Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Governo vai custear manipulação de remédio para crianças com gripe A


Representantes da Secretaria da Saúde se reuniram com representantes de três farmácias-escola e duas privadas, para providenciar a manipulação do fosfato de oseltamivir em solução oral, indicada para o tratamento infantil da nova gripe. O processo será custeado integralmente pelo Governo do Paraná e a distribuição será feita nas 22 Regionais de Saúde. Cerca de 600 tratamentos já foram distribuídos nesta semana.

As cinco farmácias de manipulação foram inicialmente selecionadas pela Vigilância Sanitária, considerando respaldo técnico e legal. Todas receberam a descrição da técnica enviada pelo Ministério da Saúde e avaliaram se teriam condições de realizar o processo. “Duas delas já começaram a produzir o medicamento no sábado (8). Outra farmácia anunciou que poderia começar a manipulação na quarta-feira (12)”, afirma Deise Regina Pontarolli, diretora do Centro de Medicamentos Básicos do Paraná - Cemepar.


CAPACIDADE – Das cinco farmácias, três responderam que poderão produzir, em média, 200 tratamentos, em frascos de 50 mililitros, por dia. “A manipulação do sal (fosfato de oseltamivir) para tratamento infantil, no entanto, dependerá da nossa demanda, isto porque o medicamento manipulado tem o prazo de validade reduzido, cerca de 21 dias (três semanas) em temperatura ambiente e seis semanas se for refrigerado. Por isso não podemos correr o risco de perder este medicamento se ele ficar em estoque”, ressalta a diretora.

O tratamento infantil tem a mesma concentração do fosfato de oseltamivir do tratamento adulto. Porém, a solução oral permite que o médico faça o ajuste do medicamento, de acordo com o peso da criança. A solução oral também pode ser usada em adultos que tenham dificuldades em ingerir cápsulas do medicamento. Além dos 28 quilos do fosfato de oseltamivir, que corresponderão a cerca de 28 mil tratamentos infantis, o Governo do Paraná recebeu do Ministério da Saúde cápsulas para o tratamento de adulto.
Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário: