A Secretaria de Transportes (Setran) foi autorizada pelo prefeito Silvio Barros (PP) a iniciar o projeto para uma licitação do Plano Diretor do Sistema Viário de Maringá. A concorrência pública será aberta para garantir suporte técnico ao planejamento.
Segundo o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, o plano deverá estabelecer as diretrizes para o trânsito nos próximos 20 anos. "Nossa ideia é deixar de correr atrás de soluções para situações problemáticas", diz Guerlles.
Ele cita que nos últimos anos, a prefeitura tomou uma série de medidas para dar fôlego ao trânsito, mas o número de veículos continua crescendo e pressionando o sistema.
"Maringá é muito bem planejada urbanisticamente, mas as quantidades de habitantes e veículos não param de crescer."
Entre as medidas corretivas tomadas recentemente, ele cita a abertura da Avenida Horácio Raccanello e a implantação do sistema binário nas avenidas do Centro.
Pessoal
"Os engenheiros que temos são
muito competentes e comprometidos,
mas precisamos de mais."
Walter Guerlles
Secretário dos Transportes No momento, o secretário rejeita medidas mais radicais, como a cobrança de taxas para os veículos que entram na área central. "Antes de aumentar o preço para quem trafega no Centro, precisamos oferecer alternativas de transporte coletivo", avalia Guerlles.
Uma das mudanças necessárias, que seria solucionada com o plano diretor, é a ampliação do quadro técnico da Setran. A secretaria precisa contratar mais engenheiros e técnicos especializados no assunto. "Os engenheiros que temos são muito competentes e comprometidos, mas precisamos de mais", diz.
Nova rotatória
Uma das vias que mais concentram acidentes nos últimos meses é o Contorno Sul. A via serve de desvio para quem trafega pela BR-376, com início em Sarandi e saída na PR-317, que liga Maringá a Campo Mourão. O intenso tráfego no local causa acidentes e desgaste na pista.
A Setran foi autorizada a instalar uma nova rotatória no Contorno Sul, entre a região do Borba Gato e a Ciretran. Ela vai facilitar o acesso ao parque industrial instalado na região. Até o momento não haviam sido feitas obras de grande monta na pista. A secretaria começou a intensificar, em 2010, a sinalização horizontal na pista, como no caso do acesso às pedreiras, próximo ao Jardim Atami.
A Setran admite que o Contorno Sul precisa ser melhorado devido à intensidade de tráfego, falta de locais de travessia e alta concentração de acidentes. Para Guerlles, o ideal seria pista dupla. "Se não puder ter duas pistas, pelo menos deveríamos ter mais espaço para o tráfego dos veículos." Fonte:O Diário, reportagem de Vinícius Carvalho
Segundo o secretário dos Transportes, Walter Guerlles, o plano deverá estabelecer as diretrizes para o trânsito nos próximos 20 anos. "Nossa ideia é deixar de correr atrás de soluções para situações problemáticas", diz Guerlles.
Ele cita que nos últimos anos, a prefeitura tomou uma série de medidas para dar fôlego ao trânsito, mas o número de veículos continua crescendo e pressionando o sistema.
"Maringá é muito bem planejada urbanisticamente, mas as quantidades de habitantes e veículos não param de crescer."
Entre as medidas corretivas tomadas recentemente, ele cita a abertura da Avenida Horácio Raccanello e a implantação do sistema binário nas avenidas do Centro.
Pessoal
"Os engenheiros que temos são
muito competentes e comprometidos,
mas precisamos de mais."
Walter Guerlles
Secretário dos Transportes No momento, o secretário rejeita medidas mais radicais, como a cobrança de taxas para os veículos que entram na área central. "Antes de aumentar o preço para quem trafega no Centro, precisamos oferecer alternativas de transporte coletivo", avalia Guerlles.
Uma das mudanças necessárias, que seria solucionada com o plano diretor, é a ampliação do quadro técnico da Setran. A secretaria precisa contratar mais engenheiros e técnicos especializados no assunto. "Os engenheiros que temos são muito competentes e comprometidos, mas precisamos de mais", diz.
Nova rotatória
Uma das vias que mais concentram acidentes nos últimos meses é o Contorno Sul. A via serve de desvio para quem trafega pela BR-376, com início em Sarandi e saída na PR-317, que liga Maringá a Campo Mourão. O intenso tráfego no local causa acidentes e desgaste na pista.
A Setran foi autorizada a instalar uma nova rotatória no Contorno Sul, entre a região do Borba Gato e a Ciretran. Ela vai facilitar o acesso ao parque industrial instalado na região. Até o momento não haviam sido feitas obras de grande monta na pista. A secretaria começou a intensificar, em 2010, a sinalização horizontal na pista, como no caso do acesso às pedreiras, próximo ao Jardim Atami.
A Setran admite que o Contorno Sul precisa ser melhorado devido à intensidade de tráfego, falta de locais de travessia e alta concentração de acidentes. Para Guerlles, o ideal seria pista dupla. "Se não puder ter duas pistas, pelo menos deveríamos ter mais espaço para o tráfego dos veículos." Fonte:O Diário, reportagem de Vinícius Carvalho
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