Participe da comunidade do meu Blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um pouco da história da Assembleia de Deus em Curitiba

Veja a galeria as fotos dos presidentes

Para contar toda a história da Assembléia de Deus em Curitiba seriam necessárias centenas de páginas para esboçar, de forma singela, uma visão paisagística desta grande “chama Pentecostal” plantada pelo Senhor na capital paranaense.

Este artigo não tem a pretensão de discorrer profundamente sobre este legado magnífico que, ao longo dos anos, foi vivenciado por inúmeros irmãos e irmãs, dentre os quais, muitos desconhecidos, que dedicaram parte de suas vidas, voluntariamente, aos trabalhos do Senhor nesta igreja, mas como diz o próprio tema supracitado, visa apresentar uma vista geral desta obra que nos enche de orgulho, onde se vê, literalmente, as mãos abençoadoras do Senhor.

Pastor Bruno Skolimowski e sua família em 1921

A igreja Assembléia de Deus em Curitiba nasceu na década de 20 tendo como seu fundador, o pastor Bruno Skolimowski, que no ano de 1928, vindo de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, iniciou a pregação do Evangelho nas comunidades polonesas - em sua língua de origem, que povoavam a região, num verdadeiro trabalho de evangelismo pessoal. Num curto período de tempo, o pastor Bruno, nas tardes de domingo, realizava cultos para os poloneses num local situado na Rua Trajano Reis.

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Curitiba foi fundada em 07 de Agosto de 1929. Foi quando também se deu o inicio dos cultos em português, visto que, a igreja já atendia pessoas de diversas nacionalidades, contemplando, além dos irmãos poloneses, ucranianos, brasileiros, entre outros. Como as águas de um rio, a igreja expandia seu alcance chegando, então, às cidades de Guaraqueçaba, Paranaguá, Ponta Grossa, Jaguariaíva e Faxinal.

Os tempos eram difíceis, e o mundo vivia o período da “grande depressão” – primeira grande crise econômica mundial, na década de 30. O abnegado pastor Bruno via-se obrigado a trabalhar como marceneiro para sustentar a sua família e o ministério. Mas Deus sempre proveu nos períodos de necessidade abrindo portas, continuamente, para a pregação da Palavra.

Certa ocasião caminhando pela Avenida Iguaçu e falando do amor de Deus às pessoas, uma nova porta foi aberta por intermédio da proprietária de uma quitanda que cedeu uma sala para a realização de cultos. O próprio pastor fez o púlpito e os bancos do novo local de culto, onde muitas almas se converteram ao Senhor. Nos primeiros cultos a primeira família a se converter foi a da irmã Perciliana Batista, em seguida a irmã Carlota com sua família, e a irmã Maria do Nascimento.

Um dos primeiros milagres de cura na igreja em Curitiba que se tem registro é a do casal de idosos convidado, na ocasião, pelo irmão Alcides Batista. O esposo que atendia pelo nome de José Pergeti sofria de ataques e convulsões recorrentes. No momento da oração o pastor Bruno impôs-lhe as mãos e, imediatamente o homem foi curado para a glória de Deus. Em seguida o recém curado se converteu ao Senhor e, com o passar dos anos, todos os membros da sua família também se renderam aos pés do Senhor Jesus.

Nesse tempo quando o salão de cultos era na Rua Trajano Reis, esquina com a Rua Carlos Cavalcanti, várias pessoas passaram a integrar a igreja, formando, dessa forma, os primeiros soldados a passarem pelas águas batismais. No ano de 1930, a igreja foi transferida para a Rua Silva Jardim. Ali se entregaram para Jesus as famílias Kromiek e Reikdal, e outras. Foi nesta fase que Deus enviou da região norte do Brasil o irmão Manoel Jerônimo, o qual muito ajudou o pastor Bruno em suas atribuições eclesiásticas, bem como na Convenção Paranaense, sempre com um comportamento digno e respeitável. Fato interessante é como as reuniões discorriam naquela época visto que, a igreja abrigava irmãos de diferentes nacionalidades. No momento da oração cada irmão sentia-se na liberdade de orar em sua língua nativa, simultaneamente, como: português, russo, polonês e leto. Os primeiros batismos foram realizados no rio Barigui e no lago Capão da Amora. Os irmãos Carlos Reikdal e Elza
Reikdal foram um dos primeiros casais batizados no Rio Barigui.

Chegou o tempo que a igreja teve que mudar-se para a Avenida Iguaçu. Deus abençoou o trabalho e muitas vidas se converteram entre as quais, a família Urbano.

Depois a igreja instalou-se na Avenida República Argentina, próximo da esquina com a Rua Getúlio Vargas. Foram dias maravilhosos onde centenas de pessoas aceitaram ao Senhor Jesus, promovendo, assim, o crescimento sistemático da igreja. Depois disso a igreja voltou para a Avenida Iguaçu, tendo cada passo confirmado pelo Senhor através das bênçãos derramadas.

Devido às necessidades da época a igreja mudou-se novamente de endereço, desta vez para a Rua Bento Viana e posteriormente para a Rua Trajano Reis - esquina com a Rua Barão de Antonina. Foram dias que a igreja sentia o pulsar do Espírito Santo de forma maravilhosa.

O crescimento da obra gerou a necessidade de uma nova mudança, agora para a Rua Marechal Floriano, próximo a esquina com a Rua José Loureiro. Nesta época chegou vindo do Estado do Rio de Janeiro, já pelo norte do Paraná, o irmão Carlos Mazza e sua esposa, irmã Maria e seus quatro filhos - companheiros de todas as horas do pastor Bruno no atendimento das congregações, principalmente nas cidades de Ponta Grossa, Jaguariaíva e Ibiporã (Londrina). O pastor Mazza deixou grande exemplo de humildade, dedicação e obediência.

Ainda mais uma mudança de endereço para a Rua Barão de Antonina, esquina com Rua Mateus Leme, quando se agregaram à igreja, os irmãos: Jacinto Marques e esposa Aristotelina e filhos, Julio de Oliveira com sua esposa, irmã Rosa e filhos, e o casal Neida e André, vindos da cidade de Ponta Grossa.

Neste endereço foi construído um tanque batismal e no culto de passagem de ano 1934/1935, à meia-noite, foi realizado um grande batismo em águas.

Nesta época houve um vertiginoso crescimento da igreja, e os irmãos resolveram comprar uma propriedade na Avenida da Graciosa, atual Avenida Cândido de Abreu, 367. Neste terreno já havia um barracão onde funcionava uma fábrica de cadeiras de palha e vassouras, que foi transformado num templo; havia também uma casa nos fundos que servia de casa pastoral.

Assim, com muita alegria e júbilo, a igreja mudou-se para sua sede própria, definitivamente. Houve uma grande reunião com os irmãos de todo campo, onde o irmão Alfredo Reikdal – genro do pastor Bruno, se fez presente.

Os primeiros crentes na Rua Cândido de Abreu foram: José Franklin e sua esposa Maria e filhos; Orlando e Ilda de Sá; os jovens: Tadeu Sultoski, Vanda Sultoski, Antonio Amorim e João Cunha. Foi construído o tanque batismal e o pastor Bruno, antes de deixar o pastorado da igreja de Curitiba e rumar para a capital paulista, no bairro do Belém, realizou um lindo batismo em águas. Vale destacar que dentre os irmãos que foram batizados, naquela ocasião, consta o irmão José Lopes e esposa – este que mais tarde foi pastor em várias cidades do Paraná.

Após anos de trabalho e dedicação, o pastor Bruno Skolimowski transferiu sua residência para a cidade de São Paulo, onde pastoreou a igreja do Belém, deixando provisoriamente na direção da igreja de Curitiba, o pastor Carlos Mazza.
E assim, a igreja pavimentou o caminho do sucesso na presença de Deus sendo pastoreada por grandes homens de Deus - destacados na galeria dos pastores presidentes da IEADC, até a era frutífera do pastor José Pimentel de Carvalho em 1962, e desde então imprimiu e manteve um ritmo de trabalho inovador, arrojado, fazendo da igreja Assembléia de Deus em Curitiba, um modelo de transparência, seriedade e fé naquele que é o dono da Obra, o Senhor Jesus!

Conheça a seguir os pastores que presidiram a igreja Assembléia de Deus de Curitiba.

Pr.BRUNO SKOLIMOWSKI
1929-1938
Pr.CLÍMACO BUENO AZA
1939-1942
Pr.CHARLES LEONARD SIMON LUNDGREN
1942-1954
Pr.DELFINO BRUNELLI
1957-1959
Pr.DANIEL TAVARES BELTRÃO
1959-1960
Pr.AGENOR ALVES DE OLIVEIRA
1960-1962
Pr.JOSE PIMENTEL DE CARVALHO
1962-2011

Fonte: Blog Mundo Evangelico

Nenhum comentário: