Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo!



Que em 2012 possamos praticar mais boas obras;

Que em 2012 tenhamos a coragem de agir a favor daquilo que é bom;

Que em 2012 tenhamos a capacidade de se incomodar com o sofrimento alheio;

Que em 2012 nossas vidas sejam dirigidas por bons propósitos;

Que em 2012 a correção e a justiça sejam presentes em nossas ações;

Que em 2012 não nos falte a imaginação e capacidade de sonhar com um Brasil
cada vez mais livre, justo, fraterno e igualitário;

Que em 2012 vivamos cada dia na presença de nossos familiares com saúde e
felicidade;

Que Deus esteja presente em nossas vidas e que com Ele sejamos prósperos.

Feliz Ano Novo! Feliz 2012!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Feliz Natal! Invista 4 minutos de seu tempo para meditar sobre o verdadeiro sentido do natal

Prezados amigos, fiz esta mensagem em 2008, porém o conteúdo é mais que atual.

Desejo a todos um Feliz Natal e um 2011 cheio de realizações e felicidades que as nossas ações possam agradar a Deus.

Felicidades, do seu amigo Luciano Brito e família.



Obs: perdoe alguns erros de digitação.

domingo, 18 de dezembro de 2011

MEC sabe há mais de um mês que PF colheu depoimentos que confirmam vazamento maior no Enem 2011

Inquérito em andamento revela que, além de alunos do Colégio Christus, estudantes de curso pré-vestibular viram questões antes da avaliação federal
Confira a comparação entre questões do Enem 2011 e as que foram aplicadas em simulado de colégio em Fortaleza. À esquerda, as questoes do Enem; à direita, as do colégio Christus

Em 27 de outubro, dias depois da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio 2011, o Ministério da Educação admitiu que questões haviam vazado pouco antes da realização da prova. Os 639 estudantes do ensino regular do Colégio Christus, de Fortaleza, que participaram do Enem tinham recebido apostilas com 14 testes idênticos aos da avaliação federal. Admitido o vazamento, o MEC determinou a anulação das questões para esses estudantes. O problema é que, em meio à celeuma, alunos do curso pré-vestibular da mesma instituição admitiram à imprensa também ter tido acesso às questões. Em relação a eles, o MEC nada fez, agindo como se o vazamento estivesse restrito ao colégio - e dando o caso por encerrado. A decisão se torna indefensável quando se sabe que não foi apenas à imprensa, mas à Polícia Federal, em depoimentos formais, que estudantes do cursinho afirmaram ter visto as questões. E, ainda, que a polícia informou oficialmente o ministério, há mais de um mês, que o vazamento é maior que o admitido. Ao varrer esse fato para baixo do tapete, o ministério de Fernando Haddad se mostra indiferente à possibilidade de que o princípio da isonomia - segundo o qual todos os 4,5 milhões de participantes devem estar submetidos às mesmas condições ao realizar a prova - tenha sido rompido no Enem de 2011.

No dia 10 de novembro, Eliana Alves de Almeida Sartori, procuradora-chefe do Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, enviou um ofício ao delegado da PF que preside o inquérito no Ceará, Nelson Teles Junior, solicitando informações sobre as dimensões do vazamento.

Confira documentos trocados entre PF e Inep

Clique na imagem para ampliar

Eliana escreveu: "Senhor Delegado de Polícia Federal, de ordem da Presidência do Inep, solicitamos os bons préstimos no sentido de esclarecer sobre o andamento da apuração do inquérito, principalmente quanto à existência de algum elemento comprobatório que nos possa permitir concluir se as questões do pré-teste aplicados no Colégio Christus no ano de 2010, além de serem divulgadas no âmbito do referido colégio em apostilas para seus alunos regulares na preparação do Enem 2011, também o foram nos cursos Pré-Vestibulares mantidos pelo Colégio Christus." O pré-teste a que se refere a procuradora é o exame que o Inep aplica a estudantes para verificar a dificuldade das questões – que só então seguem para o banco de dados do Inep e, depois, para a prova do Enem. Em 2010, o pré-teste foi aplicado a estudantes do Colégio Christus, o que levantou a suspeita de o vazamento ter ocorrido naquela ocasião.

Leia mais >>

Após acordo, Israel libertará 550 palestinos neste domingo

Esta é a 2ª fase da troca de presos pelo soldado Shalit, libertado há dois meses
A mãe do prisioneiro palestino Ali Abu Fool carrega seu retrato enquanto espera sua libertação, em Gaza

Israel colocará em liberdade neste domingo 550 palestinos, na segunda fase da troca de presos pelo soldado Gilad Shalit, libertado há dois meses após passar cinco anos sequestrado em poder de milícias palestinas. Apenas dois presos permanecerão encarcerados, por terem cometido crimes contra vida. A maioria deve ser libertada na Cisjordânia, por meio do posto de controle de Betunia, perto de Ramala. Um grupo de 41 retornará a Gaza pela passagem de Kerem Shalom.

Como indicou a porta-voz do Serviço Penitenciário israelense, Sivan Weizman, a libertação começará às 22 horas (18 horas de Brasília). Qadura Fares, histórico dirigente palestino, acusou Israel de planejar a libertação ao entardecer para retardar o retorno dos palestinos "para sua terra natal" e evitar que "a imprensa mostre sua causa", informa a agência oficial palestina Wafa. Os presos foram reunidos nas penitenciárias de Ayalon, situada entre Jerusalém e Tel Aviv; e de Ofer, perto de Ramala.

Leia mais >>

Um erro pode manchar tudo, diz secretário sobre segurança da Copa-14

Marcelo Camargo/FolhapressO secretário José Ricardo Botelho cede entrevista em Brasília

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, José Ricardo Botelho, terá a missão de comandar mais de 50 mil homens e administrar um orçamento de cerca de R$ 1 bilhão para proteger torcedores brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014.

Delegado da Polícia Federal, com curso em Harvard e no FBI, Botelho definiu que vai priorizar as armas não letais nos estádios e seus arredores. Trará cerca de 500 oficiais estrangeiros para ajudá- -lo e decidiu que as Forças Armadas terão uma função subsidiária no evento.

Pelo esquema de segurança montado por Botelho, em conjunto com autoridades de todo o país nas três esferas de governo, o Brasil terá até um plano de emergência para o caso de greves, como a que paralisou a construção de estádios na África do Sul às vésperas do início dos jogos.

"Não tenho uma preocupação maior do que outra. Qualquer falha é crítica. Um pequeno erro pode manchar tudo. Por isso estamos pensando muito, nos estressando. Tudo é uma preocupação. Mas estamos seguros no nosso trabalho. A integração com todas as instituições está ótima", afirmou o baiano de 37 anos no seu gabinete em Brasília na quarta-feira.

Folha - Quantos homens vão trabalhar na segurança da Copa do Mundo de 2014?

José Ricardo Botelho - A ideia inicial é contar com uma média de 45 mil a 50 mil homens de segurança pública trabalhando no Mundial. Não estão computados os homens que cuidam do trânsito nas cidades, da inteligência. Estamos fechando esse número com os Estados.

Quais novidades tecnológicas o Brasil vai ganhar na área de segurança para a Copa?

Estamos priorizando a utilização da tecnologia não letal. Vamos usá-las nas proximidades das áreas da Copa, o que engloba também as Fans Fests [eventos organizados pelas cidades-sedes e pela Fifa para a transmissão de partidas em locais públicos].

Leia mais >>

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Neste Natal compartilhe, atenda ao necessitado

Justiça Federal condena traficante do Paraná a 28 anos de prisão

Marcelo Stoco, considerado um dos principais traficantes de drogas de Curitiba e RMC, já estava preso na penitenciária de Catanduvas

A Justiça Federal condenou, na última segunda-feira (12), Marcelo Stoco, considerado um dos traficantes mais perigosos de Curitiba e região metropolitana, e um grupo de 23 pessoas acusadas de tráfico de drogas ou associação ao tráfico. A decisão é da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba e ainda cabe recurso. Stoco, recluso na penitenciária de Catanduvas, no Oeste do estado, e outros condenados já cumpriam o processo em regime fechado.

Marcelo Stoco já havia sido preso em 2009 pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), junto com outras 15 pessoas. Ele foi solto no início de 2011, mas retornou à prisão no dia 17 de abril.

A decisão veio após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), proposta no dia 24 de abril de 2011. Após investigações da Polícia Militar, do Gaeco e da Polícia Federal, as equipes constataram que Stoco seria o responsável pelo tráfico de drogas nos bairros Cajuru e Pilarzinho, em Curitiba, e também em Almirante Tamandaré, na região metropolitana.

Leia mais >>

Para OAB, Lei da Palmada sem orientação familiar é inócua

Para o presidente da ordem, Ophir Cavalcante, a lei só surtirá efeito se for implementada em conjunto com políticas públicas de educação familiar

Aprovado na quarta-feira (14) pela Câmara dos Deputados, o projeto de lei que proíbe que crianças e adolescentes sejam punidos com castigos físicos, incluindo a conhecida palmada, pode ser "inócuo", na avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para o presidente da ordem, Ophir Cavalcante, a lei só surtirá efeito se for implementada em conjunto com políticas públicas de educação familiar.

"A lei, sozinha, pode ficar sem eficácia, pois a palmada como forma de educar é algo cultural neste país, herdada do colonizador português. Temos de ter campanhas educativas e de planejamento por parte do Poder Público para informar as famílias sobre a melhor forma de ensinar as crianças. Esse é um dever do Estado que, lamentavelmente, não tem estrutura para isso. A lei pode cair no vazio", argumentou Cavalcante.

Conhecida como Lei da Palmada, o projeto foi aprovado por unanimidade, em caráter conclusivo (sem a necessidade de votação pelo plenário), na comissão especial criada para analisar a matéria. A proposta objetiva reforçar os mecanismos de controle da Justiça sobre casos de maus-tratos de crianças e adolescentes. O projeto segue para apreciação do Senado.

Discussão

Na avaliação do presidente da OAB, a discussão sobre o tema já é importante por trazer à tona o debate sobre a violência contra crianças e adolescentes. "O mérito desse projeto é, na verdade, apontar um novo caminho. Talvez esse seja o maior objetivo, até por não estabelecer nenhum tipo de punição [para os agressores], apenas advertências, tratamento psicológico aos autores da violência e adesão a programas de proteção à família".Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As cidades mais violentas do Brasil e ranking das capitais

Município: média de homicídios por 100 mil habitantes entre 2008 e 2010

1ª Simões Filho-BA: 146,4
2ª Campina Grande do Sul-PR: 130
3ª Marabá-PA: 120,5
4ª Guaíra-PR: 112,8
5ª Porto Seguro-BA: 108,3
6ª Ananindeua-PA: 108,1
7ª Coronel Sapucaia-MS: 107,7
8ª Itabuna-BA: 103,9
9ª Maceió-AL: 103,8
10ª Itapissuma-PE: 101,8
19ª Piraquara-PR: 90,8
38ª Almirante Tamandaré-PR: 74
44ª Guaratuba-PR: 71,4
51ª Foz do Iguaçu-PR: 70,3
63ª Pinhais-PR: 65,5
69ª Santa Terezinha de Itaipu-PR: 64,7
98ª Rio Branco do Sul-PR: 58,8
103ª Pontal do Paraná-PR: 57,2
105ª São José dos Pinhais-PR: 57,1
109ª Curitiba-PR: 56,5
114ª Fazenda Rio Grande-PR: 55,5
133ª Araucária-PR: 52,8
136ª Sertanópolis-PR: 52,6
147ª Campo Mourão-PR: 51.

Capitais

Confira o ranking com o número de mortes por 100 mil habitantes nas capitais brasileiras em 2010:
1º Maceió-AL: 109,9 homicídios por 100 mil habitantes em 2010)
2º João Pessoa-PB: 80,3
3º Vitória-ES: 67,1
4º Recife-PE: 57,9
5º São Luis-MA: 56,1
6º Curitiba-PR: 55,9
7º Salvador-BA: 55,5
8º Belém-PA: 54,5
9º Porto Velho-RO: 49,7
10º Macapá-AP: 49
11º Manaus-AM: 46,7
12º Fortaleza-CE: 45,9
13º Aracaju-SE: 42
14º Cuiabá-MT: 40,1
15º Goiânia-GO: 39,8
16º Porto Alegre-RS: 36,8
17º Belo Horizonte-MG: 34,9
18º Brasília-DF: 34,2
19º Natal-RN: 32,3
20º Teresina-PI: 30,8
21º Boa Vista-RR: 28,5
22º Rio Branco-AC: 25,9
23º Rio de Janeiro-RJ: 24,3
24º Florianópolis-SC: 22,8
25º Palmas-TO: 22,3
26º Campo Grande-MS: 21,7
27º São Paulo-SP: 13. Fonte: Gazeta do Povo

Em 11 anos, taxa de homicídios no Paraná aumenta 86%

Dado elevou a posição do estado de 16º para 9º mais violento entre 2000 e 2010. No mesmo período, Curitiba passou de 20ª para 6ª no ranking das capitais

A taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes no Paraná aumentou 86% entre 2000 e 2010. O crescimento fez com que o Paraná subisse da 16ª para a 9ª posição no ranking dos estados com maior índice de homicídios. Acompanhando a tendência estadual, o índice em Curitiba subiu 113,2% no mesmo período. Com isso, a cidade subiu de 20º para 6ª colocada na lista das capitais com mais homicídios por 100 mil habitantes.

No Paraná, a taxa de homicídios cresceu de 18,5 para cada 100 mil habitantes em 2000 para 35,1 em 2009, quando atingiu o maior índice. A queda para 34,4 em 2010 não foi suficiente para evitar a subida de sete posições no ranking divulgado no Mapa da Violência 2012 pelo Instituto Sangari. Os estados que lideram o ranking são Alagoas, com 66,8 homicídios por 100 mil habitantes, Espírito Santo, com 50,1, e Pará, 45,9. Pernambuco, que aparecia na primeira posição em 2000 com uma taxa de 54 homicídios, reduziu o número para 38,8 e ocupa o quarto lugar. Na sequência aparecem Amapá (38,7), Paraíba (38,6), Bahia (37,7), Rondônia (34,6), Paraná (34,4) e Distrito Federal (34,2).

Leia mais >>

Câmara aprova aposentadoria integral por invalidez para servidores

PEC foi aprovada pela unanimidade dos deputados presentes ao plenário

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na noite desta quarta-feira (14), a proposta de emenda à Constituição (PEC) que concede aposentadoria integral aos servidores públicos aposentados por invalidez permanente. A PEC foi aprovada pela unanimidade dos deputados presentes ao plenário, ou seja, os 401 votaram a favor da proposta.

De autoria da deputado Andreia Zito (PSDB-RJ), a PEC garante aposentadoria integral aos aposentados por invalidez permanente que ingressaram no serviço público até 31 de dezembro de 2003, dia em que foi publicada a Emenda Constitucional 41, que trata da reforma previdenciária.

Pela atual regra constitucional, a aposentadoria por invalidez permanente terá vencimentos proporcionais ao tempo de contribuição do servidor. Ela só é integral quando for decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, ou contagiosa ou incurável constante da legislação.

A Câmara ainda terá que votar o segundo turno da PEC para encaminhá-la à apreciação do Senado Federal. A votação em segundo turno só deverá ocorrer no ano que vem. Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Promotoria pede prisão perpétua para "Carlos, o Chacal"

O promotor de um tribunal especial de Paris pediu nesta terça-feira prisão perpétua para Ilich Ramirez Sanchez, também conhecido como "Carlos, o Chacal", por quatro atentados cometidos na França entre 1982 e 1983.

Além da perpétua, o promotor pediu um pena obrigatória de 18 anos de prisão contra o terrorista venezuelano, de 62 anos, pelos quatro atentados que deixaram 11 mortos e mais de 150 feridos.

A promotoria destacou a "extrema periculosidade atual, absoluta e constante" de Ilich Ramirez, para advertir contra uma possível remissão da pena.

O promotor também pediu prisão perpétua para outros dois acusados no caso: o alemão Johannes Weinrich, antigo braço direito de Carlos, preso na Alemanha por outros crimes, e o palestino Ali Kamal Al Issawi, que está foragido.

A alemã Christa Fröhlich, também foragida, foi alvo de um pedido de 15 anos de prisão por sua participação em um dos atentados.

O veredicto sairá na quinta ou sexta-feira.

Leia mais >>

Agentes penitenciários terão reajuste de 31% nas gratificações

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (13) um reajuste de 31,33% nas gratificações pagas aos 3.273 agentes penitenciários do Paraná. O índice será aplicado em três parcelas, de 10,44% cada, nos meses de fevereiro, março e abril de 2012. A medida beneficia 3.218 servidores da ativa e 55 aposentados. O índice foi acordado em reunião entre os secretários de Estado da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e o diretor do Departamento Penitenciário, Maurício Keuhne, com dirigentes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

O reajuste foi calculado pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de fevereiro de 2004 a abril de 2011, período em que a categoria não teve reajustes. O valor da gratificação passa de R$ 1.733,29 para R$ 2.276, 32. Com isso, a remuneração mensal de um agente penitenciário, que é uma função de nível médio, passa de R$ 3 mil.

“O valor corrige grande parte da defasagem salarial da categoria. Reconhecemos o trabalho fundamental dos agentes penitenciários e estamos fazendo todo o possível para reparar problemas salariais antigos”, disse a secretária Maria Tereza.

De acordo com Sebastiani, o índice foi definido de acordo com as possibilidades financeiras do Estado e demonstra a disposição do governo de valorizar os profissionais. “O governo age com muita responsabilidade com relação aos limites legais para gastos com o funcionalismo, mas ao mesmo tempo num diálogo franco e direto com os servidores”, disse o secretário.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, José Roberto Neves, também destacou a abertura do governo para o diálogo. “Foi uma conversa em que as posições foram pontuadas de maneira franca. O nosso objetivo é manter um sistema penitenciário de excelência e que cumpra seus objetivos de atendimento ao custodiado”, afirmou.

O governo mantém aberto o diálogo com os agentes penitenciários, a fim de definir possíveis reajustes para a categoria na data-base de 2012.

NOVOS AGENTES

Leia mais >>

domingo, 11 de dezembro de 2011

Wikileaks: governos fazem espionagem em massa de celulares e computadores

O site Wikileaks divulgou nesta quinta-feira (1) um sistema de espionagem em massa realizado por governos de diversos países em telefones celulares, computadores e também nos perfis de redes sociais de seus cidadãos. A prática, diz o documento, é adotada por ao menos 25 nações (entre elas o Brasil) por intermédio de 160 empresas de inteligência.

“Na prática, essa indústria [de espionagem] não é regulamentada. Agências de inteligências, forças militares e autoridades policiais podem, de forma silenciosa, em massa e secretamente, interceptar ligações e controlar computadores sem a ajuda ou conhecimento de empresas de telecomunicações. A localização física do usuário pode ser traçada se ele tiver um telefone celular, mesmo que o aparelho esteja em stand by”, afirma o documento do Wikileaks.

Esse vazamento foi chamado de projeto Spy Files (arquivos espiões) e, segundo o Wikileaks, mais informações serão publicadas sobre esse tipo de espionagem ainda nesta semana e também no próximo ano. O projeto fala ainda sobre a existência de muitas empresas que vendem equipamentos de espionagem em massa para agências de inteligência.

“Nos últimos dez anos, sistemas para espionagem indiscriminada em massa tornaram-se a regra. Empresas de inteligência como a VasTech vendem secretamente equipamentos que registram de forma permanente chamadas telefônicas de nações inteiras. Outras gravam a localização de cada telefone celular em uma cidade (...). Sistemas para infectar cada usuário do Facebook ou de smartphone de um grupo inteiro de pessoas estão no mercado de inteligência”, diz o documento do Wikileaks.

Leia mais >>

Coreia do Norte constrói míssil capaz de alcançar EUA

A Coreia do Norte construiu seu primeiro míssil balístico intercontinental capaz de alcançar o território dos Estados Unidos, apontou nesta terça-feira o jornal The Washington Times, que cita informantes do governo do presidente Barack Obama.

O artigo indica que cinco legisladores republicanos na Câmara de Representantes revelaram a informação em carta que enviaram ao chefe do Pentágono, Leon Panetta, na qual o questionam sobre os dados levantados pelos serviços de inteligência.

Segundo os funcionários do governo que falaram com o Times, e que o jornal não identifica, os analistas e serviços de inteligência acreditam que o míssil pode ser um variante do projétil Musudan, de alcance médio, cuja existência foi revelada publicamente em outubro de 2010.

"Outros dados dos serviços de inteligência apontam que o novo míssil balístico intercontinental pode estar sendo desenvolvido em uma instalação de testes no litoral oeste da Coreia do Norte", acrescentou.

Leia mais >>

sábado, 10 de dezembro de 2011

Agentes penitenciários recebem Menção Honrosa

Dois Agentes Penitenciários do Sistema Penalda SEJU, receberam Menção Honrosa do Departamento Penitenciário do Paraná - DEPEN por bons serviços prestados quando no cumprimento do dever.

São eles Reginaldo Martins do Nascimento, da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão-PFB e Sandro Marcos Bariquelo, da Penitenciária Estadual de Maringá-PEM que evitaram possíveis fugas de presos das respectivas unidades.

A homenagem foi durante reunião de Diretores de Unidades Penitenciárias do Paraná realizada em Curitiba, na ESEDH-Escola de Educação em Direitos Humanos, na data de 8 de dezembro/11. Fonte: Agência de Notícias da Seju
Sandro Bariquelo, Luciano Brito - Diretor da PEM e Dr Mauricio Kuehne - Diretor do DEPEN-PR
Reginaldo Martins, Joabe - Diretor da PFB e Dr Mauricio Kuehne - Diretor do DEPEN-PR

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Antes tarde do que nunca

Demorou, em março de 2006 durante o Seminário Nacional da Juventude em Brasília participei da entrega de manifesta do Grupo Athos ao então presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

A proposta é a de banir as propagandas de bebidas alcoólicas, como já acontece com os cigarros.

Milhares de pessoas assinaram naquele ano abaixo assinado, uma sementinha que com certeza ajudou a vivermos este momento, foi fundamental a ação do deputado federal André Zacharow (PSD-PR).

Antes tarde do que nunca! Tomará que os senadores aprovem a proposta conforme o post abaixo.
uciano Brito, Deputado Federal André Zacharow e demais lideranças junto com o Senador Magno Malta (PSC-ES) durante o Seminário Nacional da Juventude realizado em Brasília nos dias 30 e 31 de maço de 2006.

Subcomissão do Senado quer banir publicidade de álcool

Relatório final sugere a proibição da propaganda, restrição da comercialização do produto e aumento de impostos

Para tentar combater a disseminação das drogas lícitas no país, o relatório final da subcomissão sobre drogas, criada no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, sugere a proibição da propaganda de bebidas alcoólicas, a restrição da comercialização do produto, o aumento de impostos e também a integração entre os diversos níveis de governo.

Criada há sete meses, a subcomissão ouviu diversos especialistas sobre o assunto, representantes de entidades que atuam na recuperação de viciados e pessoas que conseguiram deixar o vício. O relatório final, elaborado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), será votado na próxima terça-feira (6). Além de sugerir diversas medidas a serem adotadas pela União, pelos estados e municípios, o documento propõe várias alterações na atual legislação.

"Estamos recomendando a proibição da propaganda de drogas. Qualquer bebida alcoólica acima de 5 graus [Gay-Lussac (GL)] é considerada prejudicial à saúde. Não quer dizer que vamos proibir, mas não podemos estimular, incentivar. Imagine uma propaganda para o consumo de maconha ou de cocaína. Todos achariam um absurdo. Mas acham natural o estímulo a outras drogas", disse o presidente da subcomissão, Wellington Dias (PT-PI).

Leia mais >>

Bomba da Segunda Guerra é desativada na Alemanha

A descoberta da bomba provocou a retirada de metade da população da cidade alemã de Koblenz

Bombeiros informaram que a bomba britânica da Segunda Guerra Mundial encontrada no noroeste da Alemanha foi desativada com sucesso neste domingo (4). A descoberta da bomba provocou a retirada de metade da população da cidade alemã de Koblenz.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Heiko Breitbarth, disse que especialistas conseguiram desativar a bomba de 1,8 tonelada, além de outro explosivo de 125 quilos dos Estados Unidos. Ambos foram descobertos no mês passado no rio Reno. Ele afirmou que a ordem de retirada permanece, porque haverá a explosão controlada de uma granada encontrada próxima ao local.

Aproximadamente 45 mil pessoas que viviam em um raio de 2 quilômetros do local onde a bomba foi encontrada foram retiradas de suas casas, em uma das maiores ações do tipo na Alemanha desde que a guerra acabou. Cerca de 2.500 policiais, bombeiros, médicos, pessoal técnico e autoridades municipais foram envolvidos. Fonte: Agência Estado