Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 29 de maio de 2010

Encontro no Rio termina sem definição sobre questão nuclear do Irã

Palco involuntário das recentes respostas do Brasil às críticas americanas em relação à aproximação com o Irã, o 3º Fórum da Aliança das Civilizações chegou ao fim hoje (29), no Rio, tendo "reforçado a necessidade de encarar a diversidade global na sua urgência".

É o que disse o alto representante da ONU para a Aliança, Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal. Ele evitou comentar, porém, as divergências entre Brasil e Estados Unidos sobre o tema.

"É evidente que a Aliança não trará soluções políticas para problemas políticos. Há sempre uma enorme utopia em todo isso, situações que melhoram e que agravam. Temos que trabalhar com a realidade e esperar que o impulso faça surgirem as forças", afirmou.

Na sexta-feira, Lula havia criticado, durante o evento, "posições inflexíveis" que "ajudam a confrontação e afastam a possibilidade de paz", afirmando, em seguida, que o Brasil era credenciado a buscar um acordo de paz na questão nuclear.

As frases de Lula foram entendidas como respostas indiretas ao comentário da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Na quinta-feira, ela afirmara que Brasil e EUA tinham "sérias discordâncias" em relação ao Irã e que o fato de o Brasil ter, junto com a Turquia, levado o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a assinar um acordo para enriquecimento de urânio tornava "o mundo mais perigoso".

No fim da tarde de ontem, o ministro de Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, havia comentado que "tem muita gente decepcionada porque o diálogo produziu resultados".

Sampaio comemorou o fato de 7 mil pessoas terem se inscrito no evento, que começou na quinta-feira. "Sabíamos que o Rio é bonito, mas havia o problema da distância. Há pessoas que têm que viajar um dia inteiro para falar apenas 15 minutos. Mas foi surpreendente", disse.

O representante da ONU afirmou que o desafio do próximo Fórum, em 2011, em Doha, no Catar, será chegar a 10 mil inscrições.

Esperado para o encerramento do Fórum, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, não apareceu, sob a alegação de problemas de saúde na família. A representação do Itamaray coube à embaixadora Vera Machado.

Antes de formada a mesa de encerramento, ocorreu uma cena inusitada. Sampaio sentou-se sozinho à mesa e esperou, por alguns segundos, a chegada dos chanceleres turco, Arhmet Davutoglu, e espanhol, Miguel Moratinos, além da embaixadora brasileira. Como ninguém chegava, ele pediu licença para ir buscá-los. Levantou-se e se dirigiu para trás do palco, onde havia uma sala de estar. Segundos depois, vieram um a um, Moratinos, Machado e Sampaio, além do representante dos 50 jovens embaixadores do evento.

Davutoglu chegou quando todos estavam sentados e já era sua vez de falar. Ia sentar-se, quando Sampaio ordenou que se dirigisse ao púlpito, para falar. Em seu discurso, exaltou a Aliança das Civilizações e não tocou no acordo feito por seu país e pelo Brasil com o Irã. Fonte: Uol Notícias, reportagem de Samantha Lima

Nenhum comentário: