Participe da comunidade do meu Blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sistema penitenciário do estado passa ser controlado pela Secretaria da Justiça

O controle da cadeia era feito pela Secretaria da Segurança. O governador autorizou medida nesta terça-feira em Foz do Iguaçu

O sistema penitenciário do estado, que é de controle da Secretaria da Segurança, passa a ser moderado pela Secretaria da Justiça. Esta mudança foi autorizada pelo governador Beto Richa nesta terça-feira (8), quando visitou a Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu.

Durante a visita Richa disse que vai construir até o final do mandato 1.740 vagas para o regime semi-aberto em todo o estado, fazendo com que várias vagas de regime fechado fiquem livres, já que existe a possibilidade de alguns presos que estão em regime fechado mudem para o semi-aberto. Para realizar as obras o governo pediu recursos para o Ministério da Justiça na última sexta-feira (4).

Atualmente são cerca 15 mil detentos espalhados nas delegacias do Paraná e quase 15 mil presos em penitenciárias do estado. A Secretaria de Justiça defende a necessidade de ter presos trabalhando dentro das penitenciárias. De quase 15 mil presos que estão sob responsabilidade da Seju, somente dois mil trabalham.

Laudemir Neves
Várias obras de caráter emergencial serão feitas na Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu. Os presos desta cadeia sofriam com a superlotação. A penitenciária que tem capacidade máxima para 150 detentos chegou a abrigar 800 presos em julho de 2008. As obras deverão durar seis meses e a ampliação irá criar mais 50 vagas. Atualmente a Cadeia Laudemir Neves é ocupada por 319 detentos. Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário: