Participe da comunidade do meu Blog

domingo, 16 de agosto de 2009

Bolt é campeão mundial dos 100 m e faz melhor tempo da história

Um ano depois de escrever seu nome na história dos Jogos Olímpicos conquistando a medalha de ouro e quebrando o recorde mundial de três provas, Usain Bolt deu neste domingo mais uma prova de que é um dos grandes velocistas da história do atletismo.

O jamaicano quebrou mais uma vez o recorde dos 100 m rasos, na final da prova no Mundial de atletismo, que está sendo disputado desde sábado em Berlim, na Alemanha.

Bolt marcou o tempo de 9s58. Em Pequim-2008, quando havia estabelecido a melhor marca da história, havia feito 9s69.

"Tudo era possível. Falei isso e foi o que aconteceu. Estou muito feliz por ter feito o recorde mundial. Sabia que precisava dar tudo de mim nesta corrida", afirmou o velocista.


Neste domingo, seu principal oponente pelo título mundial ficou próximo do antigo recorde. O norte-americano Tyson Gay fez 9s71 e ficou com a medalha de prata. Com 9s84, o jamaicano Asafa Powell ganhou o bronze.

Antes do início do Mundial, Bolt havia dito que seu próximo objetivo é se transformar em uma lenda do esporte. Seu desempenho em Berlim pode ajudá-lo bastante no caminho rumo a tal meta.

Caso repita seu feito olímpico e vença também os 200 m rasos e o revezamento 4 x 100 m, o jamaicano será o primeiro atleta campeão de todas as provas de velocidade nas duas principais competições do atletismo.

Criado apenas em 1983, o Mundial já viu velocistas capazes de dominar as provas que disputavam, como Carl Lewis, Florence Griffith-Joyner e Marion Jones, mas nenhum deles foi capaz da façanha que o jamaicano pode alcançar ainda precocemente --completa 23 anos durante a competição.

Salto triplo

Vice-campeão mundial em Osaka-2007, o brasileiro Jadel Gregório se classificou para a final do salto triplo com 17,06 m, a oitava melhor marca deste domingo.

Os outros dois brasileiros inscritos na prova não conseguiram ficar entre os 12 primeiros, que competem na terça-feira por medalhas. Jefferson Sabino saltou 16,34 m, enquanto Leonardo Elisiário dos Santos fez 15,95 m.

O melhor resultado da fase de classificação foi obtido pelo português Nelson Évora. O campeão olímpico e mundial alcançou 17,44 m, contra 17,32 m do britânico Phillips Idowu, segundo colocado.

Nenhum comentário: