Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Programa de formação de professores agora é política de Estado no Paraná

O governador Orlando Pessuti sancionou nesta terça-feira (27), durante a Escola de Governo, a Lei Complementar 130/2010 que torna o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) política permanente. Com isso, a estrutura física do Programa é mantida e pelo menos 3% dos professores estatutários devem participar do curso a cada ano.

A secretária da Educação Yvelise Arco-Verde lembrou que o PDE se tornou uma referência nacional. “Hoje, é o maior programa educacional de formação de professores em andamento no Brasil e referência para o sistema nacional de formação docente implementado pelo MEC”.

“O PDE é a primeira política institucional efetiva visando a integração entre o ensino superior e a educação básica. Ele se reflete nas mudanças qualitativas empreendidas na prática escolar da rede pública paranaense. Hoje, o governador reafirmou seu compromisso com o PDE e com a qualidade do ensino paranaense”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Nildo Lübke.

Simone Bergmann, coordenadora do PDE, ressalta a importância da lei é uma conquista importante da categoria. “Valoriza a formação do professor com vistas às reais necessidades das escolas já que o objeto de estudo, no PDE, vem da prática pedagógica do professor em sala. Para a melhoria da educação pública no Brasil, todos os níveis da educação precisam estar integrados”, observou.

PDE - Resultado de parceria entre a Secretaria da Educação (SEED) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o PDE é uma política educacional pioneira de formação continuada para os professores com duração de dois anos. No primeiro ano, os professores se dedicam exclusivamente aos trabalhos acadêmicos. No segundo, eles ficam afastados em 25% da carga horária de suas atividades.

Cada professor do PDE elabora um Plano de Trabalho, uma proposta de intervenção prática na realidade escolar. Até hoje, 2.400 professores já concluíram e mais 2.400 estão em processo de formação. Ainda nesta semana será divulgado o resultado do processo seletivo para o PDE 2010.

“O PDE não é apenas um curso de aperfeiçoamento profissional e sim, uma imersão em novos conhecimentos que estimula a pesquisa e sua aplicação prática nas escolas”, explica a professora Ana Elizabete Tesseroli que já concluiu a formação.

Além da elaboração e aplicação do projeto de intervenção pedagógica, o programa proporciona interação entre o professor PDE e os demais professores por meio do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) que acontece em ambiente virtual. “O GTR propicia a socialização do conhecimento e da pesquisa entre os professores permitindo que questionem e investiguem a metodologia utilizada no processo de ensino e aprendizado”, destacou Ana Tesseroli. Fonte: AEN

Nenhum comentário: