Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Comunicadores reforçam importância da liberdade

Arcebispo Desmond Tutu
foto: Bruno Torres

O 5º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, realizado esta semana em São Paulo, reuniu 1.350 pessoas

Foi realizado esta semana, em São Paulo, o 5.º Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação. O tema principal foi o estímulo à liberdade como essência da comunicação.

Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), diz que, “como indústria de ponta da economia criativa, temos que incentivar a liberdade como base para perseguirmos cada vez mais as melhores práticas e para consequentemente exercer uma governança eficaz e produtiva”.

Quarta-feira, no encerramento do congresso, foi aprovada a carta de princípios com as deliberações das 13 comissões instaladas para debater temas como a privacidade na era das mídias sociais, tecnologia e novas fronteiras da mídia, crescimento do negócio da comunicação com os eventos midiáticos como Copa do Mundo e Olimpíada de 2016 e regras para a atividade de marketing direto.

A Carta do 5.º Congresso inclui, entre outros pontos, decisões como o apoio contínuo de todo o setor às teses que envolvem a liberdade de expressão. Protagonistas “Foram três dias de discussões sobre o futuro da nossa atividade. E o futuro não é para ser previsto, é para ser criado. Por isso, para sermos protagonistas do nosso destino, temos que incentivar sempre o uso das boas práticas”, disse Lara, que também fez um balanço do Congresso, ressaltando o discurso de abertura, feito pelo prêmio Nobel da Paz, o arcebispo Desmond Tutu, e a entrega do prêmio Ícones da Comunicação.

Uma das principais vozes na luta contra o Apartheid na África do Sul e Prêmio Nobel da Paz em 1984, Desmond Tutu fez elogios ao Brasil e apontou diferenças entre sua primeira visita no início dos anos 1970 e a atual. “O contraste é espetacular e de tirar o fôlego. As favelas diminuíram e a urbanização cresce com prédios enormes.

Se antes era o Pelé e o Cristo Redentor, hoje o Brasil é estrela econômica internacional”, afirmou. “Há muitas avaliações sérias, como a da Freedom House dos Estados Unidos, que apontam o Brasil como um país livre”, acrescentou.

O 5.º Congresso reuniu cerca de 1.350 delegados que se dividiram nas comissões instaladas. Na terça-feira, a Abap entregou o Prêmio Íco¬nes da Comunicação a Johnny Saad, do Grupo Bandeirantes; Octavio Flo¬risbal, diretor-superintendente da Rede Globo; e Julio Ribeiro, da Talent. Também receberam homenagens especiais a DPZ, pelos seus 45 anos, e a ESPM, que completa 60 anos em 2012. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: