Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Partidos podem concentrar candidaturas no “chapão”com PT, PMDB e PDT

* Legendas terão de cortar da própria carne para sobreviver

O PT deverá concentrar nas candidaturas com maior potencial eleitoral dentro de uma provável coligação na proporcional com o PMDB e PDT.

O partido possui doze bons nomes para a disputa da Câmara Federal, mas poderá reduzir esse número para meia dúzia.

O “chapão”, como está sendo batizada a aliança na proporcional, reunirá pesos-pesados da política paranaense.

A chapa para a disputa por uma vaga na Câmara Federal será a mais pesada de todo os tempos, pois se estima que linha de corte fique em torno dos 90 mil votos.

O PMDB já possui 7 deputados federais e PT tem 4 parlamentares; PDT (1); PR (2) e PSC (2).

Apesar da forte concorrência, a expectativa é que o “chapão” amplie esse número de parlamentares calcados na onda Dilma Rousseff (PT), pois ela — segundo o Ibope — tem 7 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB) no segundo turno.

O diabo é que o “chapão” terá de abrigar outras legendas que têm histórico de concentração como, por exemplo, PR, PCdoB, PRB e PSC, que sempre beliscam uma vaga.

Talvez, além da concentração, os partidos que compõem o entendimento prol às candidaturas de Osmar Dias (PDT) e Dilma Rousseff (PT) devessem subdividir as coligações na proporcional.

A correlação de forças vai determinar que legenda se coligará com qual. Ou seja, o jogo bruto começará nas próximas horas e deixará muitos pré-candidatos com insônia até 5 de julho — data fatal para o registro das candidaturas. Fonte: Blogs Esmael Morais

Nenhum comentário: