Participe da comunidade do meu Blog

sábado, 9 de julho de 2011

Sudão do Sul empossa seu primeiro presidente

Salva Kiir Mayardit é líder do Movimento Popular de Libertação do Sudão; independência do novo país foi proclamada neste sábado

Salva Kiir Mayardit, predidente empossado do Sudão do Sul, exibe a nova Constituição (Roberto Schmidt / AFP)

Salva Kiir Mayardit, líder do Movimento Popular de Libertação do Sudão, tomou posse como presidente do Sudão do Sul, novo país cuja independência foi proclamada neste sábado em cerimônia em Juba, cidade que recém virou capital.

O presidente do Sudão, Omar al Bashir, estava ao lado de Kiir na cerimônia. A bandeira do novo estado foi içada diante de 80 delegações estrangeiras e 30 chefes de estado. Algumas pessoas chegaram a desmaiar enquanto o presidente do Parlamento, James Wani Igga, leu a declaração de independência formal.

Nova Constituição - Antes de prestar juramento, Kiir assinou o decreto de promulgação da nova Constituição provisória do Sul do Sudão, que substituirá a carta magna provisória vigente neste território e no Sudão.

"Eu, general Salva Kiir Mayardit, juro por Deus todo-poderoso que, como presidente, serei fiel à República do Sudão do Sul", disse o presidente do novo estado, o 193º membro da ONU. Kiir ressaltou que, entre suas tarefas, estarão "fortalecer o desenvolvimento, preservar a Constituição, cumprir a lei, proteger e fortalecer a unidade do povo, consolidar o sistema democrático descentrado e a honestidade e a dignidade do povo".

Milhares de cidadãos assistiram ao ato, realizado em meio a fortes medidas de segurança com a presença de 2 mil policiais. Fonte: Veja com agências internacionais

Nenhum comentário: