Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Eleitor que vota em Beto Richa, vota em Requião para o Senado


Requião recebeu as pesquisas de opinião que costumeiramente usa para o seu controle pessoal do quadro político no Paraná. Extraiu delas as seguintes indicações que considera fundamentais para traçar o rumo de sua própria candidatura e o comportamento do PMDB:

1 – Beto Richa está na frente na disputa do governo no Paraná contra Osmar Dias. Em Curitiba e Região Metropolitana, a diferença é de 67% para Richa contra 22% para Osmar.

2 – Requião está na dianteira na disputa do Senado, mesmo quando o cenário inclui a candidatura de Osmar Dias, pelo PDT. Neste caso, os dois seriam eleitos para as duas vagas.

3 – Os eleitores que votam em Beto Richa para governador não estão nem aí para diferenças partidárias e de grupos. Também votam em Requião para senador, pouco se importando com as pendengas entre os dois. Repete-se o comportamento do eleitor que um dia elegeu Jaime Lerner governador e Requião senador.

4 – O favorito disparado na disputa presidencial é José Serra. Os eleitores nele votam independente da escolha de candidatos ao governo e ao Senado. Mas a absoluta maioria que vota em Beto Richa, vota em Serra. Os eleitores de Osmar Dias se dividem por força da insistência do PT em fazer a aliança com o senador.

5 – Se a eleição fosse hoje, a candidatura de Orlando Pessuti não ultrapassaria os 12%, mas isso seria suficiente para alongar a eleição para o segundo turno que seria disputado entre Beto Richa e Osmar Dias. Fonte: Blog Fabio Campana

Nenhum comentário: