Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

160 pessoas fizeram B.O. eletrônico no primeiro dia do serviço no Paraná

Delegacia eletrônica permite apenas o registro de ocorrências como perda ou extravio de documentos

A Delegacia Eletrônica, que permite o registro de boletins de ocorrência pela internet (B.O. eletrônico), começou a operar nesta quinta-feira (1) no Paraná. Só no primeiro dia, até as 18h, 160 pessoas utilizaram o sistema. O Paraná é o último estado do Brasil a contar com sistema. Em São Paulo, o serviço já existe há 11 anos.

Com o B.O. eletrônico, já é possível informar ocorrências como a perda de documentos, objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro pelo site da delegacia. A ferramenta também possibilita fazer denúncias anônimas ou denúncias com identificação para o retorno da investigação. Só no primeiro dia, foram feitas dez denúncias. O sistema está disponível para todo o estado.

Reprodução / Com delegacia eletrônica, paranaenses já podem registrar boletins de ocorrência pela internet

A expectativa é que o sistema reduza os atendimentos em delegacias, já que 30% das pessoas que comparecem a estas unidades policiais fazem B.O. para casos de perda de documentos, objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro. Para o governador em exercício, Flávio Arns (PSDB), cerca de 160 mil pessoas devem utilizar o sistema por ano, sem a necessidade de comparecer a uma delegacia.

Assim que o cidadão fizer o registro do boletim, um policial vai encaminhar o documento para a delegacia mais próxima da ocorrência ou da residência do notificante. A pessoa ainda recebe uma confirmação via e-mail, com o número de protocolo e ano do registro e poderá imprimir o documento. Em alguns casos, o policial pode entrar em contato com a pessoa por telefone, para esclarecer informações da ocorrência.

Não há um limite de registro de B.O. eletrônico por pessoa por dia. Em caso de perda ou extravio de mais de um item, a pessoa pode relacionar todos na mesma ocorrência. Além disso, uma vez registrado, o boletim não pode ser cancelado. A polícia alerta que, em caso de recuperação de documentos e objetos antes da avaliação do pedido do boletim, deve-se entrar em contato com a delegacia para verificar a possibilidade de indeferimento do registro.

Expansão

Por enquanto, ainda não é possível comunicar furtos e acidentes de trânsito pela internet. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), os crimes que poderão ser notificados pela internet tendem a aumentar com o tempo. A coordenação de informática da Polícia Civil estuda a inclusão dos registros de furtos de documentos e objetos, mas ainda não há data definida para isso ocorrer.Fonte: Gazeta do Povo, reportagem de Fernanda Trisotto, Vitor Geron e Pollianna Milan

Nenhum comentário: