Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Em Marialva, Petrobrás inaugura sua primeira usina de biodiesel na região Sul

A usina terá capacidade de produzir 127 milhões de litros do combustível por ano

A BSBios Marialva será administrada juntamente com a BSBios, do Rio Grande do Sul. A matéria-prima principal da unidade serão óleos vegetais

A Petrobrás Biocombustível inaugurou, na manhã desta sexta-feira (14), sua primeira usina de biocombustível no Sul do Brasil, em Marialva, a cerca de 20 quilômetros de Maringá. A BSBios Marialva, cuja construção levou 150 dias e custou R$ 100 milhões, será administrada conjuntamente com a empresa BSBIOS, do Rio Grande do Sul, que já tem uma unidade em Passo Fundo-RS.

A usina terá capacidade de produzir 127 milhões de litros do combustível por ano, o que representa cerca de 60% da demanda atual do estado, de 200 milhões de litros por ano. Além disso, deve gerar 120 empregos diretos. As atividades devem começar em breve, utilizando óleos vegetais como matéria-prima principal.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração o presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Soldatelli Rosseto; o diretor-superintendente da BSBios Passo Fundo, Erasmo Carlos Battistella; e o governador do Paraná, Orlando Pessuti.

Marialva foi escolhida por estar em um ponto estratégico para o transporte de combustível entre Paraná e São Paulo, que são dois dos principais consumidores de diesel no Brasil. "Marialva tem posicionamento diferenciado, com disponibilidade e facilidade no fornecimento de matéria-prima e logística eficiente para levar nossa produção aos mercados de São Paulo e Paraná", comentou Battistella.

Durante a inauguração, a BSBios Marialva anunciou o compromisso de comprar, no mínimo, 30% das oleaginosas utilizadas como matéria-prima de agricultores da região. Além disso, deve estimular a produção de canola entre os produtores rurais, como uma alternativa à soja. Para começar, a empresa plantará canola em uma propriedade própria, com 5 mil hectares.

A Petrobrás Biocombustível e a BSBios responderão, cada uma, por 50% da usina. A intenção é que a empresa já participe de leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) em julho.

"Nossa presença é estratégica. Viemos para ficar e colaborar com a região. Temos uma visão muito clara de que um dos objetivos no futuro é que 100% da matéria-prima utilizada na usina seja adquirida de produtores da região. Essa unidade será referência nacional e internacional, sob o ponto de vista de todos os critérios ambientais mais exigentes", discursou Rosseto.

A usina era de outra empresa, que entrou em recuperação judicial. Por conta disso, em 2008, a BSBios assumiu o projeto. A Petrobrás Biocombustível entrou logo em seguida. Fonte: Jornal de Maringá, reportagem de Thiago Ramari e Marcus Ayres

Nenhum comentário: