Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Guerra quer Scalco à frente do PSDB no Paraná

Diante do impasse sobre a mudança do atual comando do diretório estadual do PSDB, os tucanos já discutem a possibilidade de pedir ao diretório nacional que prorrogue os mandatos dos diretórios municipais até outubro, enquanto tentam um acordo para a direção estadual. A sugestão foi feita pelo deputado federal Affonso Camargo ao senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB.

A discussão interna é sobre a manutenção do atual presidente do partido, deputado estadual Valdir Rossoni, que está no segundo mandato à frente do partido no estado. Por enquanto, apesar da resistência do ex-ministro Euclides Scalco em assumir a presidência do PSDB, a expectativa é que ele ainda possa mudar de ideia.

O senador Alvaro Dias informou que Guerra fará um apelo a Scalco para que aceite o comando do PSDB, possibilitando a conciliação dos interesses do grupo do atual presidente, Valdir Rossoni, e do prefeito de Curitiba, Beto Richa, com a ala liderada pelo senador Alvaro Dias.


A indicação de Scalco foi feita por Alvaro, que defende uma direção mais neutra na condução das discussões sobre a sucessão estadual do próximo ano. O senador afirmou que não tem interesse em comandar o partido e que sugeriu Scalco por entender que ele agradaria a todas as alas, além de não ser candidato às eleições do próximo ano.

“Quem é candidato tem que cuidar da sua própria campanha. E o partido exige muito”, disse, ao comentar a continuidade de Rossoni na posição. Rossoni deve disputar a reeleição na Assembleia Legislativa em 2010.

Alvaro afirmou que a prorrogação dos mandatos municipais até outubro pode ser uma boa saída, enquanto se busca um entendimento para o diretório estadual. “Eu aposto no consenso. Eu já disse que não pretendo me envolver em nenhuma disputa no partido. Se for para ser candidato a governo, será por consenso e não em disputa”, afirmou.

Substituição

O líder da bancada estadual do PSDB, Ademar Traiano, disse que uma solução seria manter Rossoni na direção estadual e incluir o senador Alvaro Dias na executiva. Segundo Traiano, o secretário geral, deputado Luiz Carlos Hauly, está disposto a ceder a posição para Alvaro.

Hauly é aliado do senador Alvaro Dias no partido. Os demais integrantes da executiva têm boas relações com o senador, mas na avaliação de alguns tucanos, estão mais propensos a apoiar uma candidatura do prefeito ao governo nas eleições do próximo ano.

“O Scalco já disse que não quer. Ele poderia ser o nome para contemporizar, mas não aceita. Então, acho que o Alvaro poderia concordar com a prorrogação do mandato do Rossoni, que já deu várias demonstrações de companheirismo a ele”, defendeu.
Fonte: O Estado do Paraná

Nenhum comentário: