoani ao Congresso foi marcada por tumulto.

Na Câmara dos Deputados, alguns parlamentares a aplaudiram e outros protestaram contra a interrupção da votação de uma medida provisória que estava ocorrendo no momento. Hove bate-boca entre os parlamentares. Ela chegou a subir no palanque, mas não falou aos presentes. 

Logo em seguida, a comitiva da blogueira deixou o plenário e seguiu para a sala dos trabalhos da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Mais cedo, na chegada ao aeroporto de Brasília, Yoani foi recebida pelo deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ), integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara. 

Leite foi o autor do convite feito a Yoani quando ainda estava na Bahia para comparecer à comissão, falar sobre sua viagem e comentar a reforma migratória cubana. Fonte: O Estado S.Paulo, reportagem de Guilherme Russo

Leia mais >>

Quinteiro é líder do PSB na Assembleia Legislativa


O deputado estadual Wilson Quinteiro foi indicado pela Assembleia Legislativa do Paraná como líder da bancada do PSB, cargo o qual realiza as tratativas dos projetos mais importantes da Casa junto ao governador e a mesa diretiva. 

“É uma honra ter sido escolhido para liderar a nossa bancada, irei trabalhar para que possamos avançar em todos os nossos objetivos”, disse Quinteiro.

 Algumas das atribuições do líder são: participar do trabalho de qualquer comissão podendo encaminhar as votações, indicar os deputados membros de sua bancada para compor as comissões permanentes, usar da palavra no horário das lideranças por 10 minutos em todas as sessões plenárias, participar da reunião dos colégios de líderes, entre outras. Fazem parte da bancada do PSB os deputados Gilberto Ribeiro e Hermas Brandão Junior. 

O deputado Wilson Quinteiro também foi eleito vice-presidente das comissões de segurança pública e de indústria e comércio, e participa de mais outras 17 das 25 comissões permanentes existentes na Casa. 

As Comissões Permanentes têm caráter técnico-legislativo ou especializado e fazem parte da estrutura institucional da Casa. São públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer cidadão.

Leia mais >>

Dilma e Medvedev negociam baterias antiaéreas

Antonio Cruz / Agência Brasil

Dilma e Medvedev também conversaram sobre cooperação nas áreas de energia, gás, petróleo, hidrelétricas, energia nuclear, área especial e defesa 

O aperfeiçoamento do sistema de defesa antiaéreo brasileiro é um dos requisitos exigidos para a realização dos grandes eventos que o país sediará nos próximos anos, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos

Os governos do Brasil e da Rússia firmaram nesta quarta-feira (20) declaração de intenções para que o Ministério da Defesa inicie negociações destinadas à compra de baterias antiaéreas russas, o desenvolvimento conjunto de novos produtos de defesa e a transferência de tecnologia para a participação de empresas estratégicas brasileiras nos processos de produção e sustentabilidade logística integrada.

O aperfeiçoamento do sistema de defesa antiaéreo brasileiro é um dos requisitos exigidos para a realização dos grandes eventos que o país sediará nos próximos anos, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Com armamentos comprados há mais de 30 anos, as Forças Armadas brasileiras não têm atualmente um sistema de artilharia de médio alcance, que possa atingir alvos a até 15 quilômetros de altitude.

No documento assinado, os dois países declaram a intenção de incrementar, a partir de março, as negociações “com vistas à possibilidade de preparação de contrato para futuras obtenções” de baterias antiaéreas russas, com “transferência efetiva de tecnologia, sem restrições”.

O Brasil e a Rússia também colocam, oficialmente, o segmento de defesa antiaérea como uma área de prioridade de investimentos e desenvolvimento conjunto.

As negociações fazem parte do Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-Rússia, firmado durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Moscou em dezembro de 2012. 

A conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, ocorreu no Palácio do Planalto e durou cerca de uma hora. A discussão sobre a retirada do embargo pela Rússia à carne brasileira será tratada na reunião técnica entre Medvedev e o vice-presidente Michel Temer, no Itamaraty.

Segundo a Secretaria de Imprensa do Planalto, Dilma e Medvedev também conversaram sobre cooperação nas áreas de energia, gás, petróleo, hidrelétricas, energia nuclear, área especial e defesa.

A presidente Dilma aproveitou a oportunidade para convidar empresas russas a participarem dos vários processos de licitação que o governo está fazendo na área de infraestrutura.

Leia mais >>

Porto Velho tem carros incendiados após chegada de presos de SC

A Polícia Civil de Rondônia trabalha com a tese de vandalismo, mas não descarta que a ação criminosa tenha relação com a transferência de presos Seis carros foram incendiados em Porto Velho (RO) na madrugada desta quarta-feira (20), no mesmo dia em que foram transferidos para a cidade presos de Santa Catarina.

Outras quatro tentativas de ataques a veículos foram registradas. Ninguém foi preso, e não houve feridos. Digite o resto do post aquiA Polícia Civil de Rondônia trabalha com a tese de vandalismo, mas não descarta que a ação criminosa tenha relação com a transferência de presos para o presídio federal de Porto Velho. 

 Os três presos que chegaram hoje à cidade têm ligação, segundo o governo catarinense, com o Primeiro Grupo Catarinense (PGC), facção criminosa suspeita de estar ordenando atentados no estado desde 30 de janeiro.

O delegado Luiz Roberto de Mattos, diretor do Departamento de Estratégia e Inteligência, afirmou que esse tipo de ataque a veículos "não é rotina na cidade". "Não dá para desprezar a ligação com a transferência dos presos. Eles chegaram nesta madrugada", afirmou.

Por volta das 2 horas, o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar incêndios em seis carros. Dois estavam estacionados em frente a uma oficina, e outros três em residências. Os ataques aconteceram em ruas diferentes no bairro Nova Porto Velho, na zona leste. Fonte: FolhaPress via Gazeta do Povo

Leia mais >>

Vereador Luciano Brito, recebe liderança comunitária da Vila Operária


Hoje (20) tive o privilégio de receber em meu gabinete na Câmara a minha amiga, Ivaneide Soares, líder comunitária da Vila Operária, parabéns pelo seu engajamento social, falamos sobre muitos projetos.

Leia mais >>

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Voto eletrônico: Hacker de 19 anos revela no Rio como fraudou eleição

Um novo caminho para fraudar as eleições informatizadas brasileiras foi apresentado ontem (10/12) para as mais de 100 pessoas que lotaram durante três horas e meia o auditório da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), na Rua do Russel n° 1, no decorrer do seminário “A urna eletrônica é confiável?”, promovido pelos institutos de estudos políticos das seções fluminense do Partido da República (PR), o Instituto Republicano; e do Partido Democrático Trabalhista (PDT), a Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.


Acompanhado por um especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e de um delegado de polícia, Alexandre Neto, um jovem hacker de 19 anos, identificado apenas como Rangel por questões de segurança, mostrou como — através de acesso ilegal e privilegiado à intranet da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da empresa Oi – interceptou os dados alimentadores do sistema de totalização e, após o retardo do envio desses dados aos computadores da Justiça Eleitoral, modificou resultados beneficiando candidatos em detrimento de outros – sem nada ser oficialmente detectado.

“A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”, explicou Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.

O depoimento do hacker – disposto a colaborar com as autoridades – foi chocante até para os palestrantes convidados para o seminário, como a Dra. Maria Aparecida Cortiz, advogada que há dez anos representa o PDT no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para assuntos relacionados à urna eletrônica; o professor da Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Pedro Antônio Dourado de Rezende, que estuda as fragilidades do voto eletrônico no Brasil, também há mais de dez anos; e o jornalista Osvaldo Maneschy, coordenador e organizador do livro Burla Eletrônica, escrito em 2002 ao término do primeiro seminário independente sobre o sistema eletrônico de votação em uso no país desde 1996.

Rangel, que está vivendo sob proteção policial e já prestou depoimento na Polícia Federal, declarou aos presentes que não atuava sozinho: fazia parte de pequeno grupo que – através de acessos privilegiados à rede de dados da Oi – alterava votações antes que elas fossem oficialmente computadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A fraude, acrescentou, era feita em benefício de políticos com base eleitoral na Região dos Lagos – sendo um dos beneficiários diretos dela, ele o citou explicitamente, o atual presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado Paulo Melo (PMDB). A deputada Clarissa Garotinho, que também fazia parte da mesa, depois de dirigir algumas perguntas a Rangel - afirmou que se informará mais sobre o assunto e não pretende deixar a denúncia de Rangel cair no vazio.

Fernando Peregrino, coordenador do seminário, por sua vez, cobrou providências:

“Um crime grave foi cometido nas eleições municipais deste ano, Rangel o está denunciando com todas as letras – mas infelizmente até agora a Polícia Federal não tem dado a este caso a importância que ele merece porque ele atinge a essência da própria democracia no Brasil, o voto dos brasileiros” – argumentou Peregrino.

Por ordem de apresentação, falaram no seminário o presidente da FLB-AP, que fez um histórico do voto no Brasil desde a República Velha até os dias de hoje, passando pela tentativa de fraudar a eleição de Brizola no Rio de Janeiro em 1982 e a informatização total do processo, a partir do recadastramento eleitoral de 1986.

A Dra. Maria Aparecida Cortiz, por sua vez, relatou as dificuldades para fiscalizar o processo eleitoral por conta das barreiras criadas pela própria Justiça Eleitoral; citando, em seguida, casos concretos de fraudes ocorridas em diversas partes do país – todos abafados pela Justiça Eleitoral. Detalhou fatos ocorridos em Londrina (PR), em Guadalupe (PI), na Bahia e no Maranhão, entre outros.

Já o professor Pedro Rezende, especialista em Ciência da Computação, professor de criptografia da Universidade de Brasília (UnB), mostrou o trabalho permanente do TSE em “blindar” as urnas em uso no país, que na opinião deles são 100% seguras. Para Rezende, porém, elas são “ultrapassadas e inseguras”. Ele as comparou com sistemas de outros países, mais confiáveis, especialmente as urnas eletrônicas de terceira geração usadas em algumas províncias argentinas, que além de imprimirem o voto, ainda registram digitalmente o mesmo voto em um chip embutido na cédula, criando uma dupla segurança.

Encerrando a parte acadêmica do seminário, falou o professor Luiz Felipe, da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que em 1992, no segundo Governo Brizola, implantou a Internet no Rio de Janeiro junto com o próprio Fernando Peregrino, que, na época, presidia a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj). Luis Felipe reforçou a idéia de que é necessário aperfeiçoar o sistema eleitoral brasileiro – hoje inseguro, na sua opinião.

O relato de Rangel – precedido pela exposição do especialista em redes de dados, Reinaldo, que mostrou como ocorre a fraude dentro da intranet, que a Justiça Eleitoral garante ser segura e inexpugnável – foi o ponto alto do seminário.

Peregrino informou que o seminário será transformado em livro e tema de um documentário que com certeza dará origem a outros encontros sobre o mesmo assunto – ano que vem. Disse ainda estar disposto a levar a denuncia de Rangel as últimas conseqüências e já se considerava um militante pela transparência das eleições brasileiras: “Estamos aqui comprometidos com a trasnparência do sistema eletrônico de votação e com a democracia no Brasil”, concluiu. (OM). Fonte: Blog Capitão Assumção

Leia mais >>

Vereador Luciano Brito participa da posse da nova diretora da OAB-Maringá

Momento do juramento da nova diretoria da subseção OAB-Maringá e demais conselheiros

Nesta sexta-feira (15) ocorreu no Teatro Kalil Haddad a solenidade de posse da nova diretoria e conselheiros da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Maringá, para o triênio 2013 a 2015, assumiu a presidência da ordem o competente advogado Dr Airton Martins Molina. 

O vereador Luciano Brito (PSB) prestigiou o evento que se revestiu de grande importância uma vez que no dia 15 de fevereiro, a OAB comemora 81 anos de existência, "a OAB é uma das instituições de maior credibilidade em nossa país, tem defendido muitas causas para o progresso do Brasil e um verdadeiro estado democrático de direito, além de ter tido ao longo da história uma atuação decisiva, exemplo disto foi o seu papel na redemocratização do Brasil, parabenizo o Dr Molina pela honrosa posição de presidente da OAB, assim como aos advogados e advogadas do Brasil, sucesso!"


Várias autoridades prestigiaram o evento, o prefeito de Maringá, Roberto Pupin (PP), o presidente da Câmara Municipal de Maringá, Ulisses Maia, vereadores Luciano Brito (PSB) - vice-presidente da Câmra, Edson Luiz (PMN) - 1º secretário e Ideval Oliveria (PMN), além dos deputados estaduais Wilson Quinteiro (PSB) e Dr Batista (PMN). 

O evento contou também com a presença do presidente da OAB-Paraná, Dr Juliano Jose Breda; do ex-presidente Dr José Lucio Glomb e do conselheiro Federal, Dr Cesar Moreno entre outros advogados e autoridades municipais e estaduais, civis, militares e religiosas.

 Marcos Tadeu - Presidente da ACIM, vereador Luciano Brito (PSB), Wilson Mattos Filho - Presidente da SRM, Dr José Claudio Glomb - ex-presidente da OAB-Paraná e conselheiro federal da OAB, deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB)  e Flavio Vicente (PSDB)- Secretário da SASC

Vereadores Luciano Brito (PSB) - vice-presidente da CMM, Edson Luiz (PMN) - 1º secretário da CMM, Ulisses Maia (PP) - presidente e Ideval Oliveira (PMN)

Vereador Luciano Brito (PSB), deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB) e
presidente da OAB-Paraná, Dr Juliano Jose Breda

Presidente da OAB-Maringá, Dr Airton Martins Molina fazendo uso da palavra

Leia mais >>

Pupin recebe Comissão de Segurança da Câmara

A Comissão de Segurança da Câmara, composta pelos vereadores Luciano Brito (PSB), Tenente Edson Luiz (PMN) e Capitão Ideval Oliveira (PMN) junto com o presidente da CMM, vereador Ulisses Maia (PP) foram recebidos pelo prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP) nesta sexta-feira (15).

O presidente da Comissão, vereador Luciano Brito (PSB), apresentou ao prefeito Roberto Pupin (PP) junto com os demais membros o plano de trabalho e objetivos da Comissão que trabalhará em parceria com a Prefeitura e demais Órgãos de fiscalização, visando coibir eventuais irregularidades e como meio de prevenir acidentes como ocorrido em Santa Maria.

O prefeito Roberto Pupin (PP) deu total apoio a Comissão, "uma reunião muito produtiva de trabalho visando contribuir para o bom andamento do trabalho e melhorar ainda mais os níveis de segurança em Maringá", afirmou o vereador Luciano Brito (PSB).

Leia mais >>

Asteroide atinge sul da Rússia e deixa cerca de 1.000 feridos

Leia mais >>

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Câmara aprova requerimento do vereador Luciano Brito que solicita informações sobre ações de prevenção ao uso de drogas em Maringá

Foto: Marquinhos de Oliveira/CMM
Hoje (14) na sessão da Câmara Municipal de Maringá os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 82/2013 de autoria do vereador Luciano Brito (PSB) que requer ao Prefeito Municipal que informe quais são os programas de prevenção e de assistência aos usuários de drogas atualmente desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e qual o planejamento das atividades para o ano de 2013.

Acerca do requerimento o vereador Luciano Brito disse "sabidamente as drogas tem escravizado muitos jovens e pessoas em nossa comunidade, prejudicando muitas de nossas famílias, nosso objetivo é o de avaliarmos o que vem sendo realizado efetivamente para que possamos dar a nossa contribuição como vereador, sabemos que a comunidade maringaense anseia por melhorias nesta área e portanto o problema merece a nossa atenção".

Leia mais >>

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Comissão de Segurança da Câmara de Maringá inicia os trabalhos

Nesta quarta-feira (13) no Plenarinho da Câmara Municipal de Maringá, às 15 horas ocorreu a reunião de instalação da Comissão Especial de Estudos de Segurança, por requerimento proposto por todos os vereadores, a Comissão é composta pelos vereadores, Luciano Brito (PSB) que é o presidente da Comissão; vereador Tenente Edson Luiz (PMN), relator; e vereador Capitão Ideval Oliveira (PMN).

A solenidade de instalação da Comissão foi prestigiada por 12 vereadores, além do presidente da Câmara, vereador Ulisses Maia (PP), compareceram os vereadores Chico Caiana (PTB) - 2º vice-presidente; Márcia Socreppa (PSDB) - 2ª secretária; Luiz Pereira (PTN) - 3ª secretário; Carlos Mariucci (PT); Belino Bravin (PP), Dr Manoel Sobrinho (PCdoB); Carmem Inocente (PP) e Jones Dark (PP).

Também participou da reunião da Comissão de Segurança, o Coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, que entregou nas mãos do presidente da comissão, vereador Luciano Brito (PSB) uma série de documentos com solicitações sobre festas raves e outras reclamações, acerca da Comissão o Coronel Rodrigues, afirmou " quero elogiar o trabalho desta Comissão de Segurança e creio que serão obtidos ótimos resultados com a disposição dos vereadores demonstrada aqui de ouvir a comunidade e de estudar a legislação".

A reunião da Comissão de Segurança está disponível no site da Câmara, www.cmm.pr.gov.br e, será exibida também na TV Câmara, canal 16 da Net, na manhã desta quinta-feira (14).

A Comissão de Segurança receberá as sugestões dos vereadores até o dia 01.03.2013 e da comunidade através do site da Câmara e nos endereços eletrônicos dos vereadores pertencentes a Comissão de Segurança.


Vereador Luciano Brito (PSB), vice-presidente da Câmara e presidente
da Comissão de Segurança, fazendo uso da palavra


Vereador Tenente Edson Luiz (PMN), 1ª Secretário da Câmara e
relator da Comissão de Segurança, fazendo uso da palavra

Coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do
Conselho de Segurança de Maringá - Conseg, fazendo uso da palavra




Vereador Luciano Brito (PSB), vice-presidente da Câmara e presidente
da Comissão de Segurança; Coronel Antonio Tadeu Rodrigues,
presidente do Conselho de Segurança de Maringá - Conseg

Leia mais >>

De olho em 2014, Dilma intensifica o corpo a corpo

Pré-candidata à reeleição em 2014, a presidente Dilma Rousseff acatou os conselhos do padrinho político Luiz Inácio Lula da Silva e alterou a agenda neste ano para intensificar o corpo a corpo com empresários, representantes de movimentos sociais, sindicalistas e partidos da base governista.

Desde janeiro, a presidente mudou a forma de se relacionar com setores da sociedade. Deixou de lado o perfil mais técnico e passou a adotar estilo parecido com o de Lula, que comandava as relações políticas do governo de seu gabinete no Planalto.

A mudança ocorreu após conversas com Lula no final de 2012, em Paris (França), e no último dia 25, em São Paulo. Nas ocasiões, os dois traçaram estratégias para este ano e discutiram 2014. O ex- presidente manifestou preocupação com o baixo crescimento do país e o isolamento do governo, fatores que teriam implicações negativas no plano de reeleger Dilma.

 Novo tom

Logo após se encontrar com Lula em São Paulo, Dilma mudou o tom. Em cima de um palanque, enalteceu resultados dos programas sociais iniciados pelo antecessor e disse que o Brasil crescerá. Dias depois, em Sergipe, criticou a política energética do tucano FHC. O ataque foi uma resposta à direção do PSDB, que classificou como “antecipação de campanha” o anúncio da redução no valor da energia elétrica feito em rede nacional.

Na semana passada, começou a colocar em prática a aproximação com os movimentos sociais. Na segunda-feira, visitou – pela primeira vez desde que assumiu a Presidência – um assentamento do MST, em Arapongas, no Norte do Paraná. Ouviu críticas à política de reforma agrária, mas também aplausos e um coro de “Dilma novamente”, em referência a 2014. Anunciou ainda R$ 342 milhões para a agroindustrialização dos núcleos de assentados pela reforma agrária.

Na terça-feira, Dilma se encontrou com dirigentes da CUT e, segundo a entidade, se comprometeu a conversar com as centrais sindicais sobre suas reivindicações. Fonte: Agência Estado via Gazeta do Povo

Leia mais >>

No vácuo da oposição, Eduardo Campos entra de vez na sucessão presidencial


Aldo Carneiro/Folhapress

Eduardo Campos no carnaval de Pernambuco: figurino de candidato a presidente, embora ainda não assuma isso oficialmente


Governador de Pernambuco aproveita a inação do PSDB para marcar posição contra a escolha de peemedebistas suspeitos de corrupção para o comando do Congresso


Os últimos passos do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, mostram que ele entrou de vez na corrida presidencial de 2014, embora ainda não admita isso e, oficialmente, ainda seja aliado da presidente Dilma Rousseff. No vácuo de uma oposição enfraquecida e sem um discurso unificado, trabalhou nos bastidores para derrotar o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), suspeito de corrupção, na eleição para a presidência da Câmara. Perdeu. Mas marcou posição e acabou ficando ao lado da opinião pública. 

Também foi um dos poucos políticos nacionais de expressão a defender publicamente o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, das ameaças de sofrer a abertura de um processo de impeachment, que estaria sendo patrocinado por aliados do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 

O vice-presidente Michel Temer: para fechar a composição com o PSB, peemedebista seria lançado ao governo de São Paulo 


Ganhou perdendo 

Nos bastidores, Campos avalia que o PSB perdeu ganhando a eleição na Câmara. Na segunda-feira da semana passada, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) deixou de levar a disputa para o segundo turno com Henrique Alves por apenas 22 votos. Ele obteve 165 votos, quando a previsão inicial de sua campanha era de que teria cerca de 70. 

Nas contas do PSB, Delgado só não terminou com 175 porque o “PSDB amarelou” e decidiu não ajudar numa vitória que poderia fortalecer o projeto de Campos para 2014 contra o tucano Aécio Neves (PSDB-MG). E também porque o governador de Pernambuco não foi ostensivo na campanha de Delgado.

“O PSB marcou posição e ganhou um novo discurso contra o PMDB, o PT e o PSDB”, disse Campos na semana passada logo após a eleição da Câmara, segundo interlocutores. Na avaliação de lideranças do PSB, o PMDB ficou ainda mais marcado negativamente com Henrique Alves e Renan no comando do Congresso. Como o PT bancou as candidaturas dos peemedebistas, também se desgastou.

E o PSDB perdeu a oportunidade de empunhar a bandeira da ética – ajudou a eleger Alves na Câmara, em troca do cargo de primeiro-secretário, e também contribuiu para a vitória de Renan, embora senadores tucanos tenham votado contra o alagoano. No Senado, Aécio nem sequer discursou contra a eleição de Calheiros. 

No último sábado, durante o carnaval do Recife (PE), Campos também aproveitou a presença da imprensa para se posicionar publicamente contra a articulação de aliados de Renan para promover o impeachment, no Senado, do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O procurador virou alvo da fúria do presidente do Senado ao denunciar Renan ao Supremo Tribunal Federal (STF) por três crimes, nas vésperas da eleição do Congresso. A ideia do grupo é abrir o processo no Senado com base em denúncias contra Gurgel já formuladas na Casa. 

“É uma medida [a cassação do procurador] que existe, que é constitucional, mas que é uma medida extrema, quando há uma falha grave, um absurdo, um descumprimento da lei”, disse Campos. “Não vejo nem conheço, nem o país conhece, nenhum fato objetivo que venha a incriminar a ação do procurador.” 

Para atrair o governador do PSB, PT pode oferecer a vice de Dilma

A movimentação pré- eleitoral do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), já ligou o sinal de alerta do Planalto. Aliados da presidente Dilma Rousseff lançaram, na semana passada, uma ideia para atrair Campos de volta à esfera petista. O PT garantiria a ele a vaga de vice na chapa de Dilma em 2014. E o atual vice-presidente, Michel Temer (PMDB), seria lançado ao governo de São Paulo com o apoio do PT. 

A ministra da Cultura, a petista Marta Suplicy, foi uma das que admitiu que o PT pode abrir mão da cabeça de chapa na candidatura ao governo de São Paulo em 2014 em favor de outro partido. “Em eleição e em política, pode tudo. Cada dia é um evento e um processo”, disse Marta. 

Mas a ideia enfrenta forte resistência tanto do PT quanto do PMDB. Há petistas que consideram o governo de São Paulo uma obsessão, a joia da coroa dos estados. E o PMDB sabe que Temer não é um nome popular para se eleger governador. Assim, o partido trocaria o provável (a reeleição de Temer como vice-presidente) pelo improvável (a vitória em São Paulo). Para um partido acostumado ao poder, seria um risco muito grande. 

Sem disposição

“Temer não tem disposição alguma em ser candidato a governador”, disse o presidente estadual do PMDB, deputado estadual Baleia Rossi, afilhado de Temer e um dos políticos mais próximos do vice-presidente. Segundo Rossi, as especulações sobre a candidatura de Temer em São Paulo não têm “nenhum fundo de verdade”. “Reafirmamos total apoio à manutenção do Temer como vice da Dilma. [A candidatura de Temer em São Paulo] não é uma coisa que o PMDB pense”, disse Rossi. 

Já no PT de São Paulo, a reação contrária é mais contida – até mesmo porque a proposta partiu do Planalto. Uma liderança estadual do partido, que pediu para não ser identificada, afirmou que a sigla está mobilizada pela candidatura própria. “A [cúpula] nacional quer São Paulo para compor a tática [da eleição presidencial]. Mas, se for no voto dentro do partido, não passa.” Fonte: Gazeta do Povo


Leia mais >>

Ministro da Justiça chega a Florianópolis para reunião com o governador

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, chegou na tarde desta quarta-feira (13) a Florianópolis.

Do aeroporto, seguiu direto para um encontro com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD).

A visita ocorre em meio a uma onda de violência que já dura 15 dias. Foram registrados 97 ataques, a maioria envolvendo incêndio de ônibus e ataques a prédios públicos.

Na semana passada, Colombo rechaçou a oferta do governo federal para o envio de membros da Força Nacional de Segurança Pública, mas anunciou a transferência de cerca de 20 presos do Estado para presídios federais.

Os ataques são atribuídos a facções criminosas que atuam dentro dos presídios do Estado e estariam insatisfeitos com os maus-tratos e a demora nos processos. 

O governo de Santa Catarina reconhece que a ordem veio das prisões, mas afirma que o motivo é o combate mais eficaz ao narcotráfico e à mudança no regime carcerário. Fonte: Folha Online, reportagem de Fabiano Maisonnave

Leia mais >>

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pupin assina ordem de serviço para projeto de videomonitoramento em Maringá


Durante a segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI-M) em 2013, ocorrida na manhã desta quarta-feira (6), o prefeito Roberto Pupin (PP) assinou a ordem de serviço para que a empresa NEC Latin America S.A. elabore o projeto executivo para a implantação do sistema de videomonitoramento em Maringá.

Outros assuntos em pauta foram ações para melhor controle na emissão de alvarás, intensificação de operações policiais, união dos órgãos de segurança para fiscalização e vistorias, além da situação do sistema prisional no município, foram outras ações apontadas, na reunião, por gestores e representantes dos órgãos e entidades que compõem o GGI-M.

Operações conjuntas

Entre as ações apresentadas pelos representantes das forças policiais no encontro está a fiscalização conjunta e mais intensa das condições de funcionamento de bares, boates, casas de eventos, cinemas, festas em chácaras, ambientes de festas infantis, buffets e outros locais de grande público. "Essas operações pente fino já estão em andamento desde o final do mês passado, quando foram vistoriadas 12 boates e embargados três estabelecimentos que funcionavam de maneira irregular neste período", explicou o secretário executivo do GGI-M, Walter Guerlles.

Sistema prisional

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), coronel Antonio Tadeu Rodrigues, apresentou a situação de três unidades prisionais do município. Segundo o presidente existe a necessidade de reforma da Casa de Custódia e há preocupação com a proposta de ampliação do prédio da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) – que poderá abrigar mais 360 presos – e com a interdição de parte do prédio da Colônia Penal Industrial de Regime Semiaberto.

Videomonitoramento

A NEC Latin America S.A. foi a vencedora da licitação para fornecimento e instalação de equipamentos, materiais e licenças de software para o sistema, englobando redes multi-serviços e infraestrutura para a captação de imagens em pontos de maior concentração popular da cidade.
"Inicialmente as câmeras de vídeo vão ser instaladas em 25 pontos selecionados pelos representantes de entidades e órgãos de segurança que compõem o GGI-M", afirma Pupin, que acrescentou a necessidade de adoção de outras medidas imediatas de reforço ao setor de segurança pública da cidade.

Veja a relação dos 25 primeiros pontos aprovados para instalação de câmeras de videomonitoramento:
1 – Av. XV de Novembro (cruzamento com Av. Anchieta)
2 – Av. XV de Novembro (cruzamento com Av. Getúlio Vargas)
3 – Av. XV de Novembro (cruzamento com Av. Paraná)
4 – Av. Brasil
5 – Av. Brasil (cruzamento com Av. São Paulo)
6 – Av. Brasil (cruzamento com Av. Paraná)
7 – Av. Brasil (cruzamento com Av. Getúlio Vargas)
8 – Av. Colombo – Rotatória de Sarandi
9 – Av. Colombo (cruzamento com Av. Pion. João Pereira)
10- Av. Colombo (cruzamento com Av. Mandacaru)
11- Av. Colombo (cruzamento com Av. Tuiuti)
12- Av. Colombo (em frente à UEM)
13- Av. Dr. Gastão Vidigal
14- Av. Guaiapó (cruzamento com Anel Viário)
15- Av. Horácio Raccanello (cruzamento com Av. Duque de Caxias)
16- Av. Juscelino Kubitschek (cruzamento com Av. Cerro Azul)
17- Av. Mandacaru (Rotatória com Av. das Torres, das Palmeiras e Pioneiro João Paulino)
18- Av. Morangueira (cruzamento com Anel Viário)
19- Av. Morangueira (bifurcação com Av. Kakogawa)
20- Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti (cruzamento com Av. 22 de Maio)
21- Av. Tamandaré (cruzamento com Av. Herval)
22- Av. Tiradentes
23- Av. Tiradentes (cruzamento com Av. Herval)
24- Av. Tiradentes (cruzamento com Av. Duque de Caxias)
25- Praça Pio XII

GGI-M

Instituído conforme o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em Maringá o Gabinete de Gestão Integrada é composto por secretários municipais de áreas pertinentes à segurança pública, representantes de entidades da sociedade civil e de órgãos governamentais de segurança. Fonte: O Diário, reportagem de Larissa Ayumi Sato com assessoria

Leia mais >>