Participe da comunidade do meu Blog

quarta-feira, 16 de março de 2011

PSDB deve ter comando provisório

O objetivo é apaziguar a queda de braço entre a ala que defendem o apoio à reeleição de Ducci e o grupo que quer o lançamento de Gustavo Fruet

A direção estadual do PSDB deve mesmo determinar a formação de uma comissão provisória para assumir o comando do partido em Curitiba, como forma de apaziguar a queda de braço entre a ala que defendem o apoio à reeleição do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), e o grupo que quer o lançamento do ex-deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) como candidato próprio da legenda à prefeitura da Capital nas eleições de 2012. Segundo informações de deputados tucanos, a solução foi aceita pelo grupo do atual presidente do PSDB curitibano, vereador João Cláudio Derosso - que sonha em ser candidato a vice na chapa de Ducci - e a ala liderada por Fruet, dependendo apenas da anuência final do governador Beto Richa (PSDB) para ser oficializada.

No mês passado, a Executiva Estadual do PSDB chegou a anunciar o cancelamento da convenção municipal para a renovação do diretório municipal do partido em Curitiba. Derosso ignorou a decisão da direção estadual, mantendo a convocação da convenção para o próximo domingo. Com o apoio da máquina da prefeitura, o vereador teria a reeleição garantida, e com isso, ficaria livre para levar o partido a apoiar a reeleição de Ducci, “rifando” Fruet.

Com quase 650 mil votos obtidos na eleição para o Senado em 2010 somente na Capital, Fruet passou a cobrar uma definição do PSDB sobre a possibilidade do partido lançar candidato próprio à prefeitura. No final do ano passado, ele disse ter conversado com o governador sobre a possibilidade de assumir o comando do partido na Capital para iniciar esse projeto. Na época, afirma o ex-deputado, Richa teria manifestado apoio à sua reivindicação.

A atitude de confronto de Derosso, porém, com o apoio de Ducci, e a anuência velada do governador, aumentou as especulações de que Fruet poderia deixar o PSDB para buscar outra legenda para concorrer à eleição do ano que vem. Desde então, o comando estadual tucano vem tentando um acordo entre os dois grupos, sem sucesso.

Com a data da convenção se aproximando, a cúpula do partido retomou essa semana as conversas. O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, voltou a se encontrar ontem com Derosso e com Richa, em busca de uma saída. Segundo o deputado Mauro Moraes (PSDB), a ideia é formar uma comissão provisória composta por deputados estaduais, um federal, vereadores e pelo próprio Fruet. “A confirmação da convenção seria uma precipitar uma decisão favorável ao Ducci, em detrimento da candidatura própria. E não podemos correr o risco de perder o Fruet”, avalia.

Moraes lembrou que a convenção municipal só pode ser realizada com a autorização da direção estadual. E que os deputados são maioria na Executiva Estadual. “Na bancada, todos são favoráveis à comissão provisória”, diz. (IS). Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário: