Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 17 de abril de 2010

“Reacender a esperança do Norte Pioneiro é desafio do próximo governo”, diz Beto Richa

Com audiência pública em jacarezinho, pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado encerrou viagem a 22 municípios do Norte Pioneiro. Região destacou problemas de saúde, segurança e oportunidades para os jovens.

Após quatro dias e encontros com moradores e lideranças políticas em 22 cidades, o pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa, encerrou na manhã deste sábado (17), em Jacarezinho, sua viagem ao Norte Pioneiro para discutir idéias e propostas de um Plano de Governo para o Paraná. Uma audiência pública organizada pelo Instituto Teotônio Vilela e pelo PSDB reuniu 400 pessoas no espaço CAT, centro de Jacarezinho.

“Nos últimos dias, nesta maratona pelo Norte Pioneiro, vi que os paranaenses querem ser agentes das escolhas que definem a vida e o destino de suas famílias”, disse Beto. “Os técnicos e especialistas podem estabelecer as linhas gerais de ação, mas ninguém melhor que a população de cada cidade e de cada região para nos dizer de seus anseios e necessidades.”


Antes da audiência, Beto tomou café da manhã com Dom Fernando José Penteado, bispo diocesano de Jacarezinho e reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Dom Fernando ressaltou a importância da formação dos jovens e lembrou a necessidade do funcionamento adequado do Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, para que a universidade possa ampliar sua oferta de cursos, inclusive com o curso de Medicina.

Na sexta-feira, em Guapirama, Beto se reuniu com 100 pessoas na Câmara Municipal. O prefeito Edui Goncalves (PMDB) lembrou que o município tem problemas como desemprego, falta de pavimentação nas estradas rurais e saneamento. “São necessidades emergenciais, que afugentam os investimentos”, disse Gonçalves.

Saúde e segurança

Em Santo Antônio da Platina, moradores e lideranças destacaram a necessidade de construcão de uma unidade prisional no Norte Pioneiro. “Recentemente, houve uma rebelião. As delegacias estão superlotadas e os presos, em condições subumanas. Nossa delegacia, por exemplo, tem 118 presos e apenas 32 vagas”, relatou o vereador Chiquinho Net (PPS). A instalação de uma unidade de quimioterapia e radioterapia no Hospital Regional é outra reivindicação da cidade.

A saúde também foi citada em Joaquim Távora. “O Hospital Regional de Santo Antonio da Platina funciona precariamente, é nosso maior problema”, informou o vereador Benedito Azarias (PR), presidente da Câmara Municipal. Na cidade, Beto visitou a unidade de producão da Frangos Pioneiro, dos empresarios Paulo Cesar Thibes e Tarcizo Messias dos Santos. E lembrou, ao lado do prefeito Cláudio Revelino, que seu pai, o ex-governador José Richa, estudou no município, no Colégio Miguel Dias.

Em Quatiguá, a vereadora Beatriz David Filipe contou que o número de policiais militares no município encolheu de nove para quatro em oito anos. Em Carlópolis, na comunidade de São Roque do Pinhal, Beto visitou a casa onde viveu seu avô paterno, Assad Kalil Richa, pai do ex-governador José Richa. Beto encontrou a aposentada Madalena Ferreira de Oliveira, 73 anos, que foi amiga de infância de Jose Richa. “Tenho vontade de chorar”, confessou Madalena. “Para nós é uma alegria e uma honra receber o Beto aqui.”


No município de Ribeirão Claro, o prefeito Geraldo Maurício de Araújo (PV) e o vereador Carlos Henrique Molini (PPS), presidente da Câmara de Vereadores, descreveram o potencial turístico da região. “Temos uma potencial incrível, só precisamos de apoio”, disse Molini.

Para Beto, os governantes devem estar ao lado da população. “Reacender a esperança do Norte Pioneiro por dias melhores e construir as condições para que seus cidadãos tenham as oportunidades é o primeiro de muitos desafios que esperam solução do futuro governo”, afirmou Beto.

Nenhum comentário: