Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Atirador da Noruega faz pedidos "fora da realidade"

Segundo ele, Breivik, de 32 anos, condiciona sua ajuda às investigações, com informações sobre duas supostas células terroristas de extrema-direita, à possibilidade da polícia atender seus pedidos

O assassino confesso e autor dos ataques na Noruega, que cobraram 77 vidas, Anders Behring Breivik, apresentou nesta terça-feira uma longa lista de pedidos "fora da realidade", incluída a renúncia do governo norueguês e que sua condição mental seja investigada por psiquiatras japoneses, disse o advogado de defesa de Breivik, Geir Lippestad.

Lippestad disse que seu cliente tem duas listas de exigências. Uma consiste de pedidos comuns entre detentos, como por roupas civis e cigarros. A outra é "totalmente fora da realidade, muito mas muito distante do mundo real e mostra que ele não sabe como uma sociedade funciona", disse Lippestad por telefone.

Segundo ele, Breivik, de 32 anos, condiciona sua ajuda às investigações, com informações sobre duas supostas células terroristas de extrema-direita, à possibilidade da polícia atender seus pedidos.

"É totalmente impossível que os pedidos sejam atendidos", disse o advogado do réu. Ele disse que embora Breivik tenha concordado em ser analisado por psiquiatras locais, ele também quer ser atendido por especialistas japoneses. "Ele alega que os japoneses compreendem a ideia e os valores da honra e que um psiquiatra japonês o entenderia muito mais que qualquer europeu".

Lippestad disse que seu cliente também pediu uma reforma política completa na Noruega, na qual ele deseja ter um papel de destaque. "Neste ponto, os pedidos incluem uma completa derrubada das sociedades norueguesa e europeia". O pedido pela renúncia do governo norueguês está nesse tópico. "Isso mostra que ele não compreende em qual situação se meteu", disse o advogado.

Breivik alega ter massacrado 77 pessoas, a maioria adolescentes, como parte uma cruzada moderna contra uma Europa espoliada pela imigração de muçulmanos. Ele também afirma que existem mais células de terroristas prontas para agir. Mas a polícia norueguesa afirma que não existem indícios de uma conspiração maior e que é provável que Breivik tenha agido sozinho.

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, o procurador norueguês Christian Hatlo disse que as investigações foram finalizadas em um prédio do governo onde Breivik colocou uma bomba, a qual matou 8 pessoas. Segundo ele, os investigadores ainda trabalham para obter provas suficientes da matança no acampamento da ilha de Utoya, onde Breivik matou a tiros 69 pessoas.

Se Breivik for julgado e condenado por terrorismo ele poderá ficar até 21 anos na prisão. Um acordo alternativo de custódia, contudo, poderá mantê-lo atrás das grades indefinidamente. Fonte: Reuters com informações da Associated Press via Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: