Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Salvatore Cacciola deixa a prisão sob gritos de 'ladrão'

O ex-dono do banco Marka Salvatore Cacciola, 65, deixou o complexo penitenciário de Bangu (zona Oeste do Rio) por volta das 17h30 desta quinta-feira.

A sua liberação foi anunciada pela Secretaria de Administração do Rio em nota divulgada às 16h30.

Cacciola, que estava de camiseta branca e óculos escuros, deixou o local sem falar com a imprensa e entrou direto em um carro que o esperava.

Um grupo de cerca de 30 pessoas que acompanhou a liberação hostilizou o ex-banqueiro, com gritos de "Ladrão" e "Cadê meu dinheiro?".

Cacciola, condenado em 2005 a 13 anos de prisão por gestão fraudulenta de instituição financeira e peculato, estava preso em Bangu desde 2008.

Ele teve a liberdade condicional concedida pela Vara de Execuções Penais na última terça-feira, mas só foi liberado após 48 horas.

O advogado Manoel de Jesus Soares disse que o ex-banqueiro deverá ir para a sua casa no Rio.

Cacciola foi acusado de se valer de operações ilegais de compra de dólar que resultaram em prejuízo de R$ 1,6 bilhão ao tesouro brasileiro durante a desvalorização do real, no início de 1999.

Por conta disso, Cacciola foi preso provisoriamente, mas em 2000 conseguiu um habeas corpus do ministro do STF Marco Aurélio Mello e viajou para a Itália.

Logo depois, o plenário do Supremo revogou a liminar concedida, determinando uma nova prisão, mas Cacciola não retornou ao Brasil e passou a ser considerado foragido.

Um pedido de extradição do ex-banqueiro foi negado pela Itália, sob o argumento de que ele possui a cidadania italiana.

Depois de ser localizado pela Interpol em Mônaco em setembro de 2007, Cacciola foi preso. Ele foi extraditado ao Brasil em julho do ano seguinte. Desde então, estava no preso no Rio. Fonte: Folha Online, reportagem de Luiza Souto

Nenhum comentário: