Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 27 de maio de 2010

“Redução do efetivo da PM aumenta violência”, diz Richa no Sudoeste

Próxima da fronteira com Argentina e Paraguai, região é rota de tráfico de drogas e contrabando

O aumento da violência no Estado está diretamente associado à redução de efetivos da Polícia Militar, afirmou o pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, em viagem a municípios do Sudoeste para discutir seu Plano de Governo. Até sexta-feira (28), Richa participará de reuniões nas Câmaras Municipais de 20 municípios da região.

“Nas grandes ou pequenas cidades, no meio rural e nos centros urbanos, os cidadãos são unânimes em apontar a violência como maior fator de destruição da qualidade de vida”, disse Richa em Salto do Lontra, em conversa com o prefeito Luiz Carlos Gotardi (PMDB). O Sudoeste, na fronteira com Argentina e Paraguai, é rota de tráfico de drogas e contrabando. Richa lembrou que o número de policiais civis e militares foi congelado nos últimos 20 anos, período em que a população do Paraná aumentou quase 30% e a violência cresceu de maneira alarmante. “É inadiável a ampliação dos efetivos policiais”, disse ele. “Os criminosos precisam saber que serão punidos com o rigor da lei.”

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Richa visitou as fábricas de confecções Kridges, em Ampére, e Traymon, em Santo Antônio do Sudoeste. A Kridges, que começou em um barracão, dá emprego a 800 pessoas e hoje é de um setor que tem 93 empresas apenas em Ampére. A Traymon, em Santo Antônio do Sudoeste, produz 30 mil peças de roupas por mês e emprega 240 pessoas de três municípios da região. São exemplos de que é possível criar alternativas de emprego e renda, evitando a migração para as grandes cidades.

"Não há desenvolvimento sustentável possível sem a indústria. O Paraná consolida sua agropecuária com o agronegócio e a agricultura familiar. Mas, cada vez mais, o Estado deverá compatibilizar esta vocação agrícola com a industrialização pela via da inovação tecnológica, seguindo as vocações de cada região ou município", afirmou Richa.

REUNIÕES NAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Nesta quinta-feira, Richa participou de reuniões nas Câmaras Municipais de Ampére, Pinhal de São Bento, Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul e Barracão. À noite, Richa dará a aula magna para a primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense (Unipar) do campus de Francisco Beltrão. Na sexta-feira (28), os encontros serão em Verê, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçú, Nova Prata do Iguaçú, Nova Esperança do Sudoeste e Francisco Beltrão.

Nenhum comentário: