Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Encontro nacional de secretários de segurança pública começa em Foz

Estratégias nacionais de segurança pública serão debatidas durante dois dias.
Discussões levaram governo do Paraná a criar Batalhão de Fronteira.

Começa na noite desta quinta-feira (6), em Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, a 41ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). Esta será a terceira reunião do ano. As duas anteriores ocorreram no Rio de Janeiro. Representantes de todos os Estados e do Distrito Federal deverão participar. A secretária nacional de segurança pública, Regina Miki, e a secretária nacional de política sobre drogas, Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, também estarão no evento.

Os representantes estaduais serão divididos em câmaras temáticas que devem criar um panorama da situação em que se encontra a segurança pública no Brasil. Os resultados deverão ser entregues à Miki, que deverá encaminhá-lo à presidente Dilma Roussef.

Das reuniões à prática
Um dos pontos mais discutidos nos encontros diz respeito às fronteiras. Um estudo do governo federal apontou que a maior parte dos crimes nas regiões metropolitanas está relacionada a falhas na segurança que facilitam a entrada de armas, drogas e contrabando. No Paraná, o governo estadual já planeja montar o Batalhão de Fronteira, uma seção especial da Polícia que deve aumentar a segurança no estado.

O Batalhão também deverá contar com o auxílio do governo federal, com as Polícias e Forças Armadas. A previsão é de que as atividades dos policiais já iniciem no ano que vem. Fonte: G1, reportagem de Samuel Nunes

Nenhum comentário: