Participe da comunidade do meu Blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sindicatos e governo discutem pauta dos servidores

Fórum das Entidades Sindicais avança nas discussões e dá início à reuniões regulares na Seap.

Representantes do Fórum das Entidades Sindicais (FES) reuniram-se ontem com o secretário de Estado de Administração e Previdência (Seap), Luiz Eduardo Sebastiani para discutir as pautas dos servidores. Além dos membros da Seap, estiveram presentes Marlei Fernandes de Carvalho, presidenta da APP e coordenadora do FES, Idemar Beki, secretário de Saúde da APP e coordenador de saúde do FES, deputado estadual Professor Lemos, Cid Cordeiro, economista do Dieese e representantes do SindSaúde-PR, SindiSeab, Sindijus-PR, SindSec-PR, Sindarspen, Sipol, Sintesu, Sinteemar, Sindespol, APRA e Assuel Sindicato.

Pela manhã, os sindicatos se reuniram para definir a pauta do encontro. A partir de agora, as reuniões com a Seap serão mensais e a próxima está marcada para o dia 26 de agosto. Confira os principais pontos tratados:

Progressões e promoções
- A discussão foi ampla e começou pelo atraso no pagamento de promoções e progressões. Os servidores exigiram um prazo para resolução do problema e o retorno foi positivo. Até o fim do mês serão feitos os levantamentos financeiros necessários, conforme a demanda de cada secretaria do estado para que a questão avance. O pagamento não deve demorar mais de dois meses.

Enquadramentos - O Fórum cobrou uma definição em relação ao impasse do enquadramento dos servidores ao Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). Segundo Sebastiani não há uma definição e o caso está na Procuradoria Geral do Estado, que deve avaliar cada caso. O FES entrará em contato com a Procuradoria para marcar uma audiência.

Reajuste e incorporação das gratificações nas carreiras
- Uma comissão menor será formada para tratar deste assunto. Porém, a Seap mostrou-se disposta a atualizar o valor do o auxílio alimentação que não é reajustado há 11 anos e hoje é de R$ 50.

Concursos públicos
- há tempos os sindicatos mostram que um dos entraves para a convocação dos aprovados em concurso é a perícia médica, por isso essa área está sendo renovada. Os prédios da ParanáPrevidência estão em reforma e as equipes estarão interligadas em todo o estado, o que agilizará o processo. Mesmo assim, o Fórum atentou para a necessidade de novos concursos e também problematizou a questão da perícia nos casos de afastamento ou aposentadoria. Hoje muitos funcionários são readaptados sem possuir as mínimas condições de saúde para trabalhar.

Saúde Ocupacional - O coordenador de Saúde do FES, destaca a fala da representante do Departamento de Recursos Humanos do governo SolangeMattiello. Ela mencionou a iniciativa de estruturar o Programa de Saúde Ocupacional, que vai interferir diretamente nas condições de trabalho dos servidores, começando pelo Departamento de Medicina e Saúde Ocupacional (DIMIS), responsável pelas perícias médicas, com a contratação de equipes multiprofissionais e capacitação dos atuais peritos do estado, o que é uma antiga reivindicação dos Fórum das Entidades Sindicais FES.

SAS - Idemar Beki também alertou Sebastiani sobre o questionário de pesquisa junto aos servidores que o governo está fazendo, para saber a opinião dos mesmos quanto ao novo sistema de saúde. Para o coordenador, o conteúdo do questionário deve ser melhor elaborado, para que o servidor seja informado com mais detalhes sobre como funcionará o sistema e com garantias da qualidade no atendimento. A SEAP e o DAS (Departamento de Assistência a Saúde) se disponibilizaram às sugestões do FES, para que se melhore essa pesquisa junto ao quadro do funcionalismo público estadual. Fonte: Boletim APP Sindicato

Nenhum comentário: