Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Ratinho Jr. se lança como pré-candidato a prefeito de Curitiba

Cenário político para o ano que vem deve ter também Gustavo Fruet e Luciano Ducci disputando o cargo na capital. Rafael Greca foi lançado extraoficialmente pelo PMDB. Dr. Rosinha e Tadeu Veneri disputam a vaga no PT

O deputado federal Ratinho Júnior (PSC) lançou neste sábado (1º) a sua pré-candidatura a prefeito de Curitiba em 2012. O anúncio foi feito durante encontro estadual do PSC, no Clube Três Marias. O encontro tenta estruturar o partido, que é considerado pequeno, para a eleição do ano que vem.

Ratinho afirmou que a intenção do partido é ter candidato próprio. "Estamos primeiro tentando fortalecer o partido. O próximo passo será pensar em um planejamento para Curitiba", disse. Além de disputar a eleição na capital, a ideia é ter nomes próprios também nas maiores cidades do interior. Em Cascavel, por exemplo, já está decidido que o deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC) será o candidato.

Ratinho disse que a sua candidatura na capital, nesse momento, não depende só dele. Seria preciso fechar coligações para viabilizar a chapa. O partido que estaria mais próximo de uma aliança seria o PR, que ontem estava representado no encontro pelo deputado federal paranense Giacobo e pelo líder do partido no Senado, Magno Malta (ES). O PSC também tenta aliança em Curitiba com PCdoB e PV.


Giacobo, único representante paranaense do PR no Congresso Nacional, disse que a possibilidade de acordo para apoiar Ratinho é grande. "Hoje, a tendência é essa. Mas claro que temos um ano até a eleição", disse. O deputado disse que seu partido provavelmente indicaria o vice da chapa, mas não soube dizer quem seria o escolhido.

O deputado disse que foi procurado há pouco mais de um mês pelo governador Beto Richa (PSDB) para compor uma aliança ainda no primeiro turno. No entanto, Ratinho diz ter respondido ao governador que o partido lançaria nome próprio.

Em 2010, Ratinho se tornou o deputado federal mais votado da história do Paraná, com 358 mil votos. Depois disso, tornou-se líder da bancada do PSC, de 17 deputados, na Câmara. Este é o segundo mandato de Ratinho em Brasília. Antes, ele exerceu um mandato de deputado estadual, de 2003 a 2006.

Cenário

O lançamento da pré-candidatura de Ratinho ajuda a montar o cenário político da capital para o ano que vem. Nesta semana, o ex-deputado federal Gustavo Fruet, que deixou o PSDB em julho deste ano, também anunciou sua candidatura, pelo PDT. Cogitava-se que Ratinho poderia ser vice em sua chapa, mas o lançamento da candidatura própria serviu até para afastar essa possibilidade.

Além dos dois, o prefeito Luciano Ducci (PSB), que tem apoio do governador Beto Richa, é visto como um candidato natural à reeleição. Ducci deverá ter um vice do PSDB, cujo nome ainda não foi definido, e provavelmente terá apoio dos partidos mais próximos ao grupo de Richa, como o DEM e o PPS.

O PMDB já lançou extraoficialmente o nome do ex-prefeito Rafael Greca na disputa. No PT, o deputado federal Dr. Rosinha e o estadual Tadeu Veneri disputam a candidatura, mas o mais provável é que o partido acabe não tendo nome próprio na eleição de 2012. Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Euclides Lucas Garcia

Nenhum comentário: