Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sem área para criar parques industriais, Prefeitura quer comprar terrenos

Administração lançou edital de chamamento público para proprietários com interesse de vender imóveis. Município quer disponibilizar áreas para criação e ampliação de empresas

A Prefeitura de Maringá está em busca de pessoas interessadas em vender terrenos para o município. A medida busca suprir a falta de áreas para a construção de parques industriais. O edital de chamamento público foi publicado segunda-feira (19) no Órgão Oficial do Município.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana, o município pretende zerar a demanda dos pedidos para aberturas de novos empreendimentos na cidade. “Hoje o investidor tem dificuldades. Ele pode ter R$ 1 milhão para aumentar a capacidade de sua empresa, mas não tem espaço para isso. Além disso, o alto preço dos terrenos acaba inviabilizando o negócio. Por isso, a Prefeitura dá subsídio na compra do imóvel, facilitando a vida do investidor”, explicou.

Os interessados em fazer propostas de venda à Prefeitura devem possuir terrenos situados na área urbana ou rural de Maringá, em condições favoráveis de imediato aproveitamento. A oferta de venda deve ser feita até o próximo dia 30, atendendo às exigências do edital, que pode ser acessado no site da Prefeitura.
De acordo com a assessoria de imprensa do município, o interesse para a compra levará em consideração a facilidade de acesso e infraestrutura do terreno, a topografia adequada para plantas industriais, preço, prazo e condições de pagamento. O imóvel pode ser adquirido integral ou parcialmente. Os interessados podem oferecer mais de um lote em pontos diferentes do município.

Cerca de 200 empresas esperam uma área

De acordo com Viana, a Prefeitura tem uma lista com mais de 200 empresas cadastradas esperando uma oportunidade de se instalar no município. No entanto, os 19 parques industriais estão operando no limite, abrigando cerca de 600 empresas.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura publicou um decreto desapropriando uma área da Gleba Ribeirão Colombo para a instalação do vigésimo parque industrial. No entanto, as obras ainda não começaram. Segundo o secretário de Desenvolvimento, o município aguarda uma posição da Justiça, que vai definir os valores de indenização que a Prefeitura terá de pagar.

A nova “Cidade Industrial” será instalada na continuação da Avenida Paranavaí, entre as estradas da Fruta e Santo Maneta, na saída para o distrito de Iguatemi. A área de pouco mais de 999 mil metros quadrados foi declarada de utilidade pública em janeiro de 2010 pelo prefeito Silvio Barros (PP).No local serão disponibilizados cerca de 160 lotes de diversos tamanhos. Fonte: Gazeta Maringá, reportagem de Marcos Ayres

Nenhum comentário: