Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Beto Richa reassume compromissos de campanha um dia antes da posse


Primeiro ato do governador eleito será “colocar a casa em ordem”. Richa prometeu ajustar as contas do estado para melhorar as finanças e a capacidade de investimento do Paraná

O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), assume neste sábado (1º) o governo do estado. Nesta sexta-feira (31), em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, Richa declarou que o primeiro ato como governador será “colocar a casa em ordem”. Ele disse que ajustar as contas do estado será fundamental para melhorar as finanças e a capacidade de investimento do Paraná.

O ex-deputado estadual e prefeito de Curitiba garantiu que haverá a redução de pelo menos 15% no gasto de custeio. Para o governador a medida é fundamental para que sejam investidos recursos em áreas como a de segurança que, segundo Richa, possui um efetivo de policiais muito reduzido.

Sobre o corte nos gastos, ele garantiu que segurança, saúde e educação não sofrerão cortes, mas as demais áreas terão que apresentar uma significativa redução.

Educação

Para a área de educação, Richa garantiu que está ciente do problema e demonstrou total confiança em Flávio Arns (PSDB), escolhido como secretário da Educação do Estado, que prometeu a contratação imediata de 30 mil professores temporários no Paraná.

Sobre o transporte escolar, o governador disse que o problema de crianças que precisam andar quilômetros, principalmente no interior do estado, para pegar um ônibus até a escola não será resolvido “em um passe de mágica”. Mas Richa se comprometeu a ajudar os prefeitos dos municípios com dificuldade para oferecer transporte para os alunos, principalmente os da rede estadual, que é uma responsabilidade do governo do Paraná.

Assembleia Legislativa

Richa disse que espera manter uma boa relação, de trabalho e respeito, com a Assembleia Legislativa (AL). Com relação às denúncias e escândalos de corrupção, ele espera que a Casa agora passe por um período de transparência exigido por toda a sociedade. “A vigilância e cobrança da sociedade é que produz um comportamento mais republicano, ético e sério por parte dos integrantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário”, diz.

Irmão no secretariado

O governador comentou a nomeação do engenheiro civil e irmão, José Richa Filho, como secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná. “Meu irmão já tem uma atuação competente comprovada, já trabalhou no DER/PR (Departamento de Estradas e Rodagem), da Agência de Fomento do Paraná, no governo de Roberto Requião (PMDB), e na Secretaria de Administração da Prefeitura de Curitiba”, explica.

Pobreza

O governador ressaltou a importância de “uma gestão pública competente” para agir em favor das famílias mais humildes e que mais precisam de auxílio e apoio social. Richa garantiu que o estado vai oferecer serviços públicos de mais qualidade. “Um dado que me entristece é o Paraná ter um terço da população do estado vivendo em regiões com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional”, avaliou.

O governador garantiu que vai manter, melhorar e ampliar os bons programas do governo como o Leite das Crianças, Trator Solidário, isenção de tributos para os microempresários, Luz Fraterna e Tarifa Social da Água.

Litoral

Richa lembrou da votação expressiva alcançada no Litoral do Paraná e prometeu que a expectativa do povo que vive nos municípios desta região será atendida com um governo competente. “O Litoral não pode ser lembrado apenas no período de férias, para atender visitantes e turistas, precisamos lembrar que lá moram milhares de famílias que precisam da atenção e do respeito do governo do estado”, garante.

Posse

O governador eleito Beto Richa toma posse como novo chefe do poder Executivo do Paraná, neste sábado, em uma sessão especial na Assembleia Legislativa, às 10 horas. Na cerimônia, Richa e o vice-governador, Flávio Arns, prestarão o compromisso constitucional e assinarão os termos de posse no mandato de quatro anos. Na sequência, o novo governador fará o primeiro discurso na AL. Mais tarde, às 13h, ele discursará ao povo do Paraná na Praça Nossa Senhora de Salete.

Cerca de 1,4 mil pessoas são esperadas para a cerimônia. Terminadas todas as cerimônias, o governador do Paraná vai embarcar para Brasília às 14h30, onde acompanhará a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: