Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 9 de outubro de 2011

Rebelião deixa seis feridos em Castro

Detentos tentaram render carcereiros. Na ação, dois presos foram baleados e continuam internados

Cinco presos e um policial civil ficaram feridos na manhã de domingo numa tentativa de fuga seguida de rebelião na cadeia pública de Castro, nos Campos Gerais.

Dois dos detentos permanecem internados no hospital Anna Fiorillo Menarim depois de terem sido baleados pela polícia. O hospital não informou o estado de saúde dos detentos, mas o delegado Josimar Antônio da Silva disse que eles não correm riscos. Os outros três presos tiveram escoriações depois de serem atingidos por tiros de raspão, enquanto que um investigador de plantão foi agredido, mas não precisou de internação.

A confusão começou às 9h15 e por volta das 13 horas, a situação já estava controlada.
Segundo o delegado, presos tentaram render o investigador que estava de plantão no começo da manhã. “Eles queriam pegar a arma do policial para poder fugir. Uma ala inteira teria condições de empreender fuga”, afirmou Silva. O policial sacou a arma, segundo o delegado, para tentar se defender e disparou contra dois detentos: Saulo da Silva Palhano (idade não informada) e Manasses Carneiro dos Santos, 20 anos. Homens do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) entraram na carceragem e levaram os presos ao hospital.

Após os disparos, os internos iniciaram uma rebelião. “Eles quebraram o sistema de monitoramento com câmeras, arrancaram algumas grades para fazer estoques e danificaram o sistema elétrico e hidráulico da cadeia”, acrescentou o delegado. Os reparos devem ser providenciados hoje, mas conforme Silva, os presos já foram acomodados em outras alas.

Os presos reclamavam da superlotação e pediam a revisão de processos. A cadeia estava com 106 detentos, porém, tem capacidade para 24 homens e 12 mulheres. Após a rebelião, 12 presos começaram a ser transferidos ao presídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa. Outras duas tentativas de fuga já haviam sido registradas neste semestre: uma em julho e outra em setembro. Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Maria Gizele da Silva

Nenhum comentário: