Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agentes Penitenciários participam de treinamento em Londrina


TRATAMENTO PENAL NA TEORIA E NA PRÁTICA

Durante 42 dias, agentes penitenciários de Londrina e Maringá (Noroeste) serão capacitados com o objetivo de padronizar e melhorar as ações em cada unidade penal, com foco principalmente no trato com os presos. O curso, intitulado de Grupo de Apoio às Ações Penitenciárias (Gaap), é uma estratégia da Escola em Educação em Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

Iniciadas na manhã de ontem, as aulas práticas e teóricas seguirão até o dia 29 de novembro, realizadas na faculdade Pitágoras e no 5º Batalhão da Polícia Militar. “O curso é importante porque nos faz refletir sobre a realidade da unidade onde trabalhamos e pensar em novas ações”, comenta o agente Claudinei Douto, que trabalha há 15 anos na Penitenciária Estadual do Maringá (PEM).

De acordo com Cintia Helena dos Santos, diretora do Patronato Penitenciário de Londrina, essa é a primeira vez que o Gaap e descentralizado de Curitiba e realizado em Londrina. “A ideia é formar um grupo para operações especiais de suporte dentro das unidades, dando apoio às ações penitenciárias.”

Na parte teórica, eles ouvirão 17 especialistas nas áreas humanas, como pedagogos, historiadores, advogados e sociólogos. Já na questão prática, eles compartilharão experiências de contenção de presos, vigilância e custódia.

Para o agente Edvaldo Ramos, que esta há 18 anos na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), a expectativa sobre o curso é muito grande. “Sei que essas aulas serão muito importantes para as questões de liderança de equipe e padronização do tratamento penal.”

No final do curso, os 35 agentes participantes deverão elaborar um projeto que poderão ser aplicados nas unidades. “A idéia é que esses profissionais sejam mais capacitados no trato com as pessoas presas, agregando ações de segurança às novas perspectivas de valorização humana, colaborando para que no retorno ao convívio social, elas tenham condições de realizar escolhas positivas. Isso configura-se como estratégia fundamental no combate e prevenção de criminalidade”, diz.

No Paraná existem cerca de 3,5 mil agentes penitenciários sendo 350 em londrina. Fonte: Folha de Londrina

Nenhum comentário: