Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 16 de junho de 2013

Alunos do ensino básico farão avaliação de alfabetização

Christian Rizzi/Gazeta do Povo


ANA será aplicada anualmente e servirá para a produção de índices sobre a alfabetização dos estudantes

As crianças que terminam o ciclo de alfabetização do 1.º ao 3.º ano do ensino bási­co em escolas públicas farão a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), criada por uma portaria publicada na última segunda-feira no Diário Oficial da União. A ANA servirá para medir o conhecimento das crianças e ajudará no cumprimento do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática. A avaliação estava prevista na portaria que instituiu o Pnaic.

Segundo adiantou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Edu­­cacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, ela deve ser aplicada pela primeira vez neste ano, quando começa a ser implementado o Pnaic. De acordo com o presidente, a ANA de 2013 servirá como ponto de partida para que se possa medir a evolução do aprendizado das crianças nessa etapa do ensino. 

Segundo a portaria, a ANA deverá produzir informações sistemáticas sobre as unidades escolares, de forma que cada unidade receba o resultado global. Será uma avaliação censitária, de larga escala, e servirá para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos estudantes. Será aplicada anualmente e fará parte do Sis­­tema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era compos­to apenas pela Avaliação Na­cio­nal da Educação Básica (Aneb) feita por amostragem nas redes de ensino e pela Avaliação Nacional do Ren­di­mento Escolar (Anresc), que recebe o nome de Prova Brasil, mais extensa e detalhada. 

Ambas são aplicadas de dois em dois anos de forma intercalada no 5.º e 9.º ano do ensino fundamental e no 3.º ano do ensino médio. Com a ANA, o Saeb passa a ser composto por três avaliações. Fonte: FolhaPress

Nenhum comentário: