Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 12 de maio de 2012

SEJU inaugura unidade prisional de Regime Semiaberto em Maringá

O Governo do Paraná inaugura, às 15 horas desta segunda-feira (14), a Colônia Penal Industrial de Maringá-CPIM, que tem capacidade para receber até 330 presos condenados no regime semiaberto. Participam da solenidade o governador Beto Richa, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, o diretor do Departamento Penitenciário do Paraná-DEPEN, Maurício Kuehne, o prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros, além de outras autoridadades locais e estaduais.

A nova unidade possui 6.049 metros quadrados de área construída, num terreno de 48 mil 400m2, contando com módulo administrativo (escola, serviços e tratamento penal), área de saúde, visita íntima, alojamentos, canteiros de trabalho e cancha poliesportiva.

A obra, localizada na Estrada Velha para Paiçandu, Gleba Ribeirão Colombo, s/n, Maringá/PR, custou R$ 5.173.670,00 e é o terceiro estabelecimento penal entregue pelo Governo do Paraná neste ano. Poderão ser transferidos para a CPIM, a partir do dia 21 deste mês, presos do semiaberto, preferencialmente das regiões de Maringá e Londrina, que estão em penitenciárias, possibilitando a abertura de 330 novas vagas nessas unidades que deverão ser ocupadas, com prioridade, por condenados em regime fechado que se encontram encarcerados em delegacias de polícia.

“A preferência é para as delegacias que estão com maior problema de superlotação, mas as transferências dependem de consenso entre os respectivos juízes de execução penal daquelas regiões”, explica o Diretor do DEPEN/PR.

OUTRAS INAUGURAÇÕES O quarto estabelecimento penal a ser entregue pelo governo paranaense neste ano será a Cadeia Pública Laudemir Neves, de Foz do Iguaçu, com 642 novas vagas.


A unidade está sendo totalmente reformada e ampliada e será inaugurada no próximo dia 18 de maio, com capacidade de 386 vagas, destinadas a homens condenados ao regime fechado, enquanto a ampliação possibilitará 256 novas vagas femininas também do regime fechado.


No último dia 09 de março, a SEJU entregou o novo prédio da Penitenciária Central do Estado- PCE, em Piraquara, com 1.156 novas vagas. Em 30 de março aconteceu a inauguração da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste-PECO, com capacidade para 720 novas vagas do regime fechado masculino no sistema penitenciário do Estado.


Com essas quatro unidades, o Governo Estadual abre 2.848 novas vagas dentro do projeto de melhoria do sistema penal e esvaziamento das delegacias de polícia do Paraná.


Além dessas quatro unidades, a Divisão de Projetos do DEPEN/SEJU está em fase adiantada de desenvolvimento de projetos para construir seis novos esbabelecimentos penais e ampliar outros oito, pelo Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional do Ministério da Justiça, que prevê recursos da ordem de R$ 160 milhões para o Paraná, até 2014. Fonte: Assessoria de Imprensa da SEJU

Nenhum comentário: