Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Penitenciária Federal de Catanduvas, Faz 5 anos

Isolamento de presos fica só no papel
Cascavel - Há cinco anos o então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos inaugurava em Catanduvas, no Oeste do Paraná, o primeiro presídio federal de segurança máxima do Brasil. A pretensão do governo federal era isolar completamente chefes de facções criminosas e impedir que eles continuassem controlando ações criminosas mesmo de dentro do presídio. Meia década depois, o sistema revela falhas no propósito, já que em várias ocasiões foram descobertos contatos entre os detentos com o exterior, principalmente com criminosos que controlam o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro.

Na última terça-feira, por exem­­plo, o diretor do presídio, Rogério Sales, afirmou que o sistema de inteligência do Depar­tamento Penitenciário Nacional (Depen) interceptou bilhetes com ordens para o sequestro de autoridades. Como resgate, os bandidos cobrariam dinheiro e a liberdade de criminosos. Sem revelar nomes, o diretor disse que o setor de inteligência do De­­pen conseguiu detectar as ordens e isolou nove presos. O órgão não comentou o caso “por questões de segurança”.

Na quarta-feira passada, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida César, disse que mantém uma interlocução permanente com o diretor do presídio de Catanduvas para evitar que fatos como esse aconteçam. Sobre o plano de se­­questro ele disse que, “de concreto, não existe nada”.

Em setembro do ano passado, uma mulher que seria informante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) foi presa durante visita íntima a um preso. Ela tentou deixar o local com bilhetes escondidos no sutiã. Também em 2010, a facção Comando Vermelho (CV) te­­ria solicitado, de dentro do presídio, a compra de fuzis. Já em mar­­ço de 2009, uma advogada carioca também foi presa acusada de levar mensagens de presos para criminosos em liberdade.

Inauguração

Inaugurado em 23 de junho de 2006, o presídio de Catanduvas teve como primeiro detento o traficante Luis Fernando da Cos­­ta, o Fernandinho Beira-Mar, transferido no dia 19 de julho do mesmo ano. Outros chefes de facções criminosas, como Mar­cinho VP e Elias Maluco, também já passaram pela unidade.

Com exceção dos bilhetes apreendidos e ordens de ataques que supostamente partiram de dentro do presídio, o ambiente tem provado que é a prova de fu­­gas e rebeliões, ações que jamais ocorreram na unidade. Catan­duvas serviu de modelo para a implantação de outras unidades federais em Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e em Brasília, que ainda não foi construída.

Seguro e confiável

O Ministério da Justiça diz que o sistema penitenciário federal é seguro e confiável. Em e-mail encaminhado à Gazeta do Povo, a pasta informou que nunca houve casos de ingresso de drogas, armas ou celulares no presídio de Catanduvas nem nas de­­mais unidades. Segundo o De­­pen, a transferência de presos perigosos para as penitenciárias federais reduziu em 70% o nú­­me­­ro de rebeliões nos estabelecimentos prisionais do país.

Desde a inauguração, aproximadamente 300 presos passaram por Catanduvas. Atual­men­te, 165 detentos cumprem pena no local, que tem capacidade pa­­ra 208 pessoas. Desse total, se­­gundo o Depen, apenas 39 são do Paraná. Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Luiz Carlos da Cruz

Cidade
Presídio não mudou rotina de moradores

A presença dos presos considerados mais perigosos do Brasil em Catanduvas não mudou a rotina da cidade. Os moradores já se acostumaram com o vaivém de viaturas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com sirenes ligadas levando e trazendo detentos ao presídio de segurança máxima.

O sargento Pedro Eugênio Zenin, comandante do destacamento da Polícia Militar, afirma que em nada alterou o trabalho de segurança feito pela corporação na cidade. O mecânico Alex Sandro dos Passos afirma que a cidade continua a mesma de antes. Com cerca de 10 mil habitantes, Catanduvas é considerada tranquila. Em 2011 não foi registrado um caso sequer de assassinato. No ano passado, foram três.

Se por um lado o presídio não alterou a rotina da cidade, o novo posto da Polícia Rodoviária Federal (no acesso à cidade) fez aumentar o trabalho na delegacia de Polícia Civil. Por estar localizado dentro da área de jurisdição da comarca de Catanduvas, os flagrantes de tráfico de drogas feitos na estrada são levados para a delegacia local. (LCC)

Nenhum comentário: