Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Maringá terá Pelotão de Cavalaria da PM até o fim do ano

Até o fim do ano, Maringá e região devem ganhar um Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar (PM). A novidade é um dos benefícios trazidos pela Escola de Formação da PM, cujos soldados foram apresentados na última segunda-feira (21).

"Quinze cavalos já nos foram cedidos. Estamos agora providenciando o fardamento adequado e todo equipamento necessário, para posteriormente iniciarmos os treinamentos.

Acreditamos que até o fim do ano os policiais montados já estarão atuando", fala o comandante do 3º Comando Regional da PM, Coronel Paulo Sérgio Larson Carstens.

Secretário de Segurança confirma bombeiros para o aeroporto de Maringá e Escola de PMs Cerca de 30 cavalos devem compor a cavalaria, que irá atuar, especialmente, no policialmente preventivo. "Eles são muito úteis em eventos que reúnem multidões, como a Expoingá, rodeios e jogos de futebol por exemplo.

A cavalaria dá ostentação ao policial, que é visto de longe. Isso amedronta os marginais, dando um efeito muito positivo de segurança. A montaria também permite ao policial ter uma visão privilegiada da região, melhor que do que aqueles que trabalham de moto, ou a pé", afirma.

 A cavalaria também pode ser útil em operações de choque. "Em locais onde a viatura não consegue entrar, é sempre um reforço importante", ressalta. Os animais deverão ficar em um espaço cedido dentro do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

A formalização do contrato com a diretoria da Sociedade Rural de Maringá (SRM) deve acontecer nesta quinta-feira (23). O Cesumar, que já possui convênio com a Polícia Militar para que os alunos e professores do curso de Medicina Veterinária prestem assistência ao cachorros do canil, também deve ser parceiro para o mesmo serviço em relação aos cavalos.

Quinze equinos do futuro pelotão já estão em Curitiba, na sede da Polícia Montada, o fardamento e equipamentos necessários estão sendo providenciados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. "Praticamente não haverá custos.

Há negociações avançadas para que o treinamento de montaria seja realizado pela SRM. Utilizaremos alguns dos novos soldados que estão em formação e também outros policiais que possuem experiência com cavalos", fala o coronel Carstens, ressaltando que o comando geral da Polícia Militar no Estado deu autorização para a formação do novo pelotão de cavalaria com agilidade.

Necessidade antiga Somente os comandos regionais de Maringá e Ponta Grossa não possuem pelotões de cavalaria no Estado. Segundo o coronel Carstens, esta é uma demanda antiga da Polícia Militar de Maringá.

"É uma necessidade. Quando precisávamos da montaria, os animais eram trazidos de Londrina ou Curitiba, prejudicando os trabalhos dessas regiões. Eu vejo essa implantação como uma grande evolução, um salto de qualidade no policiamento local", fala.

A cavalaria deve atender os 115 municípios abrangidos pelo 3º Comando da PM, que congrega as regiões de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Umuarama e Cruzeiro do Oeste.

"Eles atuarão mais ostensivamente em Maringá, mas serão deslocados para os municípios da região quando houver grandes eventos", explica. A assessoria de imprensa da Sociedade Rural de Maringá (SRM) confirmou que já existem negociações avançadas sobre a parceria com a Polícia Militar e uma reunião de negociação do contrato para esta quinta-feira.

O Cesumar confirmou, por meio do vice-reitor Wilson Matos Filho, que vai prestar todo atendimento aos cavalos, por meio da estrutura do hospital veterinário da instituição. "Sempre incentivamos que Maringá tivesse a cavalaria, o que não ocorreu antes por falta de espaço.

Agora, com essas parcerias com a SRM e o Cesumar, esses animais treinados, de alto valor agregado, serão bem cuidados", diz.Fonte: O Diário, reportagem Rubia Pimenta

Nenhum comentário: