Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

História Assembleia de Deus de Maringá

No mês em que a Assembleia de Deus no Brasil celebra 101 anos, posto aqui uma foto histórica, do local onde foram realizados os primeiros cultos pentecostais em Maringá e onde teve início o trabalho da Igreja Assembleia de Deus de Maringá que a 64 anos vem contribuindo para uma Maringá melhor e para que a vida das pessoas possa ter mais sentido.

Os pioneiros da Assembleia de Deus de Maringá fixaram residência em 1947, porém considera-se que data de fundação da igreja em Maringá o dia 15 de março de 1948 quando foi realizado o primeiro culto na residência do irmão José de Andrade na Vila Morangueira, foto abaixo.

Clique sobre a foto para ampliá-la.



Este primeiro culto foi dirigido pelo evangelista Eusébio Hilário de Oliveira, e em sua residência foram realizados os cultos posteriores, sendo que inicialmente a Assembleia de Deus de Maringá pertencia ao Campo Eclesiástico de Ibiporã, no estado do Paraná, que era presidido na época pelo saudoso pastor Pedro Ferreira.

Um fato importante é que a Assembleia de Deus no Brasil que foi fundada em junho de 1911 em Belém no estado do Pará, na década de 40 já estava presente em todos os estados brasileiros, fruto do trabalho incansável dos missionários americanos e europeus.

A região de Maringá apesar de estar subordinada eclesiásticamente a AD de Ibiporã, esta circunscrita a região norte do Paraná que era liderada pelo missionário sueco Leif Andersen.

Em 1949 a AD de Maringá tinha a sua primeira sede própria, na Rua Aquidaban, número 1919 (atual Rua Néo Alves Martins, próximo ao Parque do Ingá) e que logo se tornou pequeno e com a necessidade de um templo maior, foi adquirido o terreno onde atualmente esta o templo central, na Rua Fernão Dias, nº 212 na região central de Maringá. Fonte: pioneiros e Jornal A Paz do Senhor.


Nenhum comentário: