Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Perguntas sem respostas na Super Interessante

A reportagem de capa da revista Super Interessante sobre os 100 anos do nascimento de Chico Xavier causa indignação, em primeiro lugar pela posição editorial de uma revista que se diz "científica" porque a vários dezembros a revista veicula matérias de capa para tecer críticas aqueles que creem num Jesus Cristo 100% homem e 100% Deus.

Em segundo lugar porque já na introdução o texto que vai assinado por Gisela Blanco e Pedro Leopoldo é arrogante, pretencioso, e mentiroso vejam só: "Há 100 anos nascia o homem que faria brasileiros de todos os credos acreditar na vida após a morte" é brincadeira os basileiros em sua maioria são cristãos e uma doutrina básica do cristianismo é a vida eterna, o que dá grande destaque a vida após a morte em função dos inúmeros textos presentes no Primeiro e Segundo Testamentos da Bíblia Sagrada e dos ensinamentos de Jesus Cristo, ora é brincar com os leitores mais informados e críticos além de colocar como "verdade" uma "mentira" para o leitor que forma sua opinião, a partir da reportagem.

Como o próprio editorial da Super afirma que "nos damos o direito de fazer perguntas" ressalto alguns pontos que a reportagem não explica ou "deixa no ar" e não aprofunda e de forma respeitosa com quem acredita reproduzo aqui, sobre os meus questionamentos quanto a "reeencarnação" e a "invocação de mortos" reproduzirei alguns artigos e textos nesta semana:

1º Os funcionários que trabalhavam com Chico Xavier faziam entrevistas que duravam em média 10 minutos e nestas entrevistas pegavam uma série de detalhes dos mortos dos familiares; "Funcionários do centro espírita iam à fila pegar detalhes dos mortos..."

2º O plágio que Chico Xavier teria feito da obra do filósifo Ernest Renan

"Ao norte, os barrancos cobertos de neve do Hermon se recortam em linhas brancas no céu; a oeste, os planaltos ondulados da Gaulonítida e da Pereia." Vida de Jesus, do filósofo Ernest Renan

"Ao norte, as eminências nervosas do Hermon figuravam-se em linhas alegres e brancas, divisando-se ao ocidente as alevantadas planícies da Gaulanítida e da Pereia" Há Dois Mil Anos, de Chico Xavier

3º Em 1939 cientistas russos queriam fazer uma investigação científica sobre os "seus poderes, Chico Xavier se recusou dizendo que seu guia Emanuel não permitia

4º As sessões cheias de efeitos especiais em que Chico Xavier "recebia os espíritos" e que ele "materializava pessoas mortas"; lei o que a reportagem relata "Pra começar, um médium sentado em frente a uma cortina, a cerca de 10 metros dos espectadores. Luzes coloridas surgiriam detrás do pano. Um cheiro de éter encheria a sala. Lentamente, vultos brancos apareceriam - os médiuns explicavam que eram espíritos que haviam se materializado." mas a frente a reportagem admite para materializar um corpo de 70 KG cientistas calculam que seriam necessários a energia produzida por duas Usinas Hidroelétricas de Itaipu, também relata "A imprensa seguiu na cola. Em 1971, um repórter da revista Realidade, José Hamilton Ribeiro, visitou as sessões de psicografia. E denunciou: tinha truque ali. "Meu fotógrafo viu um dos assessores de Chico Xavier levantar o paletó discretamente e borrifar perfume no ar. As pessoas pensavam que o perfume vinha dos espíritos"

5º As declarações do sobrinho de Chico Xavier, Amauri Pena Xavier dadas no final da década de 50 ao jornal Diário de Minas "Aquilo que tenho escrito foi criado pela minha própria imaginação" - "Assim como tio Chico, tenho enorme facilidade para fazer versos, imitando qualquer estilo de grandes autores. Com ou sem auxílio do outro mundo, ele vai continuar escrevendo seus versos e seus livros."

Só estes cinco pontos que podemos extair de uma reportagem de capa da Super Interessante já renderiam muitas páginas para um contraditório, contudo já que esta revista é tendenciosa coloco aqui no blog alguns pontos fundamentalmente contrários a "invocação de mortos", a "reencarnação" e o uso equivocado da Bíblia Sagrada por autores espíritas.

Nenhum comentário: