Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Presos e funcionários do Sistema Penitenciário são vacinados contra gripe A

Nesta quinta-feira (13), detentos da Penitenciária Central do Estado receberam a dose

Todos os presos e funcionários do Sistema Penitenciário do Paraná serão vacinados contra o vírus da gripe A (H1N1), até o fim do mês. As vacinas serão aplicadas nas 26 unidades prisionais do Estado, a fim de evitar a contaminação pela doença, cujos principais sintomas, são febre alta, tosse, fadiga, semelhantes as demais gripes, porém, com riscos mais graves, caso não seja diagnosticada em tempo. Nesta quinta-feira (13), detentos da Penitenciária Central do Estado, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam a dose da vacina.

O secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga a intenção é imunizar toda a massa carcerária, para preservar a integridade física dos presos, seus familiares e servidores que atuam diretamente nas prisões. “É uma questão de cuidado com a saúde, humanização e conscientização. Implantamos nova cultura no Sistema Penitenciário, ambiente onde há uma natural aglomeração, propício para se contrair gripes e outras doenças. Então investimos na prevenção, num compromisso estabelecido com Ministério Público e com a Secretaria de Estado da Saúde”, resumiu Braga.

O diretor-clínico do Complexo Médico Penal, Carlos Alberto Peixoto Baptista, monitora todo o processo de vacinação nas unidades paranaenses. “Procedimentos preventivos da gripe A foram adotados desde ano passado, quando se criou uma barreira, seja pelo modo profilático ou de orientação”, explicou o médico. “Nenhum caso de gripe A foi diagnosticado no Sistema Penitenciário. Tivemos presos com sinais, sintomas, mas com exames laboratoriais específicos, nada foi detectado. Fonte/foto: AEN

Nenhum comentário: