Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Depois de protestos, Contorno Norte ganha passarelas e mais um viaduto


Alteração no projeto foi anunciada pela Prefeitura de Maringá e custará R$ 6 milhões. Medida não agradou moradores de Sarandi, que seguem reclamando de isolamento

O Contorno Norte de Maringá, rodovia que faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e está sendo construída pela Prefeitura, terá 11 passarelas e mais um viaduto - outros 14 já estavam previstos. A medida foi anunciada pela administração municipal na última semana, depois de uma série de protestos de moradores de Maringá e Sarandi. Em pelo menos cinco bairros houve manifestações pedindo mudanças no projeto. Os moradores de Sarandi, contudo, seguem insatisfeitos.

De acordo com o chefe de gabinete do prefeito Silvio Barros (PP), Ulisses Maia, o novo viaduto será construído no cruzamento com a Avenida São Judas Tadeu. "O contorno mais próximo dali fica na Avenida Kakogawa, a cerca de 500 metros. Então reconhecemos que a população teria de se descolar a uma distância muito grande."

Leia mais >>

Rio Tibagi será desviado para início da segunda etapa das obras da Usina de Mauá

Esse procedimento temporário é necessário para que ocorra a limpeza, escavação e regularização do trecho do leito do rio onde será erguida a barragem

O curso do Rio Tibagi será desviado temporariamente a partir desta terça-feira (1º), em um evento que marca o fim da primeira etapa das obras da construção da Usina Hidrelétrica Mauá, em Telêmaco Borba, região Central do Paraná. Ao todo, o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, parceria entre a Copel (majoritária, com 51% de participação) e a Eletrosul Centrais Elétricas, investe R$ 1,2 bilhão na obra.

A partir do processo de desvio do curso do Tibagi, será possível iniciar as obras de adequação do leito para a construção da barragem e formação do reservatório da Usina, ao fim de 2010. As informações são da Agência Estadual de Notícias, que divulga as informações oficiais do governo do estado. A previsão é que a Usina entre em operação em 2011, com potência instalada de 361 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes.

Leito do Rio Tibagi será desviado: previsão é que Usina entre em funcionamento em 2011 - Foto: Agência Estadual de Notícias

Leia mais >>

UEM e UEL encabeçam ranking das melhores universidades do Paraná

UEM foi a primeira colocada do estado pelo segundo ano seguido no IGC, divulgado nesta segunda-feira pelo MEC. Em seguida estão UEL e UFPR. Unifesp lidera o ranking nacional

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi considerada pelo Ministério da Educação MEC), pelo segundo ano seguido, a melhor instituição de ensino entre as universidades do Paraná. É o que aponta o novo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta segunda-feira (31), em Brasília. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a segunda do estado, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo o relatório, a UEM atingiu 343 pontos, o que lhe deu a 4ª colocação no ranking da Região Sul e a 21ª, no ranking nacional, que tem a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na liderança. “Isso se deve ao nosso projeto de qualificação de servidores. Hoje temos aproximadamente mil doutores no corpo docente”, disse o reitor da UEM, Décio Sperandio. “Vamos celebrar essa posição, mas sem ufanismos. Sabemos que podemos melhorar. A responsabilidade aumenta junto com a credibilidade”, completou.

Leia mais >>

MEC divulga avaliação das instituições de ensino superior; veja lista

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o desempenho das instituições de ensino superior avaliadas no IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição). Foram avaliadas 2.000 universidades, sendo que apenas 21 obtiveram nota máxima.

Universidades avaliadas pelo MEC
Centros universitários avaliados pelo MEC
Índice Geral de Cursos da Instituição - Outros

A maioria, 884, obteve nota 3 no IGC --a escala vai de 1 a 5--, o que representa satisfatório. Das 206 instituições públicas, 151 tiveram notas iguais ou superiores a 3, informou o MEC.

O indicador, que foi divulgado pela primeira vez no ano passado, atribui notas às faculdades e universidades levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação.

A nota da prova é um dos fatores que compõem o CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado para o cálculo do IGC. O CPC também leva em conta as chamadas "variáveis de insumo", que consideram corpo docente, a infraestrutura e o programa pedagógico.
Fonte: Folha Online Com Agência Brasil

Três partidos dão neste sábado a largada para as eleições PT, PMDB e PSC promovem neste sábado encontros em Maringá

Três partidos dão neste sábado a largada para as eleições PT, PMDB e PSC promovem neste sábado encontros em Maringá para se prepararem para a disputa eleitoral do ano que vem. Ministro Paulo Bernardo estará presente.

PT, PSC e PMDB realizam encontros neste sábado (29) em Maringá pensando nas eleições do ano que vem. Além das eleições de 2010, o PT maringaense participa do lançamento das candidaturas a presidente estadual e nacional do partido, com a chapa “Construindo um Novo Brasil”.

O deputado estadual e secretário de Administração do Paraná, Enio Verri, é um dos quatro candidatos à presidência do PT estadual e o ex-diretor da Petrobrás, José Eduardo Dutra, disputa a presidência nacional do partido. Ambos estarão hoje no encontro do partido.

O encontro do PT será na Câmara Municipal, a partir das 9 horas, com as presenças do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, da presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, e do deputado federal André Vargas (PT-PR). Para Verri, “assumir a presidência do PT-PR é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com o partido e dar minha contribuição para o futuro do Paraná e do Brasil”.

Leia mais >>

domingo, 30 de agosto de 2009

John Stott**, uma carta de boas notícias - Por Robison Cavalcanti*

Abro o envelope familiar com emoção. Depois de tantos anos de recebê-lo com regularidade periódica, ele parecia haver cessado, pois não o tivemos no último Natal. Era a carta informativa que o Rev. John Stott envia para a sua lista de amigos em todo o mundo. Essa agora vinha datada de julho.

Como se sabe, Stott havia se mudado em agosto de 2007 do seu antigo apartamento (12 Weymouth Street), a um quarteirão da Paróquia de All Souls, no centro de Londres, para as instalações do St. Barnabas College (campus de uma antiga faculdade transformado em residência de idosos para ministros anglicanos aposentados), em Surrey, a quarenta minutos da capital inglesa. Quando eu estive com Stott, há três anos, percebi que seria impossível para ele continuar no velho (e espartano) apartamento, com aquela escada íngreme entre o térreo e o primeiro andar, depois de duas isquemias e uma fratura de fêmur que haviam afetado a sua visão e os seus movimentos, embora ainda caminhasse relativamente firme com a sua bengala. Ele passou a usar o que recebe das duas aposentadorias (do governo e do fundo de pensão da igreja) para pagar a mensalidade no St. Barnabas. Em suas palavras, seria a verdadeira aposentadoria.

No primeiro ano Stott ocupou um apartamento de quarto, sala e banheiro, com telefone convencional, telefone celular e uma escrivaninha com computador. Manteve-se relativamente ativo, respondendo pessoalmente as correspondências, e indo uma vez ou outra a Londres. No segundo ano, sua saúde se deteriorou, com um aumento de déficit na visão, que não o permite mais contemplar os seus pássaros (passatempo favorito), e o impede de andar mais do que alguns passos, passando a usar uma cadeira de rodas. Agora está em um quarto confortável, com cama hospitalar e os cuidados de um auxiliar de enfermagem filipino, que o emociona ao chamá-lo de lolo (vovô). Nos últimos doze meses foi apenas duas vezes a Londres.

Sua secretária há mais de meio século, Frances, continua a dar expediente algumas horas por semana no escritório do antigo apartamento, e, todas as terças-feiras, vai “despachar” com ele em St. Barnabas. Stott continua gozando do prazer de receber visitas, mas prefere que escrevam diretamente para Frances. Ele está alegre por ter terminado o que considera o seu último livro (Discípulo Radical), cuja publicação está prevista para o Ano Novo.

Leia mais >>

Reconhecida na área ambiental, Marina Silva gera discussão com postura conservadora

A provável candidatura da senadora Marina Silva (AC) à Presidência da República pelo PV já mexe com os ânimos de diversos setores da sociedade. Conhecida principalmente por sua atuação na área do meio ambiente - visto por muitos como o tema a ser debatido na atualidade -, a ex-ministra tem uma postura conservadora em relação a outros temas, como a descriminalização do aborto.

Conhecida principalmente por sua atuação na área do meio ambiente, a ex-ministra tem uma postura conservadora em relação a outros temas, como a descriminalização do aborto

Ruralistas e ambientalistas têm posições claras sobre a candidatura de Marina Silva. Já os setores católico e feminista ainda evitam analisar o cenário político do próximo ano com a participação da senadora.

O PV é favorável a descriminalização do aborto, ao contrário de Marina. A solução para a incompatibilidade foi a criação do que os dirigentes do partido chamaram de "cláusula de consciência": Marina deve se omitir da questão se assim desejar.

Para organizações feministas, o tema não deve ficar fora da pauta de debates no próximo ano. "Não podemos nos esquivar desse tema. O tema da ilegalidade do aborto no Brasil merece um debate sério e aprofundado, sem influência de julgamentos morais e religiosos", disse Patrícia Rangel, assessora técnica do Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria).

"Sabemos que o tema ainda desperta polêmica e infla os ânimos, mas esperamos que todos os candidatos - o que, claro, inclui Marina Silva - promovam um debate sério. Esperamos que o debate saia do âmbito da polêmica gratuita e das discussões religiosas, e seja colocado no campo dos direitos das mulheres e da saúde pública", afirmou Valéria Melki, da entidade feminista "Católicas pelo direito de decidir".

Marina Silva queria ser freira em sua adolescência e militou nas Comunidades Eclesiais de Base, ligadas à Teologia da Libertação. Mais tarde, abandonou a "esquerda católica" e tornou-se evangélica da Assembleia de Deus.

Leia mais >>

Em clima de comício, Marina Silva filia-se ao PV sob olhares otimistas de militantes 'verdes'

Conhecida principalmente por sua atuação na área do meio ambiente, a ex-ministra tem uma postura conservadora em relação a outros temas, como a descriminalização do aborto

Com direito a plateia de cerca de mil pessoas e clima de comício, a senadora Marina Silva (AC) assinou neste domingo (30) sua filiação ao PV (Partido Verde), em cerimônia realizada durante encontro nacional do partido, em uma casa de eventos na zona oeste de São Paulo.

Após ouvir dos militantes do PV o canto "Brasil, Urgente, Marina Presidente", a senadora iniciou o seu discurso, que durou aproximadamente 40 minutos.

Logo no início, fez uma referência à sua história no antigo partido. "Não foi fácil chegar até aqui. Tenho 30 anos de militância no PT. Nesses anos, aprendemos muito, sonhamos muito, mas passamos muitos constrangimentos por causa de poucos."

Em seguida, Marina falou sobre a sua entrada no PV. "Não se tratava mais de continuar para fazer um embate e convencer o PT do desenvolvimento sustentável. Trata-se de fazer agora um encontro com aqueles que já estão convencidos disso."

E acrescentou. "Estou saindo da minha casa para fazer outra casa, talvez morando na mesma rua", sinalizando que sua saída do PT não significa um total rompimento com a legenda.

Leia mais >>

Interpol lança alerta vermelho para terroristas paquistaneses

A Interpol (polícia internacional) emitiu nesta quarta-feira um "alerta vermelho" para terroristas paquistaneses procurados na Índia por conexão com os recentes ataques na cidade indiana de Mumbai, que deixaram ao menos 172 mortos e ampliaram a rivalidade histórica entre as duas potências nucleares.

A Índia afirma que Hafiz Saeed, fundador do grupo islâmico radical Lashkar-e-Taiba, foi o cérebro dos ataques de 26 de novembro de 2008 em Mumbai, capital financeira do país. Saeed foi preso no Paquistão em dezembro passado, depois que uma resolução do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) o colocou na lista de apoiadores da rede terrorista Al Qaeda.

Mas, em junho, uma corte libertou Saeed por evidências insuficientes --o que levou o governo paquistanês a pedir uma nova prisão. O caso está pendente.

Interpol disse que o alerta não representa uma ordem internacional de prisão, mas é emitido toda vez que o governo de um país pede auxilio para localizar ou identificar suspeito para sua prisão e extradição.

Leia mais >>

Após cinco horas, grupo liberta reféns em penitenciária de Guarulhos (SP)

Após cinco horas, funcionários do CDP 1 (Centro de Detenção Provisória) de Guarulhos, na Grande São Paulo, e visitantes que eram mantidos reféns por cinco homens foram libertados. De acordo com a Polícia Militar, os homens entraram na penitenciária às 9h40 e foram presos por volta das 14h40.

Ainda não há informações sobre pessoas feridas, e a polícia também não soube informar quantas pessoas foram mantidas reféns. A polícia tanbém não informou detalhes sobre a libertação dos reféns.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo tentava resgatar alguns detentos --que ainda não foram identificados. Durante a ação dos criminosos, policiais militares cercaram o local para negociar a libertação dos reféns.

Segundo informações do site da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), o CDP 1 tem capacidade para 768 detentos, mas a população carcerária atual é de 1.927 detentos. Fonte: Folha Online

Grupo invade penitenciária e mantém visitantes reféns em Guarulhos (SP)

Um grupo de cinco criminosos armados invadiu o CDP 1 (Centro de Detenção Provisória) de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desde domingo, e mantém funcionários e visitantes como reféns desde as 9h40.

De acordo com a Polícia Militar, o grupo tenta resgatar alguns detentos --que ainda não foram identificados. A reportagem tentou, sem sucesso, localizar a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) no início da tarde, mas ainda não obteve resposta.

A administração do CDP --localizada na rua José Marques Prata, no bairro Várzea do Palácio, confirmou a invasão da penitenciária, mas não informou o número de reféns ou se há feridos.

Por volta das 13h30, policiais militares cercavam o local e tentava negociar a libertação dos reféns. Ainda não há informações se algum detento conseguiu fugir.
Fonte: Folha Online

sábado, 29 de agosto de 2009

Sindarspen se reúne com Michel Temer e pede a votação da PEC 308

O SINDARSPEN, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná, se reuniu, juntamente com sindicatos de Agentes Penitenciários de outros estados, com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer, para pedir agilidade na votação da PEC-308, que cria a Polícia Penal.

No inicio do encontro, a Proposta de Ementa Constitucional, PEC-308, foi apresentada por seu relator, deputado Arnaldo Faria de Sá, ao presidente da Câmara Federal. O relator explicou a importância da criação da Polícia Penal para a segurança pública, e defendeu que a proposta seja aprovada o quanto antes.

Nas conversações com os sindicalistas, Michel Temer se comprometeu em colocar a proposta na pauta de votação ainda este ano, provavelmente em outubro ou novembro, e orientou os sindicatos a continuar procurando as lideranças dos partidos, conversando sobre a importância da proposta, para conseguir mais adesões políticas até o dia da votação. Fonte: Sindarspen

Criacionista, zoo britânico refuta teoria de Charles Darwin e irrita associação

Um lugar no qual as crianças vão para aprender sobre o mundo animal se tornou uma plataforma do criacionismo na Inglaterra. Denominado Noah's Ark (Arca de Noé, em inglês), o zoológico radicado em Wraxall (vilarejo próximo a Bristol) explica aos visitantes a origem da Terra a partir da entidade divina ao longo dos séculos --e vem causando polêmica no país.

Segundo o jornal inglês "Daily Mail", a Associação Humanista Britânica (BHA, na sigla em inglês) afirma que o zoológico está "ameaçando o entendimento público acerca do mundo natural", e solicita uma providência das autoridades local e de turismo, a fim de que a tese não se propague.

Túmulo do cientista Charles Darwin em Londres; zoo refuta teoria e irrita associação
A BHA diz que o Noah's Ark --localizado em uma propriedade semelhante a uma fazenda-- é capitaneado pelo casal Anthony e Christina Bush, que se apoia na tese de que o mundo foi criado por Deus em seis dias. A entidade afirma ainda que o zoo descredita fatos científicos, como a datação por radiocarbono (método pelo qual se mede o tempo de vida de uma determinada espécie ou descoberta arqueológica, a partir do elemento químico), o registro de fósseis e a velocidade da luz.

Os próprios donos do local não fazem questão de manter segredo a respeito de sua crença --mas alegam que são diferentes da corrente "purista" do criacionismo, porque o zoológico explica a vida a partir de "ambos, Deus e a evolução".

Em uma longa seção intitulada "pesquisas de criação", o site do zoológico diz que o darwinismo é falho, e afirma que deseja encorajar o "debate criacionista/evolutivo".

"Acreditamos que o zoológico ilude o público pelo fato de não admitir abertamente a agenda criacionista nas suas atividades promocionais e na má interpretação do mundo natural", afirma o diretor de educação e relações-publicas da BHA, Andrew Copson. "Estamos pedindo para que as autoridades competentes parem de promover o local. Acreditamos que o apoio a crenças religiosas ou ideológicas seja inapropriado", observa.

O governo britânico não permite o ensino do criacionismo faça parte do currículo nacional, mas orientações sobre o ensino já foram publicadas por ministros.

O pesquisador-assistente do Noah's Ark, Jon Woodward, rejeitou a acusação feita pela BHA, afirmando que o debate do Criacionismo era limitado a pôsteres em uma seção dentro do zoológico. "Estamos em busca de uma evidência, e não é 100% certo que Deus não teve envolvimento na criação da Terra", afirmou.

O zoológico tem, em média, 120 mil visitantes anuais. Fonte; Folha Online

Lei da Anistia completa 30 anos cercada de polêmica

Ministros de Lula estão divididos e aguardam decisão final do STF. Suprema corte não tem data para interpretar a lei aprovada em 1979

A Lei da Anistia completa nesta sexta-feira (28) 30 anos e ao longo do tempo perdeu parte da força conciliatória que teve em 1979, quando o presidente João Figueiredo apoiou a proposta de anistia aos exilados e presos políticos pela ditadura militar.

Hoje, a lei pauta divergências entre ministros do governo Lula, militares, representantes da área de direitos humanos e é alvo de uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Supremo Tribunal Federal, que questiona a extensão da anistia aos torturadores do regime militar.

A polêmica não parece próxima de um final. Mesmo que o STF analise a questão ainda neste ano, não há expectativa, na avaliação do ministro da Justiça, Tarso Genro, de que haja uma pacificação de ânimos.

“Eu acho que o que pode reabrir feridas é a interpretação de que a Lei da Anistia atende os torturadores, porque essa é uma decisão que colocaria por terra todas as conquistas do direito humanitário, do direito contemporâneo. Eu acho que a manutenção dessa interpretação seria vergonhosa para o país em todos os fóruns internacionais”, diz Tarso indicando o calor do debate.

Já o ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem visão oposta. Ele não vê necessidade de mudança no entendimento jurídico sobre a extensão da lei e já afirmou que uma interpretação que puna os torturadores é “revanchismo”.

“A lei da Anistia foi a forma política encontrada para a transição. O Brasil sempre foi país de transição de regimes. Você nunca teve uma ruptura. A Lei da Anistia teve importância de conseguir fazer a transição do regime militar para o regime civil. Era a condição estabelecida à época para uma transição gradual, progressiva, para a regra civil. E é uma lei que se esgotou. Esgotou-se no sentido de que cumpriu a sua finalidade. O anistiado está anistiado”, argumentou por meio de texto enviado pela assessoria.

Leia mais >>

Cientistas de Israel mostram ser possível forjar provas de DNA

Técnica mina credibilidade do que foi considerado o mais alto padrão de evidência em casos criminais

Cientistas em Israel demonstraram que é possível fabricar provas de DNA, minando a credibilidade do que foi considerado o mais alto padrão de evidência em casos criminais.

Os cientistas fabricaram amostras de sangue e saliva contendo DNA de uma pessoa diferente do doador. Eles também mostraram que, se tivessem acesso a um perfil de DNA num banco de dados, poderiam construir uma amostra de DNA para combiná-la a esse perfil sem obter qualquer tecido da pessoa.

“Você pode simplesmente projetar uma cena de crime”, disse Dan Frumkin, principal autor do trabalho, publicado online pelo jornal Forensic Science Inter­­na­­tional: Genetics. “Qualquer estudante de biologia poderia fazer isso”. Frumkin é um dos fundadores da Nucleix, empresa baseada em Tel Aviv responsável pelo de­­senvolvimento de um exame ca­­paz de distinguir amostras de DNA falsas e verdadeiras – e espera vendê-lo a laboratórios forenses.

Leia mais >>

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Francenildo Costa x Ex-Ministro da Fazenda Antonio Palocci (PT-SP)


Toda sociedade perdeu, não foi apenas o caseiro Francenildo

Relembre o caso -

Leia mais >>

Desapontado, Francenildo reagiu armado de silêncio

Francenildo Costa acompanhou o julgamento do STF. Pediu para falar aos ministros. Negaram-lhe a palavra. Alegou-se falta de previsão legal.

Consumado o arquivamento da denúncia contra Antonio Palocci, o caseiro esquivou-se dos jornalistas. Parecia irritado.

Wlicio Chaveiro Nascimento, o advogado de Francenildo, corrigiu o adjetivo. Não era irritação. "Ele ficou muito decepcionado e por isso não vai falar".

Natural. Lá atrás, violaram-lhe o sigilo bancário. Agora, invadiram-lhe a esperança de ver seu algoz acomodado no banco de réus.

Francenildo não foi o único a deixar o prédio do Supremo desapontado. Teve a luxuosa companhia do criminalista Alberto Zacharias Toron.

Leia mais >>

Análise: Estado perseguiu caseiro, mas ninguém foi punido

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lula compara policiais a Deus em evento de segurança pública

Lula compara policiais a Deus durante conferência de segurança pública

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou policiais a Deus em discurso na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília nesta quinta-feira (27).LULA COMPARA POLICIAL A DEUS

"Tem muita gente que é ateu, mas só acredita em Deus quando está em perigo. Com a polícia é a mesma coisa", disse Lula.

O presidente fez um discurso de 17 minutos antes de embarcar para Bariloche, na Argentina, onde participará da Unasul (União de Nações Sul-Americanas).

Em um auditório repleto de profissionais da área, Lula defendeu estímulos à segurança pública, elogiou o trabalho do ministro da Justiça, Tarso Genro, e defendeu a remuneração alta de policiais, sem, contudo, apresentar qualquer proposta concreta.

Tarso fala de integração das polícias
Na conferência, que termina no domingo (30), Tarso Genro afirmou que deverá dar destaque à avaliação de questões relativas às funções e à natureza das polícias Militar e Civil e à possível integração de ambas.

O ministro descartou a hipótese de que os participantes cheguem a um consenso e façam constar, entre as 40 diretrizes e 10 princípios que irão compor o documento final da conferência, uma proposta definitiva sobre o tema.

"Essa questão vem da década de 1980, e a conferência não vai resolvê-la. Não há consenso sobre a integração, mas a discussão sobre as funções e sobre a natureza de ambas as polícias [deverá sobressair]. Nós, entretanto, não vamos valorizar essa controvérsia, porque não iremos resolvê-la", afirmou Tarso Genro, durante café da manhã com jornalistas, hoje (27), no ministério.

Ao elogiar a atual estrutura policial brasileira, o ministro disse que os países "com os mais modernos projetos de segurança pública" respeitam as especificidades de suas polícias e que a ideia de uma única força, desmilitarizada, está "superada".

Leia mais >>

Ângela Khury assume vaga no Tribunal de Justiça do Paraná

Ela é a primeira mulher a ocupar a vaga reservada ao Quinto Constitucional

Posse de Ângela Khury no cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (foto: José Gomercindo / AENotícias )

A promotora de Justiça do Ministério Público, Ângela Khury, tomou posse nesta quinta-feira (27) como desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná. Ela é a primeira mulher a ocupar a vaga reservada ao Quinto Constitucional, destinada a membros do Ministério Público, na entidade.

A nova desembargadora foi a mais votada pelos integrantes do Tribunal e, por isso, recebeu a indicação do governador Roberto Requião para assumir o cargo. “A minha escolha respeitou a decisão dos desembargadores. Entendo que ela é a melhor pessoa para assumir as responsabilidades da função”, disse Requião.

O vice-governador Orlando Pessuti destacou a força e a sensibilidade feminina que guiaram Ângela em 22 anos de carreira. “Ela vai enriquecer o Tribunal de Justiça do Paraná e contribuir de forma mais ampla para o combate à criminalidade e à injustiça social”, disse.

Em seu discurso, Ângela falou de seu trabalho no Ministério Público. “A diferença de ocupar a vaga destinada ao Quinto Constitucional é que trago experiências diferentes daquelas dos magistrados de carreira. Espero ajudar no avanço da Justiça no Paraná, principalmente para defender o interesse dos mais necessitados”, afirmou.

O procurador-geral da Justiça, Olimpio de Sá Souto Maior, lembrou que no Paraná o Poder Judiciário e o MP vivenciam uma experiência de união, importante para garantir que a Justiça seja levada à todas as pessoas. “Apesar de independentes, eles são voltados para o mesmo objetivo. Tenho certeza que a desembargadora corresponderá à grandeza desta função”, ressaltou.

Para o presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Augusto Hoffmann, a vivência de Ângela Khury como promotora vai permitir que ela dê continuidade ao trabalho do então desembargador Antonio Lopes de Noronha, aposentado do cargo.

“A dedicação que Ângela manteve na busca pela Justiça me fazem crer que ela tem competência e está preparada para enfrentar os desafios impostos pelos novos clamores sociais ao Poder Judiciário”, salientou Hoffmann.

Entre as autoridades, também estavam na solenidade o deputado estadual Alexandre Khury, que representou o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Nelson Justos; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado, Eunice Fumagalli e Scheer; e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Fonte: Bem Paraná

Ex-vereador é multado em R$ 300 mil por atrasar abertura de CPI

João Alves Correa (PMDB) descumpriu uma ordem judicial e abriu a CPI mais de 30 dias depois do prazo. A comissão investigou um suposto superfaturamento na aquisição de computadores. Procurado pela reportagem, ele não se manifestou

O ex-vereador João Alves Correa (PMDB), conhecido como John, terá de pagar ao município uma multa de cerca de R$ 300 mil por não respeitar o prazo determinado pela Justiça para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em 2006. A multa foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Paraná e nesta quinta-feira (27) o Ministério Público fará o pedido de execução da decisão. Não cabe recurso.

De acordo com o TJ, o vereador criou a CPI mais de 30 dias depois do prazo estabelecido pela justiça, de cinco dias. Correa recorreu da decisão, mas teve o recurso negado. A multa corresponde a 30 vezes o valor do salário do parlamentar (à época, cerca de R$ 8.730), acrescido de juros e correção monetária.

A comissão, criada em agosto de 2006, investigou a compra de 20 computadores portáteis e dois tripés para filmadora, em 2005, com suspeita de superfaturamento. Como era o presidente da Câmara, Correa é considerado o responsável pelo atraso na criação da CPI. De acordo com o promotor José Aparecido da Cruz, ele terá dez dias para pagar a multa.

Um processo para investigar as supostas irregularidades na compra dos equipamentos tramita na 6ª Vara Cível de Maringá. A CPI isentou o parlamentar de culpa.

A reportagem conversou com o vereador na manhã desta quinta. Ele disse que ainda não informado oficialmente da decisão da Justiça e, por isso, não vai se manifestar.
Fonte: Jornal de Maringá Online

Secretário abandona audiência sobre Liberação das Zonas de Contenção

Audiência Pública apresentou alterações do Plano Diretor de Maringá para expandir zona urbana da cidade. Entidades da sociedade civil se manifestaram contra as mudanças e audiência acabou antes do previsto

O secretário municipal de planejamento, Guatassara Boeira, apresentou nesta quinta-feira (27) as alterações no Plano Diretor de Maringá que visa expandir a zona urbana da cidade. Durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, Boeira explicou as alterações na Lei 623/2006 para liberação das chamadas Zonas de Contenção. Algumas entidades da sociedade civil se manifestaram contra e o debate ficou tenso. Em meio à discussão, o secretário deixou a audiência.

Boeira explicou que o objetivo da liberação das Zonas de Contenção se deve à carência de áreas para loteamento na zona urbana, principal fator do encarecimento dos imóveis em Maringá, segundo o secretário. “O programa Minha Casa Minha Vida (do governo federal que visa contrução de casas populares) depende dessas mudanças para poder acontecer. Sem terrenos não há onde construir”, disse.

Leia mais >>

Gastos dos deputados estaduais começam a ser divulgados na internet

Portal da Transparência da Assembleia entra no ar mostrando diversas informações que nunca foram públicas, mas sem dados importantes

Desde o fim da manhã desta quinta-feira (27), a população paranaense pode finalmente saber como e em que os 54 deputados estaduais gastam o dinheiro público. O Portal da Transparência da Assembleia entrou no ar por volta das 11 horas e a partir de agora, os parlamentares devem divulgar mensalmente os gastos da verba de ressarcimento de R$ 27,5 mil a que cada um tem direito, além de outras despesas do Legislativo e informações que nunca foram públicas.

Até o meio-dia, nem todas as prestações de contas estavam disponíveis – a mensagem “Em Desenvolvimento” era exibida após a solicitação dos relatórios de alguns deputados. Uma das informações que era possível acessar dizia respeito ao total gasto em verba rescisória por todos os deputados neste mês – R$ 1.472.634. A assessoria de imprensa da Casa afirmou que à tarde todos os recursos do portal devem estar acessíveis.

Leia mais >>

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Paraná tem a maior taxa de mortalidade do país

País já registra a maior quantidade de mortos pela nova gripe

O Ministério da Saúde confirmou hoje (26) 557 óbitos em decorrência da doença - o que significa que o país já registra a maior quantidade de mortos pela nova gripe. No entanto, de acordo com o Ministério, o Brasil ocupa a 7ª colocação no comparativo entre os 15 países com os maiores números de mortes por influenza A (H1N1) – gripe suína. A taxa brasileira é de 0,29 mortes a cada 100 mil habitantes. O primeiro colocado é a Argentina (1,08), seguida do Chile (0,75).

O estado do Paraná, com 151 óbitos, registra a maior taxa de mortalidade do país (1,41 a cada 100 mil habitantes), seguido pelo Rio Grande do Sul (com 98 mortes e taxa de 0,90), por São Paulo (com 223 óbitos e taxa de 0,54) e pelo Rio de Janeiro (55 óbitos e taxa de 0,34).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, estado contabiliza 170 mortes.

Leia mais >>

Maringá lança conselho para se tornar subsede da Copa de 2014

A cidade tem interesse em hospedar, para treinamentos, seleções que joguem em Curitiba, Porto Alegre, São Paulo ou Cuiabá. Prioridade será dada à seleção do Japão
O conselhoConheça os membros do conselho e os órgãos que representam.

Foi lançado nesta quarta-feira (26) em Maringá o Comitê Municipal Copa 2014, órgão que vai criar estratégias para que a Cidade Canção se torne subsede da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O comitê foi criado por decreto do prefeito Silvio Barros (PP) em 17 de julho e é formado por oito membros, que representam diferentes setores da economia da cidade.

O órgão avalia que Maringá estará apta a receber, para treinamentos, seleções cuja sede seja Curitiba, Porto Alegre, São Paulo ou Cuiabá, dada a viabilidade do transporte aéreo para esses locais. A preferência, contudo, será dada à seleção do Japão, já que é forte a cultura japonesa em Maringá.

O conselho
Conheça os membros do conselho e os órgãos que representam.

Leia mais >>

Após exoneração coletiva, 31 auditores de SP e RS entregam cargos

Após exoneração coletiva na cúpula da Receita Federal, mais 31 auditores fiscais de São Paulo e do Rio Grande do Sul entregaram os cargos. Os números foram confirmados nesta quarta-feira pelo presidente da Unafisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Pedro Delarue. Foram sete servidores da 10ª Região Fiscal (Rio Grande do Sul) e mais 24 na 8ª Região Fiscal (São Paulo).

Estes 31 funcionários fazem parte das 60 pessoas em postos de chefia, distribuídas em 5 das 10 superintendências regionais, que avisaram seus superiores que deixarão suas funções, segundo reportagem da Folha de hoje. Segundo a reportagem, entre os demissionários de São Paulo está Clair Hickman, responsável pela fiscalização do setor bancário no Estado, maior praça financeira do país.

Leia mais >>

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A música é bonita, mas será Adoração? Show do U2 nas ParaOlimpíadas em Dublin 2003

Letra traduzida da música One(Um) do U2 - vídeo acima

Isto está ficando melhor?
Ou você sente o mesmo?
Isto facilitaria as coisas
Se você achasse alguém para culpar?
Você diz
Um amor, uma vida
É o que uma pessoa necessita à noite
Um amor, temos que compartilhá-lo
Ele te abandona, querida
Se você não cuida dele
Eu te desapontei?
Ou deixei um gosto ruim em sua boca?
Você age como quem nunca teve um amor
E quer que eu continue sem nenhum
Bem, é tarde demais
Esta noite
Para arrastar o passado à tona
Nós somos um, mas não somos iguais
Temos que carregar um ao outro
Carregar um ao outro
Um...
Veio aqui pra obter perdão?
Veio aqui pra ressuscitar os mortos?
Veio dar uma de Jesus
Para os leprosos da sua cabeça?
Eu te pedi demais?
Mais do que devia?
Você não me deu nada
E isso agora é tudo o que tive
Nós somos um, mas não somos iguais
Bem, nós ferimos um ao outro
E estamos fazendo de novo
Você diz
Que o amor é um templo, que o amor é a lei maior
Que o amor é um templo, que o amor é a lei maior
Você me pede para entrar, mas depois você me faz rastejar
Não posso me agarrar ao que você tem
Quando tudo que você tem é dor
Um amor, um sangue
Uma vida você teve para fazer o quê deveria.
Uma vida com um ao outro: Irmãs, irmãos
Uma vida, mas não somos iguais
Nós temos que nos carregar um ao outro
Carregar um ao outro
Um

Leia mais >>

CIMEB e Associação evangélica publicam protesto em grandes jornais

Clique sobre a imagem para ampliar ou leia diretamente no site do CIMEB - Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil ou no site da Associação Vitória em Cristo que publicaram hoje um grande anúncio em alguns grandes jornais do país, como o Estado de S. Paulo e O Globo o texto abaixo

Acordo Brasil - Santa Sé fere laicidade estatal e compromete sentido da educação pública

Proposta fere princípios constitucionais e pode trazer sérias conseqüências para a educação pública. A laicidade do Estado foi defendida por debatedores de encontro realizado pela Ação Educativa.

A proposta de acordo entre Brasil e Vaticano fere os princípios da laicidade estatal, da igualdade e da liberdade religiosa e pode trazer sérias conseqüências para a educação pública. O debate sobre a concordata é restrito, mesmo no Congresso Nacional, onde se encontra em tramitação. Há pouca informação a respeito do acordo, que pode ser votado a qualquer momento, por ter aprovado seu regime de urgência. Diante destas considerações, ativistas, parlamentares e estudiosos manifestaram, no último dia 17 de agosto, em debate na Ação Educativa (SP), posição contrária à proposta, assinada em 13 de novembro de 2008, no Vaticano, durante visita do Presidente Lula ao Papa Bento XVI.

O relator da matéria, Chico Abreu (PR/GO), reage às propostas do público em evento na Ação Educativa

“Foi um encontro importante para fortalecer o amplo e diverso movimento de crítica à sua proposta e tramitação, em particular pela ausência de informação sobre todo o processo, que tem se dado sem o devido debate plural e democrático”, afirma Salomão Ximenes, advogado e coordenador do programa Ação na Justiça, da Ação Educativa.

Leia mais >>

Igreja da Flórida usa canções do U2 em cultos religiosos

A Igreja Metodista Unida de Pensacola, no estado da Flórida, vai levar algumas das mais famosas canções da banda irlandesa U2 aos cultos celebrados neste domingo (29).

Criado em 2003, o U2Charist, como é conhecido o movimento, já realizou cultos semelhantes em outras regiões dos Estados Unidos.

Canções que marcaram as últimas três décadas de carreira da banda, como "Where The Streets Have No Name", "I Still Haven't Found (What I'm Looking For)", "One" e "With or Without You", serão interpretadas na ocasião, segundo a publicação local "Pensacola News Journal".

Albert Olivè-30.jun.09/Efe
Canções do grupo irlandês U2 inspiram cultos religiosos da Igreja Metodista Unida de Pensacola, na Flórida

A relação do U2 com temas religiosos é amplamente conhecida. Em 1988, o vídeo "Rattle And Hum, estrelado pelo quarteto, revela o encontro do grupo com um coral gospel em Nova York, parceria que rendeu uma versão de "I Still Haven't Found (What I'm Looking For)".

Desde o início da carreira, a banda de Bono tem integrado assuntos religiosos em suas canções. Faixas como "Gloria", "40" e "Wake Up Dead Man" são pautadas por questões espirituais.

"Beautiful Day", tirada do álbum "All That You Can't Leave Behind", foi a música escolhida por Geoffrey Lentz, ministro da greja, para abrir o culto.

"A canção fala sobre encontrar esperança em situações de desespero", disse Lentz. "Minha mensagem é que apesar de o mundo ter coisas ruins, nós precisamos passar por isso, há esperança no pombo que traz um ramo de oliveira".Fonte: Folha Online