Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CPI Transporte Coletivo fará diligências no terminal urbano, paradas de ônibus e começa analisar balancetes

Foto: Marquinhos de Oliveira/CMM

Nesta segunda-feira (22) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo da Câmara Municipal de Maringá realizou mais uma reunião ordinário, a CPI recebeu vários documentos solicitados, entre os principais, ação civil público movida pelo Ministério Público que questionou o Edital de Concorrência para a concessão do transporte coletivo em Maringá e os balancetes da empresa concessionária do transporte coletivo, a TCCC. 

 A reunião que contou com a presença dos vereadores Luciano Brito (presidente), Humberto Henrique (relator) e Capitão Ideval ouviu o requerimento verbal de membros de movimentos sociais que desejam se manifestar a CPI, e os vereadores decidiram que ouviram os representantes dos movimentos civis organizadas de Maringá que pleiteiarem formalmente apresentando em seu requerimento as reclamações e denúncias, entre as entidades a UMES, são nove movimentos que acompanham os trabalhos da CPI, e que representam outros 72 grupos atuantes na cidade, já foram ouvidos quatro movimentos. 

Após orientação jurídica o presidente da CPI, vereador Luciano Brito estipulou os procedimentos para consulta e análise dos documentos que estão sendo analisados pela CPI, tendo sido aberto o envelope no dia de hoje (25) os balancetes da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), entre junho/2010 e maio/2013, que estavam lacrados, eles serão disponibilizados somente aos integrantes da CPI e o contador da Câmara devido a legislação federal. 

Foi aprovado também requerimento de autoria do vereador Luciano Brito definindo que a CPI do Transporte Coletivo realizará uma diligência no terminal urbano, sem divulgação prévia, no mês de Agosto. A intenção é aproveitar a volta às aulas e horário de rush para colher elementos mais realistas do serviço prestado ao município por meio de concessão. 

Além disso, os vereadores selecionarão, a título de amostragem, dados como, por exemplo, itinerários, quilometragem, número de pontos, média de passageiros e duração da viagem em 10 linhas. Caso apareçam dúvidas, outras 10 linhas serão escolhidas para averiguação com base nos documentos enviados pela TCCC.

Nenhum comentário: