Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fim do motim na PEM. Reportagem Paraná TV - RPC

Presos se rebelam na Penitenciária Estadual de Maringá

Terminou por volta de 15 horas desta quinta-feira (29) a rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). O agente e três presos que estavam como reféns foram libertados depois de negociações sobre a revisão de penas com o juiz Alexandre Kozechen, da Vara de Execuções Penais.

Participaram do motim apenas dois presos, que iniciaram o protesto no setor onde os presos trabalham. Eles aproveitaram o fácil acesso a ferramentas cortantes utilizadas nos serviços para fazer refém o agente que trabalha no local e outros três detentos.

Leia mais >>

Rebelião na Penitenciária Estadual de Maringá termina sem feridos

Tropa de choque da Polícia Militar chegou a entrar na Penitenciária, mas não precisou intervir - Foto:Ivan Amorim

Dois presos mantiveram três pessoas reféns durante cerca de três horas. Entre as vítimas estava um agente penitenciário. Os internos pedem a revisão de penas

A rebelião ocorrida na Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) terminou sem feridos. Dois presos mantiveram três pessoas reféns - um agente penitenciário e dois detentos - por cerca de três horas. O motim começou no fim da manhã e terminou pouco depois das 15h30. Os presos reivindicavam a transferência para outro Estado e o melhor relacionamento com os agentes.

O motim começou no fim da manhã e terminou pouco depois das 15h30. Os presos reivindicavam a transferência de detentos e exigiam a presença de um juiz


Eles se rebelaram quando estavam na área de trabalho do presídio. Para render os reféns, a dupla utilizou materiais empregados na reforma de livros. A liberação dos reféns, que não se feriram, ocorreu após a chegada do juiz Alexandre Kozechen e da promotora pública Valéria Seyr, da Vara de Execuções Penais. Os dois ouviram as reivindicações dos presos.

A princípio, a informação repassada para a imprensa é de que 20 detentos teriam participado da ação, o que foi desmentido pela Polícia Militar (PM). Os dois rebelados são da cidade de Barbosa Ferraz (na região Centro-Oeste do Estado) e estão condenados a 25 e 30 anos de prisão. A dupla cumpre pena por diversos crimes como furto, porte ilegal de arma, latrocínio e homicídio.

Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) tem 60 celas, com capacidade para seis presos cada, totalizando 360 vagas, para presos de regime fechado. Ela fica no limite entre os municípios de Maringá e Paiçandu e é considerada de segurança máxima.

De acordo com o diretor financeiro do Sindarspen, Vilson Brasil, a PEM não está superlotada, embora esteja com a capacidade máxima de presos preenchida. Ele diz ainda que o refém trabalha na PEM desde a inauguração.

Familiares

As mães de vários presos estavam em frente à penitenciária à espera de informações. "Estou muito preocupada , porque não nos informam nada", disse Cleusa Ganacin, 46 anos. "Às vezes, a situação não é tão grave, mas, por falta de notícias, todos estão apreensivos."

Algumas mães relataram ao JM que os filhos teriam reclamado da qualidade da alimentação e da redução da quantidade de dias fora da penitenciária para quem está enquadrado no regime semiaberto.

Histórico

Dois incidentes aconteceram na penitenciária em setembro do ano passado. No dia 28, um detento foi morto por um companheiro de cela. Dois dias antes, dois presos fugiram usando uma teresa - corda feita com lençois. Os fugitivos deixaram a penitenciária acessando o telhado, mas foram recapturados meia hora mais tarde, pelos próprios agentes.

O Centro de Detenção Provisória (CDP), que fica próximo à PEM, já enfrentou uma manifestação dos presos há cerca de um ano. Segundo Brasil, todos os presos começaram a bater nas grades das celas, produzindo um grande barulho, mas sem deflagrar uma rebelião. O CDP foi inaugurado em 2008. Fonte: Jornal de Maringá, reportagem de Marcus Ayres

Motim na PEM acabou, agente liberado

O motim organizado por presos na PEM - Penitenciária Estadual de Maringá na manhã de hoje (29) terminou por volta das 15 horas, com a chegada do Juiz e promotoria da VEP os presos entregaram os estoques para a Polícia Militar e agentes penitenciários e liberaram o agente penitenciário que foi feito de réfem, graças a Deus o meu amigo está bem apenas com o trauma.

A rotina da PEM agora foi restabelecido e parabenizo a condução dos trabalhos das autoridades envolvidas durante a negociação.

Presos fazem rebelião e mantêm refém na Penitenciária Estadual de Maringá

Segundo o Sindarspen, o refém é um agente penitenciário, que vigiava os presos quando o motim começou. Esta é a primeira rebelião da PEM, construída há 14 anos

A Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) está enfrentando uma rebelião na manhã desta quinta-feira (29). Segundo o diretor financeiro do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Vilson Brasil, o problema acontece no setor onde os presos trabalham, que não é o maior da penitenciária. Um agente, cujo nome não foi divulgado, é mantido refém. “Os presos estão usando algum objeto pontiagudo para mantê-lo lá.”

De acordo com a RPC TV Cultura, que está no local, cerca de 20 presos participam da rebelião. Os detentos estariam exigindo a presença de um juiz para fazer as reivindicações.

Brasil acrescenta que a PEM nunca tinha passado por uma rebelião desde que foi inaugurada, há 14 anos. Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM) tem 60 celas, com capacidade para seis presos cada, totalizando 360 vagas, para presos de regime fechado. Ela fica no limite entre os municípios de Maringá e Paiçandu e é considerada de segurança máxima. De acordo com o diretor financeiro do Sindarspen, a PEM não está superlotada, embora esteja com a capacidade máxima de presos preenchida. Ele diz ainda que o refém trabalha na PEM desde a inauguração.

O oficial de comunicação social do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente Alexandro Marcolino Gomes, informa que policiais foram para o local. No entanto, a intervenção da PM dependerá da autorização da diretoria da PEM.

Histórico

Dois incidentes aconteceram na penitenciária em setembro do ano passado. No dia 28, um detento foi morto por um companheiro de cela. Dois dias antes, dois presos fugiram usando uma teresa - corda feita com lençois. Os fugitivos deixaram a penitenciária acessando o telhado, mas foram recapturados meia hora mais tarde, pelos próprios agentes.Fonte: Jornal de Maringá, reportagem de Thiago Ramari e Marcus Ayres

Rebelião na PEM

12h e 50min
Dois presos fazem frente e tem o agente penitenciário escalado na oficina (um setor de trabalho da PEM) como refém, a princípio não estão agredindo o agente e não se trata de uma ação organizada e generalizada na PEM.
Solicitam a presença do Juiz da VEP.

Agora pela manhã (por volta das 10h e 30min) presos da PEM - Penitenciária Estadual de Maringá, estão rebelados e tem um agente penitenciário como refém e um preso. Mais tarde postarei maiores detalhes. Oremos para que tudo corra bem e o agente penitenciário saia bem dessa.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Servidores fazem ato em frente ao Palácio das Araucárias

A manhã de terça-feira foi marcada por manifestações em defesa dos direitos dos servidores

Na manhã desta terça-feira (27) os servidores públicos estaduais realizaram manifestação em defesa dos seus direitos, em frente ao Palácio das Araucárias. Desde as 9h, dirigentes sindicais das entidades que compõem o Fórum dos Servidores Estaduais falaram sobre as principais bandeiras de luta da categoria. O momento também foi de comemoração dos 63 anos da APP-Sindicato, transcorrido ontem (26).

Entre as principais reivindicações destacadas pelos líderes sindicais estão o reajuste de 14,89%, sobre todas as Gratificações existentes no Poder Executivo, o reajuste geral de 5%, e a melhoria do SAS (Sistema de Atendimento à Saúde do Servidor).

Os servidores públicos empunharam faixas cobrando o compromisso assumido pelo governo sobre o reajuste das gratificações. Na última reunião de negociação do FÓRUM com o Governo, as direções sindicais foram surpreendidas com a informação de que o reajuste de 14,89% incidentes sobre as Gratificações no Poder Executivo não seria pago na forma acertada na reunião anterior. O reajuste das gratificações deveria ter ocorrido ainda no mês de março.

Leia mais >>

Requião reúne bancada e diz que não apoia Pessuti

Furioso com as mudanças feitas por Pessuti nos primeiro e segundo escalões da administração estadual, o ex-governador afirmou que não apoiará a candidatura do sucessor ao governo nas eleições de outubro

Requião: ex-governador está irritado com mudanças no governo. Foto: Jonas Oliveira

O ex-governador Roberto Requião (PMDB) se reuniu pela primeira vez ontem com a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa desde que deixou o cargo, no início de abril, para disputar uma vaga no Senado. E já nesse primeiro encontro Requião partiu para o ataque contra seu sucessor, o governador Orlando Pessuti (PMDB). Furioso com as mudanças feitas por Pessuti nos primeiro e segundo escalões da administração estadual, o ex-governador afirmou que não apoiará a candidatura do sucessor ao governo nas eleições de outubro.

Segundo parlamentares presentes ao encontro, Requião não indicou se apoiará algum dos outros dois pré-candidatos colocados na disputa – o senador Osmar Dias (PDT) e o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). A tendência é que ele se dedique exclusivamente à sua própria candidatura ao Senado, liberando seus aliados no PMDB a apoiarem quem quiser.

Leia mais >>

Em abril violento, Sesp anuncia aumento de efetivo em Londrina

Ônibus incendiado em Ibiporã é o quarto queimado na região de Londrina - Foto:Roberto Custódio

Ônibus incendiado em Ibiporã é o quarto queimado na região de Londrina

Secretário da Segurança não informou, entretanto, a quantidade de policiais nem detalhes sobre remanejamento até que efetivo seja aumentado. Nesta terça-feira, mais um ônibus foi queimado na região

No mesmo dia em que mais um ônibus do transporte coletivo da região de Londrina foi incendiado e no mês em que a cidade sofreu uma onda de violência, o secretário estadual de Segurança, coronel Aramis Linhares Serpa, veio à cidade, sem avisar, e anunciou medidas para aumentar a segurança na cidade. A principal delas foi o aumento do efetivo da Polícia Militar (PM) a partir do dia 1º de junho. O secretário anunciou ainda o reforço na equipe de investigadores da Polícia Civil e remanejamento interno na PM, enquanto o efetivo não é aumentado.

Os detalhes das medidas ainda não foram anunciados como, por exemplo, o remanejamento interno de PMs. Não há data e nem informações de onde os policiais serão remanejados. “O governador [Orlando Pessutti] está muito preocupado com segurança pública. Ele nos deu aceno positivo para implementarmos mudanças. Não podemos continuar fazendo mais o mesmo. Temos que inovar”, declarou o coronel Serpa, durante passagem pela Câmara de Vereadores de Londrina, no início da tarde desta terça-feira (27). Logo em seguida, ele foi a uma audiência pública realizada na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). O coronel negou que a vinda a Londrina tenha relação com os atos de violência dos últimos dias.

Leia mais >>

Veículo usado em ataque era clonado, diz chefe de polícia paraguaio

O chefe de polícia da cidade de Pedro Juan Caballero, o comissário Francisco González, informou à Folha nesta terça-feira que o carro utlizado no atentado ao senador liberal Roberto Acevedo era de origem brasileira, com placa de São Paulo, e era um veículo clonado.

"Já sabemos que o modelo Ford Ranger, com placa de São Paulo-SP, é um veículo clonado. A Polícia Civil de São Paulo nos informou que há outro carro circulando no Brasil com a mesma placa", disse González.

Daniel Figueredo/Reuters
Carro supostamente utilizado em ataque a senador liberal no Paraguai; segundo promotora, veículo é de fabricação brasileira

O comissário disse ainda que, na noite de ontem, o ministro do Interior, Rafael Filizola, esteve na cidade e pediu que o inquérito seja conduzido com rapidez.

"Filizola também deu instruções à polícia para garantir a segurança do senador enquanto ele estiver internado no hospital em Pedro Juan Caballero", informou o chefe de polícia.

Sobre as investigações, González afirmou que "estão a cargo da Justiça", mas disse que todos os esforços da polícia nacional estão voltados para a rápida solução do caso.

Indagado acerca de uma possível ligação com a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital), González afirmou tratar-se de uma "hipótese".

"Não se pode adiantar nada ainda sobre a conexão com o PCC, mas neste momento não estamos descartando essa possibilidade", disse.

Narcotráfico

Para o senador Acevedo, sobrevivente do atentado que deixou dois funcionários mortos, a responsabilidade do ataque recai sobre a máfia do narcotráfico que domina a fronteira entre Paraguai e Brasil.

"Os responsáveis são narcotraficantes paraguaios associados com os brasileiros. Eles estão infiltrados na sociedade e são donos da vida e da morte. Eu me salvei por um milagre", disse Acevedo à imprensa.

Daniel Figueredo/ReutersO senador Robert Acevedo, alvo de ataque no Paraguai; segundo ministério do Interior, não há provas de envolvimento do PCC

Leia mais >>

ONG propõe esterilização de drogados na Grã-Bretanha

Entidade americana está trazendo a ideia para a Grã-Bretanha.

PSB retira candidatura de Ciro da disputa presidencial

A Executiva Nacional do PSB decidiu nesta terça-feira por 20 votos a 7 desistir da candidatura presidencial de do deputado federal Ciro Gomes (CE). Em uma reunião tensa, em que integrantes da legenda acusaram a direção do partido de ser subserviente ao PT, o PSB avaliou que se enfraqueceria nos Estados caso mantivesse a candidatura presidencial.

Leia a nota de Ciro Gomes sobre a decisão do PSB que retirou sua pré-candidatura
Ciro diz que decisão do PSB de não disputar Presidência é erro tático e que obedecerá
Leia íntegra da nota do PSB sobre a retirada da pré-candidatura de Ciro

Na terça, o PSB se encontra com o PT para tratar da aliança, que deve ser formalizada em encontro nacional da legenda, em 17 de maio.

Ainda nesta terça-feira, a cúpula do PSB embarca para o Rio de Janeiro para se encontrar com Ciro Gomes e comunicá-lo oficialmente da decisão.

"Foi quase uma escolha de Sofia. Ou levar à degola vários candidatos ao governo e ao Senado ou ter a candidatura própria", afirmou Eduardo Campos, governador de Pernambuco e presidente do PSB, par quem o apoio a Dilma é o caminho natural da legenda.

Leia mais >>

Servidores estaduais fazem mobilização por reajuste no Centro Cívico

Discursos sobre as reivindicações da categotia marcaram a mobilização dos servidores estaduais - Foto: Priscila Forone/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Representantes dos 14 sindicatos que integram o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) participam do ato em frente ao Palácio das Araucárias

Representantes dos 14 sindicatos que integram o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) - órgão que reúne entidades trabalhistas dos servidores públicos estaduais - fazem mobilização em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, na manhã desta terça-feira. O ato começou por volta das 9 horas e reunia cerca de mil pessoas, de acordo com a coordenação do Fórum.

A Polícia Militar e a Casa Militar do governo do estado informaram que não tinham estimativa sobre o número de pessoas que participavam da mobilização.

Uma das principais reivindicações dos servidores é a antecipação do reajuste de 5% para o mês de abril. O governo do estado pretende aplicar o aumento a partir de maio.

Os sindicatos querem também que as pessoas que foram aprovadas em concursos públicos do estado sejam chamadas. “Temos quase 50 mil pessoas aprovadas e elas precisam começar a trabalhar”, argumentou Heitor Rubens Raimundo, um dos coordenadores do FES e membro do Sindi/Seab (Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e afins) – uma das entidades que compõem o fórum.

Outra questão é o pedido de reajuste salarial de 14,9% sobre as gratificações. O pedido é para que o aumento seja pago retroativo ao mês de março. “O governo do estado havia se comprometido a pagar o reajuste desde março. Vamos cobrar o que nos foi prometido”, disse o coordenador do FES.

Leia mais >>

EM CONTENDA, BETO RICHA PEDE MAIS APOIO A PRODUTORES RURAIS

O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, defendeu a modernização dos órgãos de apoio ao agronegócio, para a oferta de melhores serviços e produtos aos agricultores paranaenses, durante encontro com lideranças empresariais e partidárias de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. “Todos sabemos da necessidade de oferecer apoio técnico, especialmente, aos pequenos produtores rurais. A agricultura e a pecuária são a base da nossa economia. Quando esses setores vão bem, os resultados refletem em todos os demais setores da economia”, afirmou Richa. “Por isso, é importante estruturar melhor os órgãos de governo de apoio aos produtores rurais, seja na oferta de consultorias especializadas ou no desenvolvimento de programas de qualificação profissional.”

Leia mais >>

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fronteira bélica

O Paraná é a principal rota do tráfico de armas do país. Arsenal entra no Brasil pela Ponte da Amizade, rio e Lago de Itaipu

As brechas existentes na fiscalização dos 170 quilômetros do Lago de Itaipu, entre Foz do Iguaçu e Guaíra, fazem do Paraná a principal rota do tráfico de armas e munições de todo o Brasil. Por ser uma porta de entrada de pistolas, cartuchos e fuzis, o estado contabiliza apreensões expressivas. Somente no ano passado, a Polícia Federal (PF) retirou de circulação 19.543 munições e 169 armas dos mais diversos calibres em todo o Paraná, o maior índice do país. Neste ano, a cena repete-se: no primeiro trimestre, a PF interceptou 8.846 munições, quase metade do total retido em 2009.

Segundo a PF, 95% das armas de grosso calibre usadas por organizações criminosas brasileiras entram no Brasil pelas fronteiras. Outros 5% são obtidos por meio de assaltos a quartéis e empresas de segurança, comuns no Rio de Janeiro. “Quando a gente aperta o cerco nas fronteiras, as quadrilhas procuraram aproveitar uma fragilidade nos quartéis e roubar armas”, afirma o delegado da Divisão de Combate ao Tráfico Ilícito de Armas da PF (Darmi), Reniton Serra.

Leia mais >>

Fim da multa pode “vitaminar” candidatura de Pessuti

CCJ do Senado deve votar na quarta-feira projeto de resolução que livra o PR da cobrança por dívida do banco

O governador Orlando Pessuti (PMDB) pode contabilizar nesta semana valiosos frutos eleitorais para suas futuras pretensões políticas. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) promete analisar o projeto de resolução 24/2008 que livra o Paraná da multa mensal de R$ 7 milhões herdada do processo de privatização do Banestado. O relator do caso na CCJ, senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM/BA), que em maio do ano passado se manifestou pela inconstitucionalidade da proposta, comprometeu-se a mudar seu parecer e favorecer o Paraná.

A mudança no relatório de ACM é fruto de um esforço conjunto de Pessuti e do senador Osmar Dias (PDT), que elaborou o projeto de resolução em conjunto com técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Leia mais >>

Deputado Wilson Quinteiro visita Igrejas da Assembleia de Deus em Maringá

Neste domingo (25) estive visitando algumas igrejas da Assembléia de Deus em Maringá juntamente com o meu amigo e deputado estadual Wilson Quinteiro, fomos recebidos com alegria e carinho pelos irmãos e irmãs; Foi mais uma oportunidade que o deputado teve de agradecer as orações dos irmãos e apoio que tem recebido, Wilson Quinteiro também agradeceu a toda liderança da igreja na pessoa do Pastor Robson Brito, presidente da igreja e dos pastores das igrejas visitadas.

Na AD da Vila Nova, dirigida pelo presbítero Sergio Ribeiro e o nobre pastor Valdemar Ribeiro, assim como na AD do Jardim Universo, dirigida pelo evangelista Valmir Alves a nossa comunidade estava em festa celebrando mais uma confraternização de jovens e de senhoras deixo aqui os meus parabéns a organização destes trabalhos na pessoa de seus pastores e da liderança.

Na AD do Tarumã fomos recepcionados pelo seu dirigente o presbítero Rubens Betoni e na AD do Itaipu pelo pastor José Maria que dirige aquela amada igreja, a todos os nossos agradecimentos pelas orações e encorajamento e confiança.

domingo, 25 de abril de 2010

Reabrindo o Caminho de Abraão

"Precisamos de projetos que mostrem que somos todos irmãos. Procurei a história mais poderosa sobre a unidade entre povos - para mim, é a de Abraão. Mas não basta contar uma história, ela precisa ser vivida."

William Ury, especialista em técnicas de negociação.



A guerra no Iraque e o atentado contra as Torres Gêmeas despertaram no antropólogo americano William Ury um projeto ambicioso: mostrar que o que une as pessoas é muito mais forte do que o que as separa. Inspirado na figura de Abraão, o patriarca das três religiões monoteístas - Judaísmo, Cristianismo e Islamismo - ele criou o Caminho de Abraão, uma rota de 1.200 quilômetros entre Urfa, na Turquia, e Hebron, na Cisjordânia, que atravessa países divididos por inimizades históricas. "Precisamos de projetos que mostrem que somos todos irmãos", explica.

Paisagens deslumbrantes, lugares sagrados, descampados, calor insuportável, nada desanimou este ex-consultor de Bill Clinton, hoje diretor em Harvard, que passou 30 anos estudando conflitos. De cafezinho em cafezinho, Ury conseguiu reunir US$ 700 milhões, em países como Alemanha, EUA e Arábia Saudita. No Brasil, entre outros, teve apoio das famílias Feffer e Schahin. Para promover a ideia, Ury deve estar em São Paulo no domingo que vem, quando sua ONG Caminho de Abraão realiza a segunda edição da Corrida da Amizade.

Como surgiu essa ideia?
Em 2003, depois do 11 de Setembro e da Guerra do Iraque, vi que as famílias estavam sendo divididas. E pensei em um projeto que unisse de novo as pessoas. Veio-me a história da jornada de Abraão há 4000 anos. A ideia é retraçar seus passos, a exemplo do que se faz com Santiago de Compostela.

O que espera com isso?
Reconectar a família humana. Procurei a história mais poderosa sobre a unidade entre povos - para mim, é a de Abraão. Mas não basta contar uma história, ela precisa ser vivida. Nas aldeias por onde Abraão passou estão vivos os seus valores, de gentileza, amizade e hospitalidade.

Leia mais >>

Moradores protestam no Parque Grevíleas, em Maringá

Eles querem que uma rua do bairro seja asfaltada, mas segundo a prefeitura a área é particular e depende do dono fazer o loteamento.

Droga compromete reabilitação

Dependência química limita aprendizado de jovens em conflito com a lei e torna recuperação mais difícil

O uso precoce de drogas e os problemas de aprendizagem comprometem a recuperação de adolescentes em conflito com a lei. Com dificuldades de concentração e déficit cognitivo provocado pelos entorpecentes, jovens de até 18 anos não conseguem frequentar a escola e cumprir as medidas socioeducativas estabelecidas pela Justiça.

O diagnóstico é comum em meninos e meninas atendidos pelos programas socioeducativos Liberdade Assistida (LA) e Pres­tação de Serviço à Comunidade (PSC). Os adolescentes inscritos nestes programas têm de 12 a 18 anos, cometeram atos infracionais, mas cumprem pena em liberdade por determinação da Justiça, ao invés de ficarem internados em centros de socioeducação.

Frequentar obrigatoriamente a escola, prestar serviços a instituições públicas e ser acompanhado por uma equipe de psicólogos, assistentes sociais e educadores são algumas das atividades estabelecidas pelos dois programas. No entanto, na prática, o propósito de aproximá-los da sociedade nem sempre dá certo porque boa parte ainda usa drogas. Assim, eles acabam abandonando a escola ou frequentam irregularmente as aulas por apresentarem dificuldades de aprendizagem relacionadas à concentração, cálculos e interpretação.

Em Cascavel, pelo menos 40% dos adolescentes dos programas LA e PSC declaram-se usuários de drogas. Na avaliação da coordenadora dos programas, Marizete de Fátima Rodrigues, a dependência química é fator que atrapalha a recuperação. “O fato de o adolescente ser usuário implica em 100% na recuperação. O uso do entorpecente faz com que ele não consiga ficar quatro horas em um curso”, diz.

Na análise do psicólogo Cristiano de Souza, que atende os jovens pelo programa em Cascavel, a evasão escolar precoce também acaba facilitando a inserção do adolescente no crime. “Isso acaba sendo um facilitador para ele reincidir”, afirma.

Leia mais >>

Irregularidades na Assembleia levam 10 para a prisão

Ex-homem forte da Assembleia, Abib Miguel tinha máquina de triturar documentos em casa. Claudio Marques foi detido com R$ 200 mil e seis armas

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) desencadeou nesta sábado (24) a Operação Ectoplasma I, para cumprir nove mandados de busca e apreensão e dez de prisão de pessoas envolvidas em irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná. Foram presos três ex-diretores da Casa – Abib Miguel (diretor geral), José Ary Nassiff (diretor administrativo) e Claudio Marques da Silva (diretor de pessoal) –, e mais sete pessoas. Novas prisões podem ocorrer nesta semana.

Os diretores foram afastados após o início da série de reportagens “Diários Secretos”, da Gazeta do Povo e da RPC TV, em 15 de março passado. Os mandados foram expedidos pelo juiz Aldear Sternardt, da Vara de Inquéritos Policiais de Curitiba, a pedido do Ministério Público, que fundamentou a ação nos indícios dos crimes de formação de quadrillha para falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e peculato (desvio de dinheiro praticado por funcionário público). O juiz decretou segredo de Justiça para o processo.

Leia mais >>

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vinde a eles as criancinhas?

As sucessivas denúncias de pedofilia e abuso sexual cometidos por sacerdotes e acobertados por bispos e cardeais envergonham a Igreja Católica e abalam a fé de inúmeros fiéis.

No caso da Irlanda, onde mais de 2 mil crianças entregues aos cuidados de internatos religiosos foram vítimas da prática criminosa de assédio sexual, o papa Bento XVI divulgou documento em que pede perdão em nome da Igreja, repudia como abominável o que ocorreu e exige indenização às vítimas.

Faltou ao pontífice determinar punições da Igreja aos culpados, ainda que tenha consentido em submetê-los às leis civis. O clamor das vítimas e de suas famílias exige que a Santa Sé aja com rigor: suspensão imediata do ministério sacerdotal, afastamento das atividades pastorais e sujeição às leis civis que punem tais práticas hediondas.

A crescente laicização da sociedade europeia reduz drasticamente o número de fiéis católicos e a freqüência à igreja. O catolicismo europeu, atrelado a uma espiritualidade moralista e a uma teologia acadêmica, afastado do mundo dos pobres e imbuído de um saudosismo ultramontano que o faz ignorar o Concilio Vaticano II, perde sempre mais o entusiasmo evangélico e a ousadia profética.

Leia mais >>

Os 10 mais de Classificação de países por perseguição

Fonte:Portas Abertas

Assembleia de alunos da USP decide destruir câmeras de vigilância; DCE desaprova medida

Uma assembleia de estudantes da USP (Universidade de São Paulo) decidiu destruir as câmeras de segurança implantadas no campus. Na última gestão, da reitora Suely Vilela, foram instalados 85 equipamentos para a vigilância, com custo de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

O texto publicado no site do DCE (Diretório Central dos Estudantes) diz: "A assembléia dos estudantes da USP aprova a iniciativa dos estudantes, organizados ou individualmente, de destruir ou inviabilizar o funcionamento das câmeras espalhadas pelo campus".

Mas, de acordo com Bárbara Vallejos, uma das diretoras do DCE, a medida não tem aprovação da gestão da entidade que representa os universitários. "A assembleia acabou se estendendo até muito tarde e houve um comportamento antidemocrático. A medida passou com a votação de poucos estudantes. A diretoria do DCE foi contra essa proposta", diz.

A reunião ocorreu no último dia 8 de abril, no prédio da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Segundo Bárbara, a assembleia avançou além das 23h, horário em que estava esvaziada – já que muitos tiveram de abandoná-la para retornar para suas casas.

Leia mais >>

Após conversa com Pastor Marcos Pereira, homem que pichou o Cristo Redentor se entrega a polícia

O pintor de paredes Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, confessou ter pichado a estátua do Cristo Redentor, na noite de 14 de abril, e afirmou que vai se entregar à polícia na próxima segunda-feira (26).

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
A confirmação foi feita nesta quarta-feira (21) pelo pastor Marcos Pereira da Silva, que realiza trabalhos de evangelização em favelas, e a quem o pintor procurou para pedir apoio.

Segundo o dirigente da Igreja Assembléia de Deus dos Últimos Dias, seu advogado, Alexandre Magalhães, procurou a titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal e ficou acertado que Paulo se apresentará na segunda-feira (26).

“Ele está arrependido e isso deve ser levado em consideração”, acredita o pastor. Paulo está escondido na casa de um amigo, temendo sofrer algum tipo de hostilidade.

Leia mais >>

Silas Malafaia muda nome da Assembleia de Deus da Penha

Segundo o site Ogalileo as igrejas Assembleia de Deus da Penha mudarão o nome. A partir do próximo mês, elas passarão a se chamar Assembleia de Deus Vitória em Cristo, o mesmo nome do Ministério do Pr. Silas Malafaia.

Conversamos com o Pr. Paulo Vieira, auxiliar da Assembleia de Deus da Penha, que nos explicou a mudança.

‘Hoje existem mais de 80 igrejas espalhadas pelo RJ em diferentes bairros, e fica estranho uma Assembleia de Deus da Penha, no bairro da Barra da Tijuca, por exemplo, ou em qualquer outra região do Estado ou até mesmo do país’, declarou o Pr. Paulo.

Por este motivo, seguindo o estatuto da Igreja, foi sugerida a alteração do nome na última terça (20) em Assembleia Geral presidida pelo Pr. Silas Malafaia, na sede da ADPenha, que contou com a presença dos membros da igreja, presbíteros, pastores e os dirigentes de todas as filiais que por unanimidade aceitaram a mudança.

Leia mais >>

Ainda tem mais mudanças - Comando do porto deve mudar

Na gestão de Roberto Requião, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) enfrentou crises e críticas, principalmente quando era ocupada pelo irmão do ex-governador, Eduardo. Orlando Pessuti estuda uma mudança na direção do porto, mas a confirmação deve ficar para a próxima semana. No governo é dada como certa a saída de Daniel Lúcio de Oliveira de Souza para a entrada de Mário Lobo.

“Como eu já trabalhei lá, acho natual que meu nome seja lembrado. Mas não há nada oficial sobre isso”, explica Lobo, diretor de finanças e patrimônio da Paranaprevidência.

O governador estuda ainda a criação da Secretaria Especial da Copa do Mundo, que tem o nome do vereador Algaci Túlio (PMDB) como o mais cotado para a vaga.

A nova secretaria seria uma tentativa de Pessutti manter o controle dos preparativos de Curitiba receber jogos da Copa do Mundo de 2014, projeto no qual o governador empenhou-se pessoalmente quando era o vice. Pessuti pretende nomear alguém de confiança para substituí-lo no posto. “Houve uma conversa com o governador neste sentido, mas nada está certo”, explicou Algaci. (Ainda tem maisComando do porto deve mudar

Leia mais >>

Em 23 dias no governo, Pessuti já trocou 14 secretários

Governador exonera aliados de Requião para imprimir estilo próprio à frente do estado de olho na eleição de outubro

Desde que assumiu o governo em 1.º do abril, Orlando Pessuti já trocou o comando de 14 das 31 secretarias estaduais. Apesar da promessa de dar continuidade às políticas públicas implantadas por Roberto Requião, Pessuti em 23 dias como governador tenta imprimir estilo próprio à frente do Palácio Iguaçu. De olho na eleição de outubro – o peemedebista concorre a releição, Pessuti exonerou aliados de Requião, em uma tentativa de desvincular seu governo do seu antecessor. As mudanças irritaram o ex-governador, que ameaçou tirar o apoio à candidatura de Pessuti.

Na última segunda-feira, Requião reproduziu em seu Twitter a frase: “Quem assistiu seu discurso de 31 de março e vê as ações do atual governador não encontrará outra palavra senão a de traição.”

As mudanças que irritaram o ex-governador foram as na Secretaria de Segurança Pública e de Comunicação Social. Luiz Fernando Delazari e Benedito Pires foram exonerados para dar lugar ao coronel Aramis Linhares Serpa e a Ricardo Cansian.

Leia mais >>

Mutirão Carcerário liberta 1,1 mil no Paraná

O Mutirão Carcerário já libertou 1.120 pessoas no Paraná desde o dia 22 de fevereiro, quando os trabalhos tiveram início no estado. O número representa 3% do total de 37 mil detentos em penitenciárias e delegacias do estado, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até agora, 11,7 mil processos de presos foram revisados, o que gerou a concessão de 1,8 mil benefícios, entre alvarás de liberdade e progressões de pena.

O Mutirão é um programa do CNJ que já analisou mais de 116 mil processos de detentos em todo o Brasil, gerando mais de 35 mil benefícios, sendo 21 mil liberdades. No Paraná, os trabalhos vão até o dia 14 de maio.

Leia mais >>

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Beto Richa na estrada e contruindo plano de governo

Depois da maratona pelo Norte Pioneiro, na semana passada, Beto Richa (PSDB) volta à estrada para uma viagem a 21 municípios do Noroeste, a partir de Xambrê, no dia 28.

O roteiro terminará em Umuarama, no dia 30, onde o PSDB e o Instituto Teotônio Vilela promoverão uma audiência pública para discutir Plano de Governo. “Estamos fazendo uma caminhada por todo o Paraná para construir um amplo projeto de desenvolvimento social e econômico sustentável, que contemplará todas as regiões do Estado”, diz Richa.“Nossa relação é de confiança com a população do Paraná, respeitando o sagrado direito do cidadão de decidir sobre seu futuro.”

Brasileiro surpreende e desbanca queniano na Prova Rústica Tiradentes

Foto: PMM

Tendo estrangeiros como favoritos, ao menos o vencedor e o segundo colocado masculinos são brasileiros. Já na prova feminina, a atleta brasileira mais bem colocada chegou na terceira posição

O resultado da Prova Rústica Tiradentes desta quarta-feira (21) surpreendeu os organizadores. Tendo estrangeiros como favoritos, ao menos o vencedor e o segundo colocado da categoria masculina são brasileiros. Já na prova feminina, a atleta brasileira mais bem colocada chegou na terceira posição. Ao todo, a prova reuniu 4.610 atletas nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e adulto. Deste total, 3.546 disputaram a prova principal.

Paulo Alves dos Santos foi o grande vencedor da categoria masculina, seguido por Paulo Roberto de Almeida e pelo queniano Mark Korir, grande favorito na competição. O resultado surpreendeu. “Os quatro primeiros fizeram a prova todos juntos. Até o oitavo quilômetros, quando o Paulo saiu na frente. Foi uma prova muito disputada”, avaliou o coordenador da competição, Jorge Inocente.

Leia mais >>

Polícia encontra "lançador de celular" ao lado de cadeia

Artefato encontrado ao lado da penitenciária de Avaré se parece com um conjunto de arco e flecha

A polícia encontrou uma espécie de "lançador de celular", que supostamente seria usado para arremessar aparelhos telefônicos para dentro da penitenciária de Avaré, no interior de São Paulo. O artefato encontrado na terça-feira (20) se parece com um conjunto de arco e flecha, e estava abandonado no Horto Florestal.

A Polícia Civil suspeita que o lançador servisse também para enviar outros objetos pequenos para dentro do presídio. O equipamento com pouco mais de um metro foi feito com cano de ferro e elásticos que facilitariam o arremesso de objetos. Fonte: Agência Estado

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Comunicação com os mortos - Por Pr Natanael Rinaldi

Ao falar do valor da alma, acima do valor do corpo, Jesus declarou: “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e corpo” (ACF) (Mt 10.28).

Ora, se devemos ter cuidado com o nosso corpo, procurando sempre, quando enfermos, o melhor médico de que dispomos, não deveríamos, com muito mais atenção, cuidar da nossa alma que sobrevive à morte do corpo? Mas não é isso que tem acontecido. A maioria das pessoas não se importa com o que possa acontecer com a sua alma depois da morte. Assim, adotam certas crenças que as levarão a perder suas almas e seus corpos na geena eterna (Ap 20.15).

Evocação de mortos

Uma prática muito difundida no Brasil é a mediunidade, ou seja, a suposta comunicação entre mortos e vivos por meio de um médium. Essa doutrina é ensinada por Allan Kardec, conhecido como o codificador do Espiritismo. Os que não admitem essa doutrina declaram que, na verdade, não se trata de espíritos de mortos que se comunicam com os médiuns, mas, sim, espíritos demoníacos que se manifestam nas sessões em que se evocam os espíritos.

Leia mais >>