Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Senado celebra centenário das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus no Brasil

O Senado Federal em sessão especial nesta segunda-feira (13), às 11h, celebrou o centenário das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Brasil, que será comemorado no dia 18 de junho. A sessão solene ocorreu por iniciativa do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que juntamente com os senadores Magno Malta (PR-ES), Eduardo Braga (PMDB-AM), Gim Argello (PTB-DF), Demóstenes Torres (DEM-GO) e a ex-senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) subscreveram o requerimento.

A Assembleia de Deus foi fundada no Brasil pelos jovens missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren oriundos dos Estados Unidos com apenas noventa dólares no bolso, sem falar o português, mas com muita vontade de trazer a mensagem pentecostal do evangelho de Jesus Cristo ao povo brasileiro. Os missionários aportaram no cais do porto da cidade de Belém no Pará onde na residência do casal Henrique e Celina de Albuquerque por 2 anos congregaram sob o nome de Missão de Fé Apostólica e após 7 anos fundaram a primeira congregação já com o nome de Igreja Assembleia de Deus no Brasil. Atualmente as Assembleias de Deus no Brasil tem cerca de 13 milhões de membros nas pesquisas mais pessimistas e cerca de 20 milhões nas mais otimistas e esta presente em 176 países contando com cerca de 60 milhões de fiéis.

A sessão especial em comemoração ao centenário das Assembleias de Deus no Brasil durou cerca de três horas e teve a presidência dos senadores Wilson Santiago (PMDB-PB) e Marcelo Crivella (PRB-RJ), a mesa foi composta pelo Bispo Manoel Ferreira, presidente da CONAMAD - Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério Madureira; senador Marcelo Crivella (PRB-RJ); senador Wilson Santiago (PMDB-PB); senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus em Belém; deputado distrital Benedito Domingos, presidente da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil, em Taguatinga (DF) e os pastores e deputados federais Ronaldo Fonseca (Itaguatinga) e Paulo Freire (Campinas), representantes do pastor José Welington Bezerra da Costa, presidente da CGADB – Convenção Geral das Igrejas Assembleias de Deus no Brasil.

A cerimônia contou com a presença de pastores presidentes de várias cidades no Brasil, tais como: Sóstenes Apolo (Brasília), Egmar Tavares (Gama-DF), Ival Teodoro (São José dos Pinhais) e presidente da CIEADEP, Robson Brito (Maringá), Isaías Cardoso (Foz do Iguaçu), Carlos Eduardo (Sede de Curitiba), Moisés Lacour (Piraquara), Iris Goulart (Curitiba), Hercílio Tenório de Barros (Faxinal), Pastor Amarildo, suplente do senador João Ribeiro e o pastor Wilton Gomes, de Palmeirópolis, além do governador Agnelo Queiroz (PT) do Distrito Federal e de vários deputados federais e estaduais como a cantora Mara Lima (PSDB-PR).

No encerramento da solenidade ocorreu a apresentação do Coral das Assembleias de Deus que entoou o hino "História das Assembleias de Deus", de autoria de Guiomar Victor. O senador Marcelo Crivella encerrou a sessão desejando a Paz do Senhor a todos os presentes.

Nenhum comentário: