Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Profissionais da rede de assistência social debatem políticas sobre drogas

Profissionais se reúnem no III Seminário de Educação para a Paz e Segurança para a Vida e da II Capacitação da Diretoria de Programas Sobre Drogas - Foto: Assessoria de Comunicação/PMM

Para debater políticas públicas no combate e na prevenção do uso de drogas, mais de 300 profissionais que atuam no setor se reúnem nesta quinta (25) e sexta-feira (26) para participar do III Seminário de Educação para a Paz e Segurança para a Vida e da II Capacitação da Diretoria de Programas Sobre Drogas, no Plenário da Câmara Municipal.

No ano passado, 6.756 pessoas foram atendidas na estrutura municipal de tratamento ao consumo abusivo de álcool e drogas. O acompanhamento é feito a pacientes do CapsAD, Hospital Municipal, Hospital Psiquiátrico e em 7 comunidades terapêuticas. Do total de atendimentos registrados, 6.108 são homens e 648 são mulheres. O equivalente a 63%, apresentaram vício em crack e os outros 37% mostraram ter problemas com o consumo excessivo de álcool.

Para articular as ações e consolidar um trabalho de coalisão entre a Prefeitura de Maringá, conselhos e entidades assistenciais, a Sasc organizou as atividades em parceria com a Secretaria de Educação, com apoio de Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico – Provent/UEM.

Participaram da abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (25), o prefeito Silvio Barros, os secretários de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, de Educação, Edith Dias, de Planejamento, Walter Progiante, de Meio Ambiente e de Saneamento, Leopoldo Fiewski, a presidente do Provopar de Maringá, Bernadete Barros, a vereadora Márcia Socreppa, o diretor da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), Luciano Brito, a chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Inês Teixeira Barbosa, o coordenador da Patrulha Escolar, sargento Afonso e o diretor de Defesa Social, Paulo Mantovani.

O prefeito Silvio Barros parabenizou o secretário da pasta, Ulisses Maia, pelo trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido no combate ao uso de drogas. “Além do cuidado no tratamento de dependentes químicos, temos uma preocupação muito grande em trabalhar pela prevenção, com ações de orientação e conscientização para evitar que mais pessoas entrem no mundo das drogas. A felicidade é um dos mais poderosos antídotos contra o envolvimento com as drogas. Muitas vezes ficamos combatendo as consequências, mas o essencial é manter estratégias de prevenção”, afirmou, destacando a importância de contar com o elemento espiritual no combate às drogas.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, citou dados de uma das comunidades terapêuticas de Maringá para mostrar que está aumentando a incidência de crianças envolvidas com drogas. “Em uma dessas comunidades que atende menores de 19 anos, há registros de que todos os pacientes começaram a ter problemas com drogas antes dos 8 anos de idade. Os números também demonstram um aumento de 110% no consumo de drogas do primeiro quadrimestre do ano passado em comparação com o memso período deste ano. Estamos conscientes desse problema e agindo para combater o uso de drogas. As secretarias municipais estão mobilizadas para um trabalho de coalisão e a Sasc está a frente com a Diretoria de Programas Sobre Drogas para atuar no combate, na prevenção e no tratamento”, ressaltou, contando que o trabalho envolve principalmente as secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Esportes, além dos conselhos e das entidades assistenciais.

Segundo o diretor de Programas Sobre Drogas da Sasc, Vanderlei de Almeida Cesar, combater o uso de drogas é uma das prioridades da Prefeitura de Maringá. “Primeiramente agimos constituindo políticas públicas na educação, saúde, ação social, esporte, cultura, lazer, infraestrutura urbana, capacitação e geração de empregos. Outra frente de trabalho se concentra na conscientização e prevenção de jovens adolescentes, crianças e famílias sobre efeito das drogas”, finaliza.

Dando sequência à programação, nesta quinta-feira (25), às 16 horas, está programada uma ação durante a sessão da Câmara Municipal, em que os participantes estão convidados a defender a campanha contra a legalização da maconha, “Maconha Não”. Na sexta-feira (26) o seminário prossegue com palestras da psicóloga Marisa Lobo. Fonte: Agência de Notícias PMM

Nenhum comentário: