Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 17 de setembro de 2011

SEJU conclui levantamento e transfere mais presos da Casa de Custódia de Maringá

Mais 263 presos foram transferidos hoje da Casa de Custódia de Maringá, que foi palco de rebelião no início desta semana. Com isso, já são 286 detentos transferidos, reduzindo em um terço o número de detentos naquela unidade penal, o que facilitará os trabalhos de recuperação do prédio que iniciará nos próximos dias.

Dos presos transferidos hoje, 80 foram remanejados para Curitiba, que já tinha recebido ontem os 23 líderes do movimento. Outros 66 condenados, de regime fechado, foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Maringá, que também recebeu 117 presos do regime semi-aberto, que continuam desempenhando trabalhos normais, durante o dia, em projetos realizados em parceria com órgãos públicos na região.

Levantamento concluído hoje por técnicos da SEJU indicam que a soma de todos os prejuízos materiais da rebelião é de cerca de 30% do conjunto da unidade penal. Para que a situação seja normalizada o mais rápido possível, mais de 50 presos da própria unidade penal estão envolvidos nos trabalhos de recuperação. Ainda esta semana todos os presos estarão acomodados em celas.

Considerando a gravidade do movimento, o resultado final foi extremamente satisfatório, especialmente porque não houve vítimas fatais, afirma Maria Tereza Uille Gomes, Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. “Foi um excelente trabalho de negociação realizado com competência pela Polícia Militar do Paraná”, afirmou ela.

LIÇÕES – Uma das principais lições dessa rebelião é a necessidade de rever a concepção arquitetônica dos presídios paranaenses. “Essa Casa de Custódia não tem espaços necessários para salas de aula e oficinas de trabalho. Os presos ficam ali confinados, na ociosidade, e isso não ajuda em nada na sua recuperação; ao contrário, deixa-o ainda mais violento. É uma concepção equivocada de construção que precisa ser revista imediatamente”, disse Maria Tereza. O compromisso do Governo do Paraná é mudar essa concepção de prisão, garante a Secretária de Estado: “Vamos transformar essas prisões em escolas e em oficinas de trabalho, gerando ali uma cultura de paz”. Fonte: Portal da Seju

Nenhum comentário: