Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 17 de setembro de 2011

Negociação põe fim à rebelião na Casa de Custódia de Maringá

Terminou no final da manhã desta terça-feira (13) a rebelião na Casa de Custódia de Maringá, que durou menos de 24 horas. A negociação da Polícia Militar do Paraná com o líder do movimento, Mayco de Souza Moretti, conhecido por "Guerreiro", resultou na transferência de 23 presos, incluindo o próprio Mayco, que serão remanejados para o Centro de Operações e Triagem em Curitiba.

Os rebelados reivindicavam a transferência de 31 detentos, para diversas unidades penais do Paraná, especialmente Londrina e Foz do Iguaçu, além de outros estados, como São Paulo. O acordo firmado, no entanto, prevê que oito deles permanecerão na mesma Casa de Custódia e que todos serão enviados a Curitiba, para análise futura da viabilidade de novo remanejamento dos presos aos destinos desejados.

O agente penitenciário Paulo Arruda, que foi mantido como refém, já está em sua residência, sem nenhum ferimento. O único ferido foi um preso que tentou fuga. Ele recebeu um tiro no ombro e passa bem.

O motivo da rebelião foi tentativa de fuga, explica Maria Tereza Uille Gomes, secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, que acompanhou as negociações desde a noite desta segunda-feira. Contudo, “será instaurada uma Comissão de Sindicância para apurar duas denúncias de alguns presos, sobre problema com a alimentação e maus tratos por parte de agentes penitenciários”, afirmou ela.

Logo após o fim da rebelião, foi iniciado um levantamento para verificar as condições físicas de todos os detentos, além dos danos materiais de todas as instalações da unidade penal. Peritos estão analisando a situação do prédio para que as providências de recuperação sejam tomadas imediatamente a fim de que a rotina seja normalidade na unidade penal. Fonte: Assessoria de Imprensa da Seju

Nenhum comentário: