Participe da comunidade do meu Blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Três partidos dão neste sábado a largada para as eleições PT, PMDB e PSC promovem neste sábado encontros em Maringá

Três partidos dão neste sábado a largada para as eleições PT, PMDB e PSC promovem neste sábado encontros em Maringá para se prepararem para a disputa eleitoral do ano que vem. Ministro Paulo Bernardo estará presente.

PT, PSC e PMDB realizam encontros neste sábado (29) em Maringá pensando nas eleições do ano que vem. Além das eleições de 2010, o PT maringaense participa do lançamento das candidaturas a presidente estadual e nacional do partido, com a chapa “Construindo um Novo Brasil”.

O deputado estadual e secretário de Administração do Paraná, Enio Verri, é um dos quatro candidatos à presidência do PT estadual e o ex-diretor da Petrobrás, José Eduardo Dutra, disputa a presidência nacional do partido. Ambos estarão hoje no encontro do partido.

O encontro do PT será na Câmara Municipal, a partir das 9 horas, com as presenças do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, da presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, e do deputado federal André Vargas (PT-PR). Para Verri, “assumir a presidência do PT-PR é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com o partido e dar minha contribuição para o futuro do Paraná e do Brasil”.

Verri disse que o grande desafio é a união dos oito partidos que fazem parte da base de apoio ao governo federal. “O pedido do presidente Lula é que a prioridade seja o projeto nacional, em torno da ministra Dilma (Rousseff, da Casa Civil)”.

Para Verri, desde que os partidos concordem com o projeto nacional, o PT pode até deixar de ter candidato ao governo do Paraná. “O problema é que três dos oito partidos têm candidatos ao governo: no PT, o ministro Paulo Bernardo; no PMDB, o vice-governador Orlando Pessuti e no PDT, o senador Osmar Dias.

Lá por março, abril vamos decidir, e quem estiver melhor nas pesquisas será o candidato”, explicou, sem descartar a possibilidade de que o escolhido venha a ser Osmar Dias.

Para a presidência do PT, concorrem quatro candidatos e para a composição do diretório, cinco chapas: Alfeo Luiz Cappellari (com o apoio da chapa“Terra, Trabalho e Soberania”); Enio Verri (“O Partido que muda o Brasil”); Marcio Pessatti (“Compromisso com a Revolução Democrática – Uma mensagem socialista”) e Tadeu Veneri (com o apoio de duas chapas “Esquerda Socialista” e “Movimento – Partido para Todos”). A eleição será em 22 de novembro.


PMDB

Também a partir das 9 horas, no Hotel Bristol, o PMDB se reúne, pensando em disputar as eleições do ano que vem com chapa completa. Paralelamente, realiza o 8º Encontro Regional de Lideranças do PMDB Mulher.

O presidente do partido em Maringá, Umberto Crispim de Araújo, destaca que o objetivo desta reunião é analisar a conjuntura nacional, estadual e regional da mulher. “Vamos fazer um amplo debate sobre a participação das mulheres para que não sejam apenas 30% compondo as chapas, como manda a lei, pois queremos maior participação”.

A coordenação do encontro será feita por Marlei Cardoso, Maria do Socorro Lima Gomes e Vânia Teixeira. O ex-prefeito João Ivo Caleff e o presidente da Câmara, Mario Hossokawa, devem ser confirmados para concorrer a deputado estadual. Para federal, até o momento há apenas Odílio Balbinotti, que deverá disputar a reeleição.


PSC

Também no Hotel Bristol, a partir das 16 horas, será a vez do Partido Social Cristão (PSC) promover um encontro regional. Liderados pelo empresário Edmar Arruda, cerca de 300 políticos de Maringá, Astorga, Paranavaí e Campo Mourão vão discutir a reestruturação do partido na região.

Durante o encontro, assinam a ficha de filiação o ex-deputado estadual Sidney Telles, a secretária de Ação Social de Campo Mourão, Marla Turek, o ex-prefeito de Astorga, Carlos Keide, e os comunicadores Augusto Canário e Oséas Miranda, todos pré-candidatos a deputado estadual, além do empresário Divanir Braz Palma, que não deve ser candidato em 2010, mas vai ajudar a reestruturar o PSC na região.

Edmar Arruda vai disputar uma vaga de deputado federal. “Tenho percebido que há um espaço grande para o trabalho de um deputado federal. Por isso, estou me lançando como pré-candidato”, diz. Fonte: O Diário Online

Nenhum comentário: