Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Convênio libera 25 presos da penitenciária de Maringá para trabalhar na limpeza pública

A Prefeitura de Maringá será uma das primeiras do Brasil a participar do programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pelo convênio, assinado com a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 25 dos 120 presos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), com direito ao regime semiaberto, serão liberados para trabalhar na coleta de lixo e serviços de limpeza de ruas pela Secretaria de Serviços Públicos (Semusp).

A PEM, que estava ontem com 370 internos, já liberou, para trabalhar em construtoras e na Cocamar, 82 pessoas. Somadas às 25 que vão prestar serviços ao município, vai passar de 100 o número de detentos beneficiados pelo programa do CNJ em Maringá este ano.

Segundo explicou o diretor da PEM, Luciano Marcelo Simões Brito, vários convênios com empresas locais já foram firmados, permitindo que os detentos saiam da cadeia durante o dia para trabalhar e retornem à noite. "É um oportunidade para que eles possam voltar ao mercado de trabalho e ser reintegrados à sociedade".

Foto:João Paulo SantosFalta de pessoal na limpeza pública tem atrapalhado a coleta de lixo em alguns bairros, como a Zona 3

Brito adiantou que os detentos que vão trabalhar para o município já foram escolhidos e estão à disposição da prefeitura, necessitando apenas passarem por um treinamento para começar a trabalhar. A previsão é que em 15 dias eles iniciem as atividades.

Os internos da PEM devem resolver, em parte, o problema da falta de pessoal para a limpeza pública que, inclusive, tem comprometido a coleta de lixo em alguns bairros da cidade.

O secretário de Serviços Públicos, Vagner Mussio, diz que há defasagem de mão de obra no serviço de coleta, assim como ocorre em setores da iniciativa privada, como a construção civil. Ele espera resolver o problema com a contração de novos profissionais. Segundo a Secretaria de Administração, serão 19 novos coletores aprovados em concurso.

O "Começar de Novo" foi criado a partir dos mutirões realizados ano passado em todo o País, para aliviar o sistema carcerário e dar oportunidade de reinserção social a presos com penas leves, ex-presidiários e condenados a medidas e penas alternativas.

Reinserção
2.593 vagas para presos eram oferecidas ontem, no portal do CNJ, em todo o País. Fonte: O Diário, reportagem de Edmundo Pacheco

Nenhum comentário: