Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 5 de novembro de 2011

Exército da Colômbia mata líder máximo das Farc

AFP PHOTO / Luis ACOSTAA foto datada de 2 de fevereiro deste ano mostra Alfonso Cano sendo entrevistado em São Vicente, na Colômbia

O governo anunciou a captura de quatro membros da segurança do líder da guerrilha durante uma operação na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires

O líder máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Guillermo León Sáenz Vargas, também conhecido como Alfonso Cano, foi morto por tropas do Exército colombiano, anunciou nesta sexta-feira o governador do departamento de Cauca à Rádio Caracol.

"As forças militares da Colômbia alcançaram um de seus objetivos militares mais importantes", Alfonso Cano, que "foi abatido precisamente no ocidente do departamento" de Cauca, disse o governador Alberto Gonzalez Mosquera.

"Conseguimos confirmar plenamente a morte de Cano. Ainda não sabemos os detalhes de como ocorreu, mas é um fato", confirmou à AFP um oficial da inteligência militar.

Cano substituiu o fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008.

Em setembro de 2010, Jorge Briceno (Mono Jojoy), número dois das Farc e chefe militar da organização, foi abatido pelos militares.

Fundada em 1964 e hoje com cerca de 8 mil combatentes, as Farc também perderam outros dois dirigentes históricos nos últimos anos: Raul Reyes, morto em um ataque aéreo contra o território do Equador, e Ivan Rios, assassinado por outro rebelde. Os dois integravam o bureau político das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Captura

O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, já havia anunciado, na sexta-feira (4), a captura do guerrilheiro conhecido como "El Indio Efraín". Ele seria o chefe da segurança de Alfonso Cano.

Com "El Indio Efraín" foram detidos outros três membros da segurança de Cano, e no local da ação morreram uma mulher e o operador de rádio do grupo, conhecido por "El Zorro".

A operação ocorreu na zona montanhosa entre os municípios de Suárez e Buenos Aires, onde prosseguem intensos combates entre tropas do Exército e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Segundo Pinzón, os militares apreenderam com "El Indio Efraín" sete computadores, uma metralhadora M-60, 97 mil dólares e mais dinheiro em outras moedas.Fonte: APF via Gazeta do Povo

Nenhum comentário: