Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Governador acata sugestões do Noroeste do Paraná

A segunda audiência pública que o governador Beto Richa promoveu no Paraná atendeu a população do Noroeste do Estado. O evento, realizado no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, reuniu o secretariado e centenas de pessoas, entre moradores, vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias e representantes de entidades da sociedade civil. Eles apresentaram ao governador propostas, sugestões e reivindicações e fizeram um balanço positivo do encontro.

“Saio daqui tendo amplo conhecimento das demandas e sugestões da região. Vamos transformá-las em ações administrativas para atender os anseios da população”, disse o governador. “Estamos abrindo um espaço de diálogo com os paranaenses. A ideia é ouvir as necessidades do povo do Paraná e formar um canal de proximidade entre os moradores e a minha equipe de governo”, explicou.

Richa disse que será um governante aberto ao diálogo e o ponto alto da gestão serão as audiências públicas, a serem realizadas constantemente no Paraná. O governador afirmou que todas as propostas entregues a ele serão estudadas por uma equipe técnica e que serão transformadas em ações de governo de acordo com a prioridade.

PREFEITOS - Depois da audiência, o governador participou de encontro com prefeitos da região e de um desfile cívico militar em comemoração ao aniversário de Maringá.

Richa assinou com o secretariado termo de cooperação técnica que repassa recursos para as obras de infraestrutura no Hospital Universitário de Maringá e, ainda, o repasse de recursos para obras de pavimentação em cinco municípios da região.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, disse ao governador que o município deseja somar esforços que contribuam para o desenvolvimento do Paraná: “Queremos participar e opinar sobre o que ocorre nesse Estado. Fico satisfeito com as oportunidades que temos em audiências como esta”.

PROPOSTAS – Aproximadamente 30 pedidos e sugestões foram entregues à equipe de governo e todos foram respondidos pelo secretariado e pelo governador. As principais questões estão relacionadas com as áreas de educação, saúde, agricultura e segurança pública.

A vereadora de Maringá Marly Martins perguntou ao governador se existem planos para reduzir o preço da passagem do transporte público. O governador disse que faz parte dos projetos do governo reduzir o ICMS sobre insumo do transporte coletivo, o que teria reflexo sobre as passagens. Ele lembrou que medida semelhante foi implantada em Curitiba enquanto era prefeito.

O prefeito de Santo Inácio, João Wenceslau, analisou o compromisso do governo com os municípios de retomar as obras de pavimentação suspensas. Para Maria Rita, vice-prefeita de Paiçandu, a prioridade é a duplicação da PR-323, que liga o município a Maringá.

O evangelista Luciano Brito, da Igreja Assembleia de Deus, afirmou que é necessário ter programas para a recuperação de dependentes químicos e estabelecer parcerias com as igrejas neste trabalho. “As igrejas podem ser grandes parceiras do governo e a Igreja Assembleia de Deus esta à disposição do governador e nossa comunidade tem interesse em servir ao Paraná cada vez mais. Agradeço a oportunidade de apresentar minha sugestão”, salientou.

O vereador Elizair Gil Braz Consalter de Melo, de Colorado, pediu melhorias na saúde pública e apoio aos consórcios intermunicipais. Segundo ele, são iniciativas fundamentais para o funcionamento do sistema.

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, garantiu que as drogas serão tratadas como problema de saúde e que todas as parcerias serão aceitas no combate ao crack. Destacou que as parcerias com os consórcios irão continuar e garantiu que o Hospital Universitário voltará a ser modelo de infraestrutura.

“Estamos fazendo diversas reuniões com prefeitos e lideranças municipais para traçar as demandas na área da saúde. Só fazemos acordos que serão honrados. É esse o perfil do novo governo. A saúde será uma prioridade nossa”, garantiu o secretário.

Outro ponto sugerido foi o reajuste salarial e a readequação dos efetivos da Polícia Militar e Polícia Civil. O secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, anunciou a construção de uma nova unidade do IML em Maringá e afirmou que o governo do Estado trabalha para melhorar a segurança em todo o Estado.

“A população quer a polícia na rua e ter um atendimento com humanidade e respeito. Vamos transformar essa área, contratar novos policias e remunerá-los adequadamente”, disse o secretário da Segurança.

Foi sugerida ainda a redução das taxas de esgoto. Fernando Ghignone, presidente da Sanepar, afirmou que uma empresa especializada em consultoria vai refazer o cálculo do imposto sobre o esgoto. “Dessa maneira, será possível ter uma taxa mais próxima da realidade dos municípios”, disse.

O secretário de Educação, Flávio Arns, reafirmou o compromisso de apoiar as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “Todos os benefícios que as escolas receberão, as Apaes também irão receber. Vamos igualar os direitos para o desenvolvimento da educação do Paraná”, disse. O secretário garantiu que educação é prioridade e que não haverá cortes de orçamento.

POPULAÇÃO - A audiência pública com o governador contou com a presença de moradores de Maringá e de municípios da região. A população considerou o evento construtivo e um grande canal de aproximação com o governo.

O estudante Paulo Henrique Mai, de Maringá, apresentou ao governador sugestões para a educação. Pediu a reforma e ampliação do Colégio Tancredo Neves, a limpeza do Colégio Juscelino Kubitschek e a ampliação de vagas nas universidades da região.

“Fico feliz em poder expressar minha opinião. É uma demonstração de democracia e diálogo. Tenho certeza que minhas sugestões serão ouvidas pelo governo”, disse o estudante.

Para a moradora aposentada de Marialva Maria de Fátima Guimarães, as audiências públicas são grandes oportunidades de escutar as prioridades do governo para a região. “Gostei de conhecer e escutar as propostas para nossa região. O governador e sua equipe estão com os olhos voltados para nossas demandas”, disse.

O agricultor João Oliveira foi ao evento para escutar as previsões para a agricultura no Paraná. “Acho que iniciativas semelhantes devam ser feitos sempre. Fiquei feliz em ver o governador e escutar suas propostas”, afirmou o morador de Maringá.

A audiência aconteceu durante a 39ª edição da feira agropecuária Expoingá. Além de Richa, estavam presentes no encontro os secretários Durval Amaral (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura), Michele Caputo Neto (Saúde), Jonel Iurk (Meio Ambiente), Cezar Silvestri (Desenvolvimento Urbano), Reinaldo de Almeida Cesar (Segurança Pública), Ricardo Barros (Indústria e Comércio), Flávio Arns (Educação), Luiz Cláudio Romanelli (Trabalho), Faisal Saleh (Turismo), Wilson Quinteiro (Relações Comunidade), Luiz Carlos Hauly (Fazenda), além os presidentes da Sanepar, Fernando Ghignone, da Cohapar, Mounir Chaowiche, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcisio Mossato Pinto. Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: